Ademar Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ademar Santos
Nascimento 9 de dezembro de 1952
Braga,  Portugal
Morte 22 de maio de 2010 (57 anos)
Braga,  Portugal
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Jornalista, professor do ensino secundário e escritor

Ademar Ferreira dos Santos (Braga, Portugal, 9 de Dezembro de 1952, Braga 22 de Maio de 2010), foi um escritor e professor português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Braga onde viveu a juventude, tendo-se, mais tarde, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi professor do ensino secundário. Ganhou notoriedade como jornalista, tendo colaborado com o Jornal Expresso. Foi, na sua actividade como professor, entre 2001 e 2006, presidente da Direcção da Escola da Ponte em Vila das Aves. Esse projecto ainda continua e faz dessa escola um modelo de práticas pedagógicas inovadoras [1] e um exemplo citado não só em Portugal, mas também em países estrangeiros, principalmente no Brasil [2]. Faleceu a 22 de Maio de 2010 de um enfarte do miocárdio. Como escritor, é referido pelo seu amigo, o escritor brasileiro Rubem Alves, como um feiticeiro da palavra . Rubem Alves é aliás o autor do prefácio da colectânea de poemas Descansando do Futuro [3] que Ademar Santos publicou em 2003. Era o autor do blogue Abnóxio onde conjugava as suas vertentes de jornalista e homem de letras sem esquecer nunca os seus alunos e colegas professores. Era, também, nesse blogue, que, segundo as suas próprias palavras, editava, diariamente, os seus poemas originais a que insistia em denominar Improvisos, e que são reconhecidos, pelo seu público, como poemas de valor que, seguramente, vão ser publicados nos seus próximos livros.

Irmão da professora universitária Laura Ferreira dos Santos [4], foi pai de três rapazes.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Descansando do Futuro - reserva de intimidade, Edições Asa, 2003
  • Mosteiro de Tibães (1834-1864) - Trinta anos para perder o rasto a uma Memória de Séculos, Gráfica de S. Vicente, 1987

Referências e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Fonte: Rubem Alves, escritor.Jornal Expresso. Escola da Ponte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Blogues de Ademar Santos[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.