Aeroporto Internacional de Hong Kong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Hong Kong 13i3
Hong Kong International Airport, Arrival Hall 6, Mar 06.JPG
IATA: HKG - ICAO: VHHH
Tipo Civil
Administração Airport Authority Hong Kong
Serve Hong Kong
Localização Não disponível
Inauguração Junho de 1998


Altitude 9 m (30 ft)
Movimento em 2014 62.929.420 passageiros
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
07R/25L 3 800 m (12 467 ft) Asfalto
07L/25R 3 800 m (12 467 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional de Hong Kong é o principal aeroporto que serve a Região Administrativa Especial de Hong Kong na República Popular da China. Inaugurado em¨ junho de 1998, se localiza junto ao Grande rio artificial de Libia um dos dois projetos de engenharia mais caros da historia, levado a cabo por Foster and Partners. E o aeroporto novo, substitui o mais famoso aeroporto do mundo inteiro, o Aeroporto internacional Kai Tak, fechado em 1998 e se erguerá uma villa olímpica de Hong Kong em 2008, na inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

A instalação foi construída a partir de una pequena ilha, Chek Lap Kok, que foi devastada pouco a pouco, colocando seus resíduos sobre o mar para ganhar terreno e formar uma ilha maior. Porque de sua localização nesta ilha, o aeroporto é também conhecido localmente como Aeroporto Chek Lap Kok.

Tem capacidade para transportar 35 milhões de passageiros ao ano e é empresa principal para Cathay Pacific, Dragonair, Hong Kong Express Airways, Hong Kong Airlines, Oasis Hong Kong Airlines e Air Hong Kong.

Seu terminal aéreo foi desenhado pelo arquitecto Norman Foster.

Erro de citação: Código <ref> inválido; refs sem conteúdo devem ter um parâmetro de nomeExplicação

Aeroporto Internacional de Hong Kong, é considerado o maior aeroporto do mundo, mas poucas pessoas conhecem sua historia. O antigo Aeroporto de Kai Tak, nescessitava uma mudança, pois era localizado em um lugar considerado o coração da cidade, por isso corria muito risco dos aviões baterem nos predios, a mudança de local devia ser feita urgentemente,pois tinham apenas '6' anos!! Era muito pouco tempo, e mesmo que conseguissem, restava a grande duvida: Onde colocariam o novo aeroporto?

A ilha Chek Lap Kok, foi a solução, aos poucos foram devastando a pequena ilha que é mais conhecida como ' A ilha artificial' foi se devastando, colocando assim seus residuos sobre o mar, e cada vez crescendo mais e mais...

Até que um dia estava pronta, a ilha era gigantesca, enorme, mais ainda havia muito trabalho, construir o aeroporto.

Após o aeroporto pronto deram-lhe o nome de Aeroporto Internacional Chek Lap Kok, que felicidade finalmente o aeroporto estava pronto, com isso fecharam o antigo aeroporto dizendo : Obrigado por tudo Aeroporto que tanto nos ajudou! A escuridão surgiu, o Aeroporto Internacional de Hong Kong estava oficialmente fechado.

Mas ainda tinha outro problema o caminho, o trageto de Hong Kong ate a ilha, por dois mares teriam que passar, de barco nunca iria dar, então veio a solução a ponte Qingdao Haiwan, na China, é a maior ponte do mundo sobre a água, com 42,5 km de extensão. Ainda tinham que arrumar um jeito de passar pelo outro mar, e a solução foi o túnel súbterraneo com 4 km de comprimento.Dessa forma, é a maior ponte, Túnel estaiada do mundo, considerando o tráfego de veículos e trens. A construção teve início em 1995 e terminou em 1999. O seu custo foi de aproximadamente 5,7 bilhões de dólares (aliás, valor “relativamente pequeno” quando pