Aero Rancho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Aero Rancho é um bairro da região sudoeste de Campo Grande, capital do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. Juntamente com outros 14 bairros compõe a região urbana do Anhanduizinho.

Características[editar | editar código-fonte]

O bairro teve origem no desmembramento da antiga Fazenda Aero Rancho, que pertencia a Lúdio Coelho. Criado em 1989, é subdividido em duas regiões (Conjunto Aero Rancho e Jardim Aero Rancho) com 10 setores (7 do Conjunto e 3 do Jardim). É o maior bairro de Campo Grande em população, com 36.057 habitantes conforme o Censo do IBGE de 2010, sendo 17.536 homens e 18.521 mulheres. Por motivos políticos, muitos afirmam erroneamente que o bairro das Moreninhas (com 68 mil habitantes) seria o maior da capital. O que de fato ocorre é que, pelo fato de o bairro das Moreninhas ser bem mais afastado, ele tem uma propensão maior a eventualmente emancipar-se[carece de fontes?].

O bairro Aero Racho conta com um terminal de transbordo do Sistema Integrado de Transporte Urbano de Campo Grande (SIT), uma Unidade Básica de Saúde,escolas municipais (E. M. Wilson Taveira, E. M. Irene Szucala e CAIC), estaduais (E. E. Pe. Mário Blandino,E. E. Neider e E.E. Prof. Sílvio Oliveira dos Santos), e um parque poliesportivo (Parque Ayrton Senna, fundado em 1994), Duas unidades de pacificação da polícia militar (uma no setor IV e outra dentro do Parque Airton Senna), além de sediar o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS e o Conselho Tutelar de Campo Grande).

Segundo pesquisa realizada por Figueiredo, Alice Sueiro de et. al., 2008, o bairro Aero Rancho possui o IQVU (Índice de qualidade de vida urbana) estimado em 0,578, ocupando o 50º lugar no ranking dos bairros de Campo Grande e o sétimo lugar dentre os onze bairros analisados da região do anhanduizinho. Para o cálculo do IQVU foram calculados também os índices de educação (0,423), renda e pobreza (0,283), sustentabilidade ambiental (0,698) e moradia (0,908)(Figueiredo, Alice Sueiro de et al, 2008)[carece de fontes?].

Pela sua importância e superioridade populacional comparada aos bairros vizinhos, o Aero Rancho é considerado por muitos de seus moradores como uma cidade satélite de Campo Grande, a exemplo do bairro das Moreninhas, diferenciando-se deste apenas pelo fato de estar mais integrado ao contorno urbano da cidade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Polígono formado por: Córrego Bandeira, Rua da Divisão, Rua Santa Quitéria, Avenida Campestre, Avenida Dr. Günter Hans, Rua Urubupungá, Córrego Anhanduí.

Por ser cortado pelo córrego Anhanduí no sentido NE-SO, o bairro apresenta uma topografia suavemente inclinida na maior parte do seu terreno, visto que ele se situa no vale deste córrego. Apesar disto, não há ocorrência de ladeiras acentuadas. Esta topografia favorece, inclusive, que um morador que esteja no terminal Aero Rancho, por exemplo, consiga ver o bairro em sua plenitude.

Problemas[editar | editar código-fonte]

1. Apesar de não chegar ao ponto de se destacar negativamente no âmbito municipal, o bairro apresenta uma considerável quantidade de ocorrências policiais, principalmente nos dias em que são montadas as feiras livres;

2. A porção do bairro compreendida pelo Jardim Aero Rancho não é asfaltada, o que prejudica a locomoção e a limpeza da moradia dos seus habitantes principalmente em dias chuvosos;

3. Embora possa contar com a sua Unidade Básica de Saúde, em muitas especialidades a carência de médicos causa transtornos a moradores que venham a necessitar da devida assistência;

4. O excesso de terrenos baldios e áreas subaproveitadas do bairro favorece a ocorrência de pequenos "lixões". Qualquer ação que visasse o emprego desses locais para a construção de praças ou prédios públicos seria bem-vinda;

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

1. Se fosse um município, a "cidade do Aero Racho" já seria a 5ª maior do estado em população. Perderia apenas para a própria capital e as cidades de Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

2. Em 2010, uma aeronave do Exército caiu no estacionamento do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o helicóptero estava levantando vôo para transportar soro antiofídico a uma paciente em Corumbá, quando o piloto perdeu o controle da aeronave. Apesar da violência do choque, não houve feridos. O fato foi registrado em vídeos amadores e vinculado na mídia nacional.

3. É comum que os moradores do bairro vejam espécimes da arara azul voando sobre suas casas. Com o aumento da presença de animais silvestres dentro do perímetro urbano, essas aves encontram nas árvores do bairro o local ideal para se acasalarem. No parque Ayrton Senna, é possível avistar ninhos de arara azul sobre os portais.