Actinídeo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Actinídio)
Ir para: navegação, pesquisa
Actinídeos.

Os actinídeos ou actinoides (nomenclatura IUPAC)[1] são um grupo de elementos que formam parte do período 7 da tabela periódica. Estes elementos, junto com os lantanídeos, são chamados de metais de transição interna. O nome é proveniente do elemento químico actínio, que incluído neste grupo, constituem um total de 15 elementos, desde o número atômico 89 (actínio) até o 103 (laurêncio).

Estes elementos apresentam características semelhantes entre si. Os de maior número atômico não são encontrados na natureza e apresentam tempos de meia-vida curtos; todos os seus isótopos são radioativos.

Na tabela periódica usual, estes elementos estão situados abaixo dos demais, junto com os lantanídeos, formando uma tabela mais compacta. Esta convenção é usada apenas por razões práticas e estéticas. Algumas tabelas situam estes elementos entre os blocos s e d, originando uma tabela mais longa (ver acima) também chamada de tabela periódica estendida.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a segunda forma é por vezes encontrada, dada a recomendação IUPAC para designar, em inglês, estes elementos como actinoids em vez de actinides para evitar a confusão com os aniões minerais que em inglês têm sempre o sufixo -ide, como chloride (cloreto), fluoride (fluoreto). Tal diretiva não faz grande sentido em literatura em português, pois não existe tal ambiguidade nesta língua, e além disso, o sufixo -ídeo geralmente designa os membros de uma mesma família, como é o caso dos lantanídeos: são da "família do actínio".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]