Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Airport symbol comercial.png
Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan
台灣桃園國際機場
IATA: TPE - ICAO: RCTP
Características
Tipo Público
Administração CAA
Serve Taipé, Taiwan
Inauguração 21 de fevereiro de 1979
Coordenadas 25° 4' 35" N 121° 13' 26" E
Movimento de 2014
Passageiros 35.804.465
Mapa
TPE está localizado em: Taiwan
TPE
Localização do aeroporto em Taiwan
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície

2


5R/23L 3 800 m (12 467 ft) Asfalto


5L/23R 3 660 m (12 008 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional Taiwan Taoyuan é um aeroporto internacional| situado em Taoyuan, Taiwan, perto da capital Taipé. É um dos três aeroportos do país com voos internacionais diários, sendo de longe aquele que mais tráfego opera. Serve de sede para as companhias aéreas China Airlines e EVA Air, ambas usando o aeroporto como um dos seus principais hubs. Quando o aeroporto abriu em 1979, ele era conhecido como Aeroporto Internacional Chiang Kai-shek (chinês tradicional: 中正國際機場; chinês simplificado: 中正国际机场; pinyin hanyan: Zhōngzhèng Gúojì Jīchǎng; pinyin tongyong: Jhongjhèng Gúojì Jichǎng), até à mudança de nome em 2006.

O Aeroporto Internacional Taiwan Taoyuan é um dos dois aeroportos que servem o norte de Taiwan, incluindo a capital. O outro é o Aeroporto de Taipé Songshan, localizado dentro dos limites da cidade de Taipé, que serviu Taipé como seu aeroporto internacional até 1979, mas agora é usado apenas para voos nacionais e voos internacionais vindos de aeroportos menores da China Continental,Japão e Coreia do Sul,além de voos charter.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970, o aeroporto original de Taipé, Aeroporto de Taipé Songshan, atingiu o máximo do seu volume de tráfego aéreo e não podia ser expandido. Assim, a construção de um novo aeroporto foi planeada.

O novo aeroporto abriu o seu primeiro terminal a 21 de Fevereiro de 1979, como parte do programa "Dez Grande Projectos de Infra-estruturas" iniciado pelo governo da República da China durante os anos 1970. No princípio, o aeroporto era para ser inaugurado sob o nome Aeroporto Internacional de Taoyuan, mas a foi renomeado para Aeroporto Internacional Chiang Kai-shek, em memória do antigo Presidente da República da China Chiang Kai-shek. Em 2006 recebe defentivamente o nome Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan.

A sobrelotação do aeroporto levou à construção do Terminal 2, que abriu ao público a 29 de Julho de 2000. Nesse dia, apenas os balcões da Eva Air abriram, desenhados especificamente para cargas e mercadorias. A outra metade, os balcões da China Airlines´, abriu para passageiros a 21 de Janeiro de 2005.

Companhias Aéreas[editar | editar código-fonte]

Lista dos companhias aéreas que opera no aeroporto do CKS e os principais destinos dos voos:

Terminal I[editar | editar código-fonte]

Terminal II[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan

Referências