Ada Chaseliov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde Outubro de 2015) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ada Chaseliov
Nascimento 30 de março de 1952
Rio de Janeiro (RJ)
Morte 27 de outubro de 2015 (63 anos)
São Paulo (São Paulo)
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês)

Ada Chaseliov (Rio de Janeiro, 30 de março de 1952  — São Paulo, 27 de outubro de 2015) foi uma atriz de teatro, cinema e televisão brasileira[1] .

Ada estudou na escola de teatro O Tablado[1] . Estreou em 1973 no cinema no filme Um Virgem na Praça, recebendo, no ano seguinte, um pequeno papel na novela Supermanoela, de Walther Negrão, na Rede Globo.

A atriz participou de diversas novelas da emissora, dentre elas destaques para Guerra dos Sexos, onde interpretou a ciumenta e atormentada Manuela, e Belíssima, ambas de Sílvio de Abreu. Sua grande conquista na TV foi a vilã Leonor, na minissérie A Muralha, em 2000.

Ada é uma atriz respeitadíssima no meio teatral, principalmente no teatro musical. Dentre seus destaques no teatro musical estão suas atuações em As Malvadas, O Abre Alas, Cole Porter - Ele Nunca Disse que me Amava, Ópera do Malandro, A Noviça Rebelde, Cristal Bacharach e, mais atualmente, Gypsy - O Musical.

A atriz costuma trabalhar com a diretora Denise Saraceni e o autor Sílvio de Abreu.

Com Denise Saraceni trabalhou em Felicidade (1991), Anjo Mau (1997), Torre de Babel (1998), A Muralha (2000), Sabor da Paixão (2002), Da Cor do Pecado (2004),Belíssima (2005) , Tudo Novo de Novo (2009) e Passione (2010) e Cheias de Charme (2012).

Com Sílvio de Abreu trabalhou em Guerra dos Sexos (1983), Anjo Mau (1997), Torre de Babel (1998), Da Cor do Pecado (2004), Belíssima (2005) e Passione (2010). Seu último trabalho foi na telenovela Amor a Vida interpretando uma juíza do julgamento da guarda de Paulinha, Ada morreu vítima de câncer em 27 de Outubro de 2015. A atriz Thalita Lippi divulgou a noticia pelo twitter e citou Betty Lago que também morreu de câncer, A atriz foi casada com o diretor de cinema Ney Sant'Anna, com quem teve uma filha. Já Thalita é fruto do relacionamento de Ney com Nádia Lippi. Era muito respeitada pelos diretores de teatro Cláudio Botelho e Charles Moeller em que a dirigiu em suas peças de teatro.

Carreira

Na TV[editar | editar código-fonte]


No cinema[editar | editar código-fonte]

No teatro[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b "Biografia de Ada Chaseliov para o Museu da Televisão Brasileira". Pró - TV. Consult. 12 de julho de 2013. 
  2. "filmes com a participação de Ada Chaseliov". Filmes de Cinema. Consult. 12 de julho de 2013. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.