Adult Swim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adult Swim
Adult Swim Brasil
AdultSwim.svg
Usado desde 2003 nos EUA. Brasil desde 2005.
Tipo Canal de TV por Assinatura.
País  Estados Unidos
 Brasil
Fundação Estados Unidos 2 de setembro de 2001
Brasil 7 de outubro de 2005
por Williams Street
Pertence a Turner Broadcasting System
Proprietário Time Warner
Sede Atlanta, Geórgia
São Paulo, Brasil
Formato de vídeo 480i (SDTV)

1080i (HDTV)

Canais irmãos Cartoon Network
TBS Brasil
I-Sat
Cobertura  Estados Unidos
 Brasil
 Rússia
 Canadá
 Argentina
 Reino Unido
Página oficial site oficial do adult swim no I-Sat

Adult Swim (estilizado como [adult swim] ou [as]) é um canal de televisão a cabo orientado a jovens e adultos. O canal na verdade compartilha seu horário com o Cartoon Network das 20h às 6h nos EUA, com práticas semelhantes em outros países.[1]

A programação é composta de animações seriadas e curtas-metragens americanos, incluindo originais, que se destacam pela liberdade criativa e falta de censura. Além deles, também são apresentadas séries japonesas (anime), OVAs e longas-metragens nesta mesma linha. Os desenhos do canal, apesar de não possuírem conteúdo extremamente erótico e/ou violento, em sua maioria possuem linguagem e temáticas adultas. Os programas são voltados para o público maior de 16 anos, em contraste com a programação pré-adolescente que o Cartoon Network apresenta durante o dia. Os intervalos comerciais são pontuados por vinhetas, piadas e comentários curtos, apresentados simplesmente como letras brancas em fundo preto, que promovem uma interação do canal com as manifestações do seu público por via online ou carta, muitas vezes usando formatação própria da internet e conteúdo bem humorado.

O Adult Swim voltou a ser exibido nas madrugadas do TBS Brasil a partir do dia 2 de novembro de 2014, com duração de tempo de uma hora ou começando normalmente às 0:25 da noite até 1:30. Atualmente, o canal passa mais duas reprises nos dias apresentados, sempre por volta das 3:00 e às 7:00. No canal I-Sat é exibido todos os dias por volta da 1:00 e tem duas horas de duração.

História[editar | editar código-fonte]

O nome Adult Swim vem de um anúncio usado em piscinas públicas para designar horários em que o uso deve ser feito somente por adultos, e as crianças são impedidas de nadar.

O bloco foi criado por uma série de tentativas para transmitir desenhos de temática adulta ao Cartoon Network nos horários noturnos. Space Ghost Costa a Costa foi um dos primeiros desenhos que eram transmitidos em horários diurnos antes de mudar para o Adult Swim em 2001, sendo que o desenho foi lançado em 1994.

Durante uma manhã de dezembro de 2000, os desenhos Aqua Teen Hunger Force; Sealab 2021; Harvey Birdman, Attorney at Law e The Brak Show foram transmitidos sem aviso prévio. Todos são produções da Ghost Planet Industries (hoje, Williams Street). Todos os desenhos haviam sido listados em "Programação Especial".

No primeiro logo, o círculo permanece, porém, com o título de "Adult Swim". Esta segunda versão foi a inspiração para o atual logo do bloco, sem a cor vermelha das letras.

As vinhetas da primeira versão do Adult Swim consistiam em pessoas idosas nadando nas piscinas, sempre na voz gritante de um salva-vidas, um instrutor ou instrutora, alguns com regras da piscina, chamadas para os próximos desenhos e etc. O bloco se encerrava com um trecho dos adultos saindo da piscina. A rede é programada pela Williams Street, uma divisão da Turner Broadcast Network, que criou o Toonami e Miguzi.

Dentre os primeiros programas exibidos pelo novo canal, estavam Home Movies, Aqua Teen Hunger Force, Sealab 2021, Mission Hill, Undergrads, Harvey Birdman, Attorney at Law e Clone High. O primeiro anime transmitido pelo Adult Swim foi Cowboy Bebop, em 2 de setembro de 2001.

Na versão brasileira, o bloco que estreou em 2005, seguiu a mesma linha do Adult Swim americano de 2003. Algumas partes das vinhetas eram respostas de cartas, algumas de otakus que criticavam o bloco por não conter animes. Em resposta, o bloco dizia que existe o Toonami (outro bloco extinto) para a transmissão dos animes. Nos EUA, o estilo de vinheta foi mudado em 31 de março de 2014, mudando para cenas de paisagens, animais e objetos com o logo do bloco, algumas vezes, escondido, sempre com músicas do estilo dubstep, entre outras. O estilo de logo deixou de ser o clássico preto e branco para ter um estilo mais misturado com as paisagens que o bloco tem.

