Acorn Electron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acorn Electron
Computador doméstico de 8 bits
Fabricante Acorn Computers Edit this on Wikidata
Comercializado 25 de agosto de 1983 Edit this on Wikidata
Lançamento 1983 (40–41 anos)
Características
Sistema operacional BBC BASIC
Processador MOS Technology 6502 em 1,0 MHz
Memória 32 KiB
Site
URL não preenchido. Favor adicionar.
Portal Tecnologias da Informação

O Acorn Electron foi uma versão barata do computador doméstico/educativo BBC Micro, fabricado pela Acorn Computers Ltd. Tinha 32 KiB de RAM, e sua ROM incluía o BBC BASIC, juntamente com o sistema operacional.

Características[editar | editar código-fonte]

O Electron era capaz de salvar e carregar programas em fita cassete através de um cabo de ligação conectado à entrada do microfone de qualquer gravador. Era capaz de exibir gráficos básicos, tanto num televisor quanto num monitor de fósforo verde.

O hardware do BBC Micro era emulado por um único chip ULA desenhado pela Acorn. Tinha algumas limitações conhecidas, tais como a incapacidade de usar mais de um canal de voz simultaneamente, onde o BBC era capaz de polifonia em três vozes, e também a inexistência de um modo teletexto. A arquitetura da máquina também impôs um substancial decréscimo de velocidade para os aplicativos executando em RAM, embora aplicativos em ROM executassem à mesma velocidade do BBC.

A ULA controlava o acesso à memória e era capaz de prover 32K×8 bits de RAM endereçável usando chips RAM 4164 de 4×64K×1 bit.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.