Action figure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Action figures)
Bonecos de ação da WWF Hasbro.

Um action-figure (figura de ação) é uma figura plástica de um personagem que pode mudar de posição, ou seja, pode mudar sua posição de ação. Elas são frequentemente de filmes, animes, de Video-games, ou de programas de televisão[1]. Diferente de Estátuas (também chamadas de figure-fixa), que são fixas e não possuem movimento.

Esses action-figures vêm sendo muito utilizados para filmes de stop-motion, que é uma técnica utilizada, gravando "quadros" milesimais, com poses diferentes dos bonecos, fazendo-os parecer estarem em movimento.

História[editar | editar código-fonte]

O termo action-figure ou figura de ação foi usado primeiramente pela Hasbro em 1964, ao introduzir sua linha G.I. Joe. Até o momento só havia as chamadas "dolls" pelos norte-americanos, que eram bonecas ou bichos de pelúcia feitos especialmente para as meninas. Daí criou-se a necessidade de um novo termo para os brinquedos para os meninos.

G.I. Joe, que foi ideia de Stan Weston, era inicialmente uma linha de figuras de ação de tema militar na escala 1:6. Era possível trocar a roupa e o equipamento do boneco, com acessórios inclusos ou vendidos separadamente, como nos bonecos e bonecas para meninas, mas a proposta era mais voltada para brincadeiras de ação, daí os termos "action figure" (figura de ação) ou "action soldier" (soldado de ação). Eram heróis de guerras e aventuras, diferentes das "dolls" (bonecas).

A versão menor dos G.I. Joes (conhecida no Brasil como "Comandos em Ação") surgiu bem mais tarde, em 1982, e os personagens, além de diminuírem de tamanho (passando para a escala 1:18), passaram a ter roupas diretamente esculpidas e pintadas no corpo (em vez de serem removíveis e feitas em tecido), e cada figura se tornou um personagem específico. As embalagens tinham artes conceituais e filecards (cartões de arquivo) diferentes para cada personagem, definindo codinomes, especialidades, habilidades e detalhes biográficos de cada herói ou vilão, incluindo os personagens genéricos (ou "troop-builders"), tais como os Cobra Troopers e os Tele Vipers, por exemplo. Paralelamente, esse universo de personagens passou a aparecer em uma série de histórias em quadrinhos própria (numa parceria entre a Marvel Comics e a Hasbro) e um desenho animado (da Rainbow). A Hasbro licenciou a linha para companhias de outros países para comercialização fora dos EUA. Os moldes eram alugados pela Hasbro e os direitos sobre os personagens também, de maneira que as embalagens e os filecards variavam em relação aos originais americanos e alguns personagens só existiam em certos países.

Nesses mercados havia uma variabilidade de roupas e acessório, porém a maioria era idêntica aos originais, produzidos nos Estados Unidos.

E o que antes era mais um pequeno grupo de brinquedos novos, atualmente é um dos mais vendidos nas lojas de brinquedos em todo o mundo.

Referências

  1. Marcelo Cypriano (3 de março de 2001). «Figura de Ação? O que é isso?». Universo HQ. Arquivado do original em 17 de setembro de 2010