Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo
Aeropuertojosejoaquindeolmedo.jpg
IATA: GYE - ICAO: SEGY
Tipo Público
Administração TAGSA
Serve Guayaquil
Localização Não disponível
Inauguração 27 de julho de 2006


Altitude 6 m (20 ft)
Movimento em 2007 2.778.510
Capacidade anual 5.000.000
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
03/21 2 790 m (9 154 ft) Asfalto

Aeroporto Internacional Jose Joaquin de Olmedo ( TAI: GYE, ICAO: SEGY) é um aeroporto Guayaquil Equador. Ele foi nomeado José Joaquín de Olmedo em homenagem ao poeta e prócer guayaquileño, primeiro prefeito da cidade de Guayaquil.

O terminal aéreo em Guayaquil anteriormente conhecida como Aeroporto Internacional Simón Bolívar foi renomeado José Joaquín de Olmedo, em 2006, antes da inauguração das suas novas instalações em 27 de julho de 2006 na mesma faixa do anterior aeroporto, mas em um novo edifício, com 50 mil metros quadrados de construção, destinados à chegada a nível nacional e internacional. O aeroporto designador código ICAO também foi mudado 'SEGU' SEGY '.

A utilização deste aeroporto será de 10 a 12 anos, a partir de 2006 ou antes que ultrapassa as expectativas da capacidade de 5 milhões de passageiros por ano. Quando isso acontece, é previsível para a construção do novo projecto para um novo terminal aéreo na área Daul, 20 quilômetros fora da cidade, próximo da auto-estrada ligando as cidades costeiras de Guayaquil e no resort de Salinas.

O aeroporto está localizado a cerca de 5 milhas da baixa de Guayaquil, na Avenida de las Américas, e tem uma pista de 2790 metros (9154 pés) e uma altitude de 5 metros (16 ft). Ele pode ser usado por Boeing 747s, DC10s e Lockheed L-1011s, no entanto, chegam em vôos com a American Airlines Airbus A300, a pista é um pouco pequenas, e isto faz outros voos operados com aeronaves menores foram atrasados. Ele tem planejado para aumentar o tamanho da faixa entre os anos 2006 e 2007.

A taxa de aeroporto José Joaquín de Olmedo está actualmente em 2008 E.U. $ 27,16 para vôos internacionais e US $ 4,20 para vôos dentro do país.

Melhor terminal da América Latina e Caraíbas[editar | editar código-fonte]

O aeroporto José Joaquín de Olmedo da cidade de Guayaquil encabeça a lista, é o melhor terminal aéreo na América Latina e nas Caraíbas e está no ranking entre os melhores do mundo terminais aéreos, de acordo com um inquérito realizado à escala mundial pela Associação Internacional dos Aeroportos. A publicação destacou BusinessWeek em 2008, na chamada de prémios para a qualidade do serviço para o aeroporto terminal Guayaquil foi a melhor classificação da América Latina e as Caraíbas depois de "grandes obras de renovação". [1]

É alegado que o estudo foi realizado em 200 mil passageiros em 90 aeroportos em todo o mundo, Américas e Caraíbas América lidera o ranking aeroporto Guayaquil (Equador).

As Companias Aéreas[editar | editar código-fonte]

Companhias e destinos do Terminal A
Companhias Destinos
Equador Aerogal Baltra, Cuenca, Miami, Nova Iorque, Quito, San Cristóbal
Estados Unidos American Airlines Miami
Colômbia Avianca Bogotá
Avianca operado por SAM Bogotá
Avianca operado por VIP Ecuador Salinas
Panamá Copa Airlines Cidade do Panamá
Copa Airlines operado por AeroRepública Bogotá (Começa em 1 de Março)
Estados Unidos Delta Air Lines Atlanta [Sazonal]
Espanha Iberia Madri
Equador Icaro Cuenca, Manta, Quito
Países Baixos KLM Amsterdã, Bonaire
Costa Rica Lacsa Lima, San José
Chile LAN Airlines Caracas, Miami, Santiago
Equador LAN Ecuador Buenos Aires, Cuenca, Madri, Miami, Nova Iorque, Quito, Santiago
Peru LAN Perú Lima
Equador SAEREO Loja, Macas, Quito
Peru TACA Perú Cali, Lima
Equador TAME Baltra, Cuenca, Quito, San Cristóbal

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Business Week, The World's Best Aeroportos, é Guayaquil's Top Américas Latina Airport (publicado em 27 de fevereiro de 2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]