Devido ao grande sucesso do bloco nos EUA, versão brasileira do Adult Swim chegou em 7 de outubro de 2005 no Cartoon Network. Desenhos como Home Movies, Aqua Teen Hunger Force e Sealab 2021 foram os primeiros a serem transmitidos no bloco. O Adult Swim segue um estilo de programação semelhante ao Nick at Nite, sempre em horários noturnos, porém, com produções exclusivas da Williams Street para o bloco.

No início de 2006, o bloco, em parceria com a Ancine, passou a transmitir em seus comerciais curtas de cartunistas consagrados. Caco Galhardo (Pequeno Pônei), Adão Iturrusgarai (Aline), Laerte Coutinho (Overman) e Glauco (Geraldão) eram as atrações nacionais do bloco nos intervalos. No ano seguinte, em 24 de fevereiro, o bloco passou a ser transmitido à 1:00 sem aviso prévio. Especula-se que foi devido a uma série de críticas ao bloco por transmitirem desenhos adultos num canal infantil.

Países onde o Adult Swim está presente[editar | editar código-fonte]

 Reino Unido[editar | editar código-fonte]

A rede de TV britânica Bravo exibe o Adult Swim em horário incerto, sempre por volta da meia-noite. A retransmissão é de propriedade da Virgin Media Television, embora o original seja ligado ao Cartoon Network. O bloco foi transmitido no Reino Unido via streaming ate o fim de 2014, quando o serviço foi encerrado. Contudo, o bloco voltará ao Reino Unido em setembro desse ano no canal FOX.

Flag of Spain.svg Espanha[editar | editar código-fonte]

Na Espanha, o bloco foi ao ar no canal TNT, nas madrugadas de sextas, sábados e domingos, da 1:00 às 4:00 até o inicio de 2013, quando o bloco deixou a grade do canal.

 Alemanha[editar | editar código-fonte]

Na Alemanha, o bloco é exibido todas as quartas-feiras das 20:15 até as 9:45 pelo canal I-Sat, e posteriormente para canal TNT da Alemanha. O bloco atualmente está extinto desde o fim do ano passado.

 Rússia[editar | editar código-fonte]

Na Rússia, todo dia o bloco é exibido às 23:00 pelo canal 2×2. O mesmo canal inclui animações locais, feitas em Moscou ou São Petersburgo. O canal atualmente conta com 2 desenhos do Adult Swim: Robot Chicken e Aqua Teen Hunger Force. As outras animações adultas do canal são pertencentes à FOX, sendo as principais American Dad!, Family Guy e Os Simpsons.

Adult Swim pelo mundo

 França[editar | editar código-fonte]

O bloco foi lançado em 4 de março de 2011 e vai ao ar todas as noites das 23:00 às 6:00 no Cartoon Network França. Ele exibia Aqua Teen Hunger Force; Harvey Birdman, Attorney at Law; Metalocalypse; Moral Orel; Robot Chicken e Squidbillies. A maioria da programação do bloco não era dublado e era transmitido com áudio em inglês e legendas em francês. O Adult Swim foi extinto na França no início de 2013, devido a uma reestruturação do Cartoon Network francês.

 Canadá[editar | editar código-fonte]

O canal Teletoon dá espaço a animações locais produzidas pelo famoso estúdio de mesmo nome. Principais atrações do bloco Adult Swim canadense incluem O Rato Esponja; Aqua Teen Hunger Force; Harvey Birdman, Attorney at Law; Metalocalypse; Robot Chicken; Squidbillies; Stroker e Hoop; The Boondocks; Irmãos Aventura; Home Movies e Space Ghost Coast to Coast. O bloco é exibido sempre na faixa da meia-noite às 2:00, de quinta a domingo, no canal Teletoon.

 Brasil[editar | editar código-fonte]

O bloco estreou no Brasil no dia 7 de outubro de 2005 às 23:00, inicialmente com os desenhos Harvey Birdman, Attorney at Law; Aqua Teen Hunger Force e Clone High. Em pouco tempo, conquistou grande popularidade. A programação original era exibida das 23:00 à 1:00, com subsequentes reprises à 1:00 e às 3:00.

A versão brasileira do Adult Swim deu continuidade a um projeto iniciado em 2004 na programação normal do Cartoon Network, que consistia em exibir animações curtas durante a programação feitas por cartunistas nacionais consagrados, como Caco Galhardo (Pequeno Pônei), Adão Iturrusgarai (Aline), Laerte Coutinho (Overman) e Glauco (Geraldão).

