Adaptações do Homem-Aranha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Homem-Aranha é um super-herói da Marvel Comics que foi adaptado para vários mídias como cinema, televisão, teatro, vídeo-games e livros.

Séries de desenhos animados[editar | editar código-fonte]

  • A primeira aparição de Homem Aranha para uma mídia mais popular foi em sua série animada, Spider-Man (1967-1970). É a série animada em que tem a famosa música "Spider-Man, Spider-Man, does whatever a spider can...", que foi tocada nos créditos finais do filme de 2002.
  • Em 1981, mais duas séries animadas, produzidas pelos estúdios da Marvel: Spider-Man (26 episódios), e o mais popular Spider-Man and His Amazing Friends (24 episódios), no qual o herói contracenava com Homem de Gelo e Estrela-de-fogo. Fato curioso: o estúdio da Marvel também realizou a produção de Caverna do Dragão em 1984, e várias músicas de Spider-Man and His Amazing Friends foram reutilizados em Caverna.
  • Spider-Man: The Animated Series (1994-1998), outra série animada que reacendeu a mídia de Homem-Aranha. Nessa série o Aranha é representando no auge da sua carreira, já um jovem adulto que se forma na faculdade e depois se casa com Mary Jane Watson, diferente do que ocorre nas séries animadas mais recentes, que o retratam ainda no início de sua carreira como herói. Total de 65 episódios.
  • Spider-Man Unlimited (1999): série animada de 13 episódios, na qual o Aranha vai parar na Contra-Terra. Essa série é parcialmente inspirada em Homem-Aranha 2099.[1]
  • Spider-Man: The New Animated Series (2003): série animada gerada por computador, de 13 episódios. A continuidade é baseada no filme de Homem-Aranha de 2002.
  • The Spectacular Spider-Man (2008): este novo desenho apresenta o Aranha como adolescente, e tem um aspecto mais cartoon em relação às séries anteriores. Foi exibido no Brasil pelo Cartoon Network e Rede Globo e foi cancelada na segunda temporada.
  • Ultimate Spider-Man (2012): Esta série assim como sua antecessora apresenta um Homem-Aranha jovem, só um pouco mais maduro, num estilo quase cartoon e com histórias engraçadas. Nesta nova animação, Peter é chamado pela S.H.I.E.L.D. para se tornar Espetacular (Ultimate na versão original) A Pré-Estreia VIP no Brasil ocorreu no dia 6 de julho de 2012 na Disney XD, o mesmo dia do lançamento do filme O Espetacular Homem-Aranha nos cinemas. Sua estreia ocorreu no dia 14 de julho, na estreia do bloco Marvel Universe.
  • Spider-Man (2017): Anunciada em outubro de 2016 para substituir Ultimate Spider-Man.[2]

Aparições em outros Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

Nicholas Hammond vestido como o super-herói
  • Homem-Aranha aparece no primeiro episódio da serie animada da Mulher Aranha de 1979.
  • Nas series animadas do X-Men e Quarteto Fantástico dos anos 90 Homem-Aranha aparece como Easter Egg em alguns episódios.
  • Homem-Aranha participou de alguns episódios da série animada Avengers: Earth's Mightiest Heroes (no Brasil, Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra) com destaque para o episódio "Novos Vingadores", quando ele junto com outros heróis derrotaram Kang e ao final recrutado como membro reserva. Ele também participou da batalha final contra Galactus no final da série.
  • Homem-Aranha também participa em algum episódios das series Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H. e Os Vingadores Unidos sendo apresentada a versão da serie animada Ultimate Spider-Man sendo crossover de ambas as series.
  • Participou do especial Phineas e Ferb: Mission Marvel quando, junto com o Homem de Ferro, Thor e Hulk, vão para Danville após Dr. Doofenshmirtz acidentalmente remover seus poderes e imobilizá-los. Phineas e Ferb se unem aos Super-Heróis da Marvel para ajudá-los a recuperar seus poderes e derrotar os vilões.
  • Homem-Aranha aparece com frequência no anime Marvel Disk Wars: The Avengers,anime japonesa baseada nos Vingadores.

Séries de televisão live-action[editar | editar código-fonte]

  • Em 1977, Nicholas Hammond estrelava como Peter Parker na série live-action O Homem Aranha.[3]
  • Em 1978, a empresa japonesa Toei criou uma série Tokusatsu chamado Spiderman (Supaidaman, no original). Apesar de uniforme idêntico, Spiderman tinha uma história e modus operandi totalmente diferente de sua contraparte original, a começar que sua identidade era Takuya Yamashiro. Homem-Aranha utilizava robô gigante (mecha) e combatia monstros.[4]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Homem-Aranha no cinema
  • Por incrível que pareça, a primeira adaptação do Homem-Aranha nos cinemas não foi americana. O filme turco de 1973 chamado 3 Dev Adam apresenta Capitão América, o herói mexicano El Santo e Homem-Aranha. O Aranha, curiosamente, é apresentado como vilão neste filme de baixo orçamento e sem licença da Marvel.[5]
  • No final da década de 90, os direitos cinematográficos do herói foram vendidos ao estúdio Sony, devido a crise financeira da Marvel. Os direitos permanecem com o estúdio até hoje, mas, desde 2015, divide com Marvel Studios.[3]

Trilogia Homem-Aranha (2002-2007)[editar | editar código-fonte]

O Homem-Aranha foi adaptado pelas telas em três filmes dirigidos por Sam Raimi e protagonizados por Tobey Maguire.

Reboot O Espetacular Homem-Aranha (2012-2014)[editar | editar código-fonte]

Em 2010 a Columbia Pictures e a Marvel anunciaram que Tobey Maguire e Sam Raimi estavam fora da continuação "Homem-Aranha 4".[6] E em 2012 a página oficial do facebook do filme O Espetacular Homem-Aranha divulgou uma nova série. No dia 17 de Junho de 2013, a Sony confirmou que a nova série será uma Quadrilogia, e não uma Trilogia.[7] Mas devido ao desempenho do segundo filme, a Sony desistiu de fazer os outros 2 filmes e deu um destino diferente ao personagem.

  • O Espetacular Homem-Aranha (2012) é um reboot dirigido por Marc Webb, com Andrew Garfield no papel de Peter Parker. Neste filme Peter ganha seus poderes ao ser picado por uma aranha geneticamente modificada assim como na versão de Sam Raimi e está tentando descobrir a verdade sobre o desaparecimento de seus pais com um antigo amigo deles o Dr. Curt Connors, o que levará a um conflito com seu alter ego o Lagarto. Peter mostra ser um adolescente muito incomodado e inseguro, mas, tudo isso muda quando ele começa a se aproximar de Gwen Stacy porém é forçado a se distanciar dela no final quando o capitão Stacy pede a Peter que prometa ficar longe de Gwen.
  • O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014) é um filme dirigido por Marc Webb e estrelado por Andrew Garfield como Peter Parker. Na trama, Peter, ao mesmo tempo que, a formatura do colégio se aproxima, ele descobre mais pistas sobre seu passado. Ao ponto que seu relacionamento com Gwen Stacy (Emma Stone) sobre um declínio devido a promessa que Peter fez ao seu pai. Quando um novo vilão surge, Max Dillon/Electro (Jamie Foxx), Peter faz de tudo para proteger Gwen. Além de um antigo amigo de Peter, Harry Osborn/Duende Verde (Dane DeHaan) chegar a cidade e atribular ainda mais a vida do herói e também o vilão Aleksei Sytsevich/Rino.
    Ator Tom Holland na SDCC 2016

Universo Marvel Cinematográfico (2016-presente)[editar | editar código-fonte]

No dia 10 de fevereiro de 2015, Sony e Marvel Studios (divisão de filmes da Marvel) fizeram um acordo em que o personagem fará parte do Universo Marvel Cinematográfico (universo de filmes baseados em HQ's da Marvel filmados por Marvel Studios). Os filmes ainda serão produzidos pela Sony porém com a Marvel Studios tendo todo o controle criativo, com o personagem podendo fazer aparições nos filmes da Marvel Studios, como o fez em Capitão América: Guerra Civil que estreou em maio de 2016 com a ator Tom Holland interpretando o herói aracnídeo. O primeiro filme solo do herói feito pela Sony Pictures Entertainment em parceria com a Marvel Studios foi chamado de Spider-Man: Homecoming que estreou em 7 de julho de 2017 estrelado pelo o ator Tom Holland e dirigido por Jon Watts.

Animação[editar | editar código-fonte]

  • Homem-Aranha aparece em Lego Marvel Super Heroes: Maximum Overload, com voz fornecida por Drake Bell.
  • Homem-Aranha aparece em Lego Marvel Super Heroes: Avengers Reassembled com Benjamin Diskin retomando o papel.

Teatro[editar | editar código-fonte]

Spider-Man Live! - A Stunt Spectacular é a primeira adaptação da personagem para o teatro. É um espetáculo "ao vivo" de longa duração. Estreou nos Estados Unidos em 2002. O show combina efeitos visuais de última geração, ilusões de ótica, acrobacias, malabarismo em trapézios, pirotecnia e multimídia.

Estreou no Brasil em outubro de 2009 com o nome O Homem-Aranha - Ação e Aventura como parte da Turnê Latino-Americana do espetáculo. As apresentações no Ginásio do Ibirapuera foram vistas por mais de 50 mil pessoas.

Ambientado na década de 1960 O Homem-Aranha - Ação e Aventura é baseada nos quadrinhos da personagem, mas não ignora os filmes. A trilha sonora foi produzida especialmente para o show. Todos os personagens clássicos estão presente como Tia May, Mary Jane, J. Jonas Jameson e os vilões Doutor Octopus, Duente Verde, Electro, dentre vários outros.

Em 2011 estreou oficialmente na Broadway o musical Spider-Man: Turn Off the Dark, com música de Bono Vox e The Edge.[9] O espetáculo, no entanto, já era previamente apresentado desde novembro de 2010.

Videogames[editar | editar código-fonte]

É extensa a lista de jogos com o Cabeça de Teia. Houve adaptações para praticamente todas as plataformas, desde o Atari 2600 ao PlayStation 3. Abaixo, uma lista do mais recente para o mais antigo. O jogo mais novo não está na lista que é o The Amazing Spider Man 2 Rise of Electro, ele foi lançado em 2014 para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One e Xbox 360.

