Adolphe Napoléon Didron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adolphe Napoléon Didron
Adolphe Napoléon Didron
Gravura de Adolphe Napoléon Didron, publicada em Annales Archéologique, 1865
Nascimento 13 de março de 1806
Hautvillers
Morte 13 de novembro de 1867 (61 anos)
Paris
Cidadania França
Ocupação antropólogo, arqueólogo, historiador de arte
Prêmios
  • Cavaleiro da Legião de Honra

Adolphe Napoléon Didron (Hautvillers, Marne, 13 de março de 1806Paris, 13 de novembro de 1867) foi um historiador da arte e arqueólogo francês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Didron nasceu em Hautvillers, no departamento de Marne, e iniciou sua formação profissional como estudante de Direito. Depois de completar seus primeiros estudos nos seminários preparatórios de Meaux e Reims, foi para Paris em 1826, tornou-se professor de História, e dedicou suas horas de lazer acompanhando os cursos de Direito, Medicina, etc. Em 1830 começou, a conselho de Victor Hugo, um estudo da arqueologia cristã da Idade Média. Depois de visitar e examinar as principais igrejas, inicialmente da Normandia, e depois, das regiões central e sul da França, foi em seu retorno, em 1835, nomeado por François Guizot para o cargo de secretário do Comitê Histórico de Artes e Monumentos; e nos anos seguintes, realizou várias palestras sobre iconografia cristã na Bibliothèque Royale.

Em 1839 visitou a Grécia com a finalidade de analisar a arte da Igreja Oriental, tanto em seus edifícios, quanto em seus manuscritos. Em 1844 fundou o Annales archéologiques, uma revista dedicada ao seu assunto favorito, que editou até sua morte. Em 1845 fundou em Paris, uma editora especializada em assuntos arqueológicos, e ao mesmo tempo uma fábrica de vitrais. No mesmo ano foi admitido na Légion d'honneur.

Obras selecionadas[editar | editar código-fonte]

Sua obra mais importante é a Iconographie chrétienne, da qual, no entanto, apenas a primeira parte, Histoire de Dieu, foi publicada em 1843.

  • Histoire de Dieu, iconographie des personnes divines (1844)
  • Iconographie chrétienne grecque et latine (com Paul Durand, 1845)
  • Iconographie des chapitaux du palais ducal de Venise (com Burges, 1857)
  • Manuel des oeuvres ˆ[œuvres] de bronze et d'orfévrerie du moyen-âge (1859)
  • Verrières de la Rédemption à Notre Dame de Châlons sur Marne (1863)
  • Monographie de la cathédrale de Chartres (1866)

Referências