Sem qualquer aviso aos telespectadores, a partir de 24 de fevereiro de 2007, o bloco passou a ser exibido a partir da 1:00, com apenas uma reprise às 3:00. Especula-se que a mudança foi devida a reclamações de que chamadas do bloco eram exibidas em desenhos de classificação livre depois das 22:00, o que seria inadequado aos menores de 18 anos. Em 1º de junho de 2007, o canal ainda aboliu a reprise durante a madrugada.

Em março de 2008, o bloco saiu do Cartoon Network e foi transferido para o canal I-Sat, onde foi apresentado até 29 de outubro de 2010, quando foi encerrado devido à baixa audiência no horário apresentado e à baixa disponibilidade do canal no Brasil, bem como seu conteúdo impróprio. Após 4 anos de hiato do bloco no Brasil, o Adult Swim volta a ser exibido no canal TBS e, em abril de 2015, o bloco volta a ser exibido pra toda a América Latina e Brasil através do canal I-Sat.

Em outubro de 2014, a Turner anunciou a volta do bloco ao Brasil: no dia 2 de novembro, através do canal de comédia TBS Brasil. A principal diferença da nova versão do Adult Swim da América Latina e Brasil para a versão americana é a ausência de animes, além de um conteúdo menos rude. A exibição conta com duração de tempo de até uma hora, começando normalmente às 0:25 até a 1:00. No canal I-Sat, é exibido todos os dias por volta das 3h00. Num primeiro momento, o Adult Swim exibe as animações já conhecidas pelo público, como Aqua Teen Hunger Force, Sealab 2021 e Space Ghost Coast to Coast. As séries Robot Chicken e Harvey Birdman, Attorney at Law entram no bloco em dezembro de 2014. Mais adiante, outras séries são adicionadas a programação, como The Boondocks, Mr. Pickles e Black Dynamite.

A partir de 5 de abril de 2015, o canal I-Sat voltou a transmitir o bloco para toda a América Latina e Brasil, sendo que, no caso do Brasil, o horário de exibição é à 1:00, devido ao sinal do canal ser compartilhado com diversos países da América Latina, e ter horários baseados no México. O bloco no I-Sat tem duas horas de duração, tanto no Brasil quanto na América Latina.

Series exibidas atualmente no Brasil[editar | editar código-fonte]

TBS Brasil[editar | editar código-fonte]

I-Sat[editar | editar código-fonte]

Filmes Exibidos pelo Adult Swim[editar | editar código-fonte]

Series Exibidas Atualmente nos EUA[editar | editar código-fonte]

Series Canceladas no Adult Swim EUA em 2015[editar | editar código-fonte]

Series canceladas pelo adult swim antes de 2015[editar | editar código-fonte]

Series que já foram exibidas[editar | editar código-fonte]

Anime exibidos no I-Sat entre 2008 e 2010[editar | editar código-fonte]

Animações fora do ar atualmente[editar | editar código-fonte]

Series exibidas no Adult Swim Britânico[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido e Irlanda, Adult Swim é um bloco que começa a partir da meia-noite, de segunda a sexta. Originalmente, o bloco era exibido no canal Bravo, que é propriedade da operadora Virgin Media Television. Diferente dos EUA, o bloco não é transmitido pelo Cartoon Network. Recentmente, o bloco voltou a ser exibido pelo Canal FOX U.K.

Antiga programação do Adult Swim UK

Críticas[editar | editar código-fonte]

Diferente do Adult Swim americano, o bloco brasileiro não exibia animes, o que provocou a fúria da comunidade otaku[quando?], que boicotou o bloco e criou várias comunidades internet afora com maior concentração no Orkut. Por meio de suas vinhetas, o Adult Swim procurou rebater os pedidos de animes em sua programação, usando a justificava de que já existia um bloco voltado à animação japonesa, o Toonami.

Outra crítica forte ao bloco Adult Swim veio por parte do deputado Barbosa Neto (PDT-PR), que havia retirado trechos (boa parte de Frango Robô) para acusar o bloco de excesso de violência explícita e mensagens subliminares.

Após a retirada do bloco, o dublador Guilherme Briggs, comentou a perda do bloco:

"O canal Adult Swim foi retirado do ar justamente por conta de um falso moralismo medíocre por parte de uma fatia pequena do público brasileiro, mas com certa influência, o que resultou no cancelamento desse excelente veículo de animações para adultos. Uma grande perda pra todos nós."

Quando da sua volta, em 2014, o bloco passou a ser criticado por fãs do adult swim pelo bloco do canal TBS Brasil ter um número de series menor que a versão do bloco exibida pelo canal I-Sat, além de que o TBS Brasil tem um número de reprises maior que a versão apresentada pelo I-Sat. No entanto, foi prometido pelo canal TBS Brasil que ele vai investir em novas séries pra o fim de 2015 e início de 2016.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]