Aeronave parasita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Aeronave parasita é um termo usado na aviação para designar uma aeronave, pilotada ou não pilotada, que é acoplada a uma aeronave com fuselagem maior que o seu parasita.[1] Este tipo de aeronave é usada para ajudar ou proteger a aeronave mãe, ou simplesmente para fins de pesquisa aeronáutica.

História[editar | editar código-fonte]

Dois caças Polikarpov I-5, "parasitas" sob as asas de um Tupolev TB-3.

A primeira aeronave parasita voou em 1916,[2] quando os britânicos lançaram um Bristol Scout de um hidravião Felixstowe. Com o passar do tempo, a ideia desenvolveu-se em experimentar acoplar caças parasitas a um bombardeiro, para que estes o pudessem proteger, dada ao ponto alcance de voo que um caça tem em comparação com um bombardeiro. À medida que os caças vieram a ganhar cada vez mais alcance, o seu uso veio a decair.

Este conceito veio a ser usado ao longo da história da aviação principalmente em situações experimentais, nomeadamente quando aeronaves experimentais necessitam ser testadas numa altitude elevada. Levar esta aeronave até à altitude necessária para iniciar o teste é uma forma de poupar combustível, ao mesmo tempo que a aeronave experimental, não tendo combustível, fica mais leve e mais rápida, ou seja, em melhores condições para ser inicialmente testada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Parasite Aircraft». The Black Vault (em inglês). Theblackvault.com. 23 de Fevereiro de 2015. Consultado em 22 de Maio de 2015. 
  2. H. J. C Harper (1 de Novembro de 1937). «Composite History». Flight (em inglês). Flightglobal.com. Consultado em 22 de Maio de 2015. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • William F. Hallstead (2001). Aviation History. Parasite aircraft (em inglês). 12. [S.l.: s.n.] p. 38–45. ISSN 1076-8858 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeronave parasita
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.