Adulto (biologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Do ponto de vista da biologia, um organismo adulto é aquele que atingiu a capacidade reprodutiva, ou seja, que já deixou de ser um juvenil ou uma larva.

Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose. Já no desenvolvimento direto, os animais já nascem com a forma definitiva, pois são muito semelhantes aos adultos, como por exemplo o ser humano.

Classificação[editar | editar código-fonte]

  • Adulto jovem:é geralmente entre 20 a 40 anos.Nesta idade é considerado a idade mais saudável da vida, a força máxima é em torno de 25 anos de idade.Mulheres com 19 a 26 anos tem 50% de chance de se tornar grávida,de 27 a 34 é 40% e de 35 a 39 é de 30%.Em Países Desenvolvidos, as Taxas de Mortalidade para 19-40 anos é tipicamente muito baixa.Os homens são mais propensos a morrer nesta idade do que as mulheres sendo acidentes de carro e suicídio.
  • Meia Idade:é geralmente entre 40 a 60 anos.Em Adultos mais velhos já são visíveis alguns sinais de Envelhecimento, tais como perda de elasticidade da pele e envelhecimentos dos cabelos.A Aptidão física diminui, acúmulo de gordura corporal e diminuição da frequência cardíaca máxima.As mulheres chegam na Menopausa e os homens na Andropausa.Em países desenvolvidos a mortalidade começa a aumentar, principalmente como problemas de saúde, tais como doenças cardíacas e câncer.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.