Adenilato cinase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adenilato cinase
Moldelo de "fitas e superfícies" em 3D de adenilato cinase em complexo com bis(adenosina)tetrafosfato (ADP-ADP)
Indicadores
Símbolo ADK
Pfam PF00406
InterPro IPR000850
SCOP 1ake
ADK_lid
Adenilato cinase de Bacillus stearothermophilus
Indicadores
Símbolo ADK_lid
Pfam PF05191
InterPro IPR007862
PROSITE PDOC00104
SCOP 1ake

Adenilato cinase ou adenilato quinase (número EC 2.7.4.3) (também conhecida como ADK, do inglês adenylate kinase, miocinase ou mioquinase) é uma enzima fosfotransferase que catalisa a interconversão de nucleotídeos adenina, e desempenha um papel importante na homeostase de energia celular.

Substrato e produtos[editar | editar código-fonte]

A reação catalisada é:

2 ADPATP + AMP

A constante de quilíbrio varia com as condições, mas é próxima de 1. [1] Então, a ΔGo para esta reação é próxima de zero. Nos músculos de uma variedade de espécies de vertebrados e invertebrados, a concentração de ATP é tipicamente 7 a 10 vezes que a de ADP, e usualmente maior que 100 vezes a de AMP.[2] A taxa de fosforilação oxidativa é controlada pela disponibilidade de ADP. Assim, a mitocôndria tenta manter ATP a níveis elevados devido à ação combinada de adenilatoquinase e os controles da fosforilação oxidativa.

Isozimas ADK[editar | editar código-fonte]

Esta é uma reacção essencial para muitos processos em células vivas. Duas isozimas ADK tem sido identificadas em células de mamíferos.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. The NIST Thermodynamics of Enzyme-Catalyzed Reactions database, Goldberg RN, Tewari YB, Bhat TN, "Thermodynamics of Enzyme-Catalyzed Reactions - a Database for Quantitative Biochemistry", Bioinformatics 2004;20(16):2874-2877 - www.ncbi.nlm.nih.gov, fornece constante de equilíbrio, pesquisar por adenylate kinase em enzimas.
  2. Beis I, Newsholme EA (outubro de 1975). «The contents of adenine nucleotides, phosphagens and some glycolytic intermediates in resting muscles from vertebrates and invertebrates». Biochem. J. 152 (1): 23–32. PMC 1172435Acessível livremente. PMID 1212224