Aeroclube do Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Aeroclube do Ceará foi um aeroclube brasileiro com sede em Fortaleza, no Ceará. Foi fundado em 7 de abril de 1929.

Operações e frota[editar | editar código-fonte]

O Aeroclube do Ceará foi um dos maiores aeroclubes do Nordeste, possuiu uma frota de cinco aeronaves, sendo elas AB-115, P-56C, AMT-200, Cessna 150K e Cessna 172C.

Foi fundado em 1929, sendo fechado em 2000 após perder sua sede. Ressurgiu anos depois quando em 2008 o Aeroclube de Teresina foi incorporado ao do Ceará, recebendo seu simulador e suas aeronaves, incluindo o AB115 atualmente em operação, adquirindo também o Cessna 172C.

Antiga base e instalações atuais[editar | editar código-fonte]

O Aeroclube ficava no Aeroporto internacional Pinto Martins em Fortaleza-CE (SBFZ), sendo o único aeroclube do Brasil com base em um aeroporto internacional, com operações diurnas e noturnas. [carece de fontes?] Conta também com uma base de operação diurna no Aeródromo Feijó (SNFF), onde fica a parte de manutenção e os hangares do aeroclube. Atualmente o equipamento está instalado na cidade de Tamboril, no interior do Ceará, onde agora se chama Aeroclube Cearense. Agora possui uma pista nova, hangares novos e uma frota nova de aviões de instrução e ultraleves.

Cursos[editar | editar código-fonte]

O Aeroclube do Ceará oferecia cursos práticos nas áreas de:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Ceará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.