Título Ano Plataforma Produtora Observação
Marvel's Spider-Man 2018 PlayStation 4 Insomniac Games Este é o primeiro vídeo game do Homem-Aranha publicado pela Sony Interactive Entertainment
The Amazing Spider-Man 2 2014 PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, PC, Nintendo 3DS, Android e iOS Activision, Beenox É baseado no filme O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
The Amazing Spider-Man 2012 PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii, Wii U, Nintendo DS, Nintendo 3DS, PlayStation Vita, Android, iOS, BlackBerry 10, Windows Phone 8, mobile É baseado no filme O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Spider-Man: Edge of Time 2011 Wii, Xbox 360, PlayStation 3, PC O homem-aranha 2099 e o original estão tendo seus universos misturados então eles se unem para reverter essa situação
Spider-Man: Shattered Dimensions 2010 Nintendo DS, Wii, Xbox 360, PlayStation 3, PC, Conta com quatro versões do herói, a original (Amazing), Ultimate, 2099, e Noir.
Spider-Man: Web of Shadows 2008 Nintendo DS, Wii, Xbox 360, Windows, PlayStation 3, PlayStation 2, PlayStation Portable Activision Três versões diferentes, uma para DS, outra para PSP e PS2 e a dos outros consoles.
Spider-Man: Friend or Foe 2007 PlayStation 2, Wii, Windows, Xbox 360, DS, PSP Duas versões diferentes, uma portátil e outra para consoles.
Spider-Man 3 PlayStation 3, Windows, Xbox 360, PlayStation 2, Wii, Nintendo DS, Game Boy Advance Baseado no terceiro filme; Treyarch desenvolveu as versões de PS3 & Xbox 360 (e também a do PC, convertida pela Beenox) e Vicarious Visions, a de Wii, PS2 & PSP, a de Nintendo DS e GBA; PS3 teve versão limitada.
Ultimate Spider-Man 2005 GameCube, PlayStation 2, Windows, Xbox, DS, GBA Baseado na encarnação do herói em Ultimate Marvel; Duas versões diferentes, uma portátil e outra para consoles; PS2 teve versão limitada
Spider-Man 2: The Hero Returns Brew, J2ME Sony Pictures Mobile
Spider-Man 2 2004 GameCube, PlayStation 2, PSP, Xbox, Macintosh, Windows, Nintendo DS, N-Gage Activision Baseado no segundo filme; versão de PC diferente das de outros consoles
Spider-Man: The Movie 2002 GameCube, PlayStation 2, Windows, Xbox, Game Boy Advance Baseado no primeiro filme; Treyarch desenvolveu a versão de consoles, Digital Eclipse a de GBA.
Spider-Man: Mysterio's Menace 2001 Game Boy Advance
Spider-Man 2: The Sinister Six Game Boy Color
Spider-Man 2: Enter Electro PlayStation
Spider-Man 2000 Dreamcast, Macintosh, Nintendo 64, PlayStation, Windows, Game Boy Color Activision Publishing, Inc. O primeiro jogo do Aranha em 3D, e também o primeiro após uma crise financeira na Marvel. Originalmente desenvolvido pela Neversoft para PlayStation.
The Amazing Spider-Man: Web of Fire 1996 Sega 32X Sega
Marvel Comics Spider-Man: The Sinister Six DOS, Windows, Windows 3.x Byron Preiss Multimedia
Spider-Man & Venom: Separation Anxiety 1995 Mega Drive, SNES, Windows Acclaim Entertainment O jogo permitia jogar com Homem-Aranha e Venom simultaneamente, num jogo estilo Final Fight.
The Amazing Spider-Man: Lethal Foes 1994 SNES Epoch Lançado apenas no Japão
Spider-Man & Venom: Maximum Carnage Genesis, SNES Acclaim Entertainment O jogo permitia jogar com Homem-Aranha ou Venom, num jogo estilo Final Fight.
The Amazing Spider-Man 3: Invasion of the Spider-Slayers 1993 Game Boy LJN
Spider-Man: The Animated Series Mega Drive, SNES Acclaim Entertainment
Spider-Man and the X-Men: Arcade's Revenge 1992 Game Boy, Game Gear, Genesis, SNES Flying Edge, Inc. Para um jogador, o game consistia em várias fases, cada uma delas estreladas pelo Homem-aranha ou por um dos X-Men.
Spider-Man: Return of the Sinister Six Game Gear, NES, Sega Master System
The Amazing Spider-Man 2 Game Boy LJN
The Amazing Spider-Man 1990
The Amazing Spider-Man Amiga Oxford Digital Enterprises
The Amazing Spider-Man vs. The Kingpin Game Gear, Genesis, Sega CD, SEGA Master System Flying Edge, Inc. Um dos primeiros jogos para o Mega Drive. Apresenta a primeira aparição em games de diversos inimigos do Aranha.
The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom's Revenge 1989 Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum Medalist International
The Amazing Spider-Man Amiga, Atari ST, Commodore 64, DOS Paragon Software Corporation
Spider-Man 1984 Atari 8-bit, Browser, Commodore 64, DOS, ZX Spectrum Load'N'Go Software
Spider-Man 1982 Atari 2600, Odyssey 2 Parker Brothers Primeiro game com Homem-Aranha.

Aparições em outros jogos[editar | editar código-fonte]