Saltar para o conteúdo

Ademar Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ademar Santos
Nascimento 9 de dezembro de 1952
Braga, Portugal
Morte 22 de maio de 2010 (57 anos)
Braga, Portugal
Nacionalidade português
Cidadania Portugal
Ocupação jornalista, professor do ensino secundário, escritor

Ademar Ferreira dos Santos (Braga, Portugal, 9 de Dezembro de 1952, Braga 22 de Maio de 2010), foi um escritor e professor português.

Nasceu em Braga onde viveu a juventude, tendo-se, mais tarde, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi professor do ensino secundário. Ganhou notoriedade como jornalista, tendo colaborado com o Jornal Expresso. Foi, na sua actividade como professor, entre 2001 e 2006, presidente da Direcção da Escola da Ponte em Vila das Aves. Esse projecto ainda continua e faz dessa escola um modelo de práticas pedagógicas inovadoras [1][ligação inativa] e um exemplo citado não só em Portugal, mas também em países estrangeiros, principalmente no Brasil [2]. Faleceu a 22 de Maio de 2010 de um enfarte do miocárdio. Como escritor, é referido pelo seu amigo, o escritor brasileiro Rubem Alves, como um feiticeiro da palavra . Rubem Alves é aliás o autor do prefácio da colectânea de poemas Descansando do Futuro [3] que Ademar Santos publicou em 2003. Era o autor do blogue Abnóxio onde conjugava as suas vertentes de jornalista e homem de letras sem esquecer nunca os seus alunos e colegas professores. Era, também, nesse blogue, que, segundo as suas próprias palavras, editava, diariamente, os seus poemas originais a que insistia em denominar Improvisos, e que são reconhecidos, pelo seu público, como poemas de valor que, seguramente, vão ser publicados nos seus próximos livros.

Irmão da professora universitária Laura Ferreira dos Santos [4], foi pai de três rapazes.

  • Descansando do Futuro - reserva de intimidade, Edições Asa, 2003
  • Mosteiro de Tibães (1834-1864) - Trinta anos para perder o rasto a uma Memória de Séculos, Gráfica de S. Vicente, 1987

Referências e fontes

[editar | editar código-fonte]
  • Fonte: Rubem Alves, escritor.Jornal Expresso. Escola da Ponte.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Blogues de Ademar Santos

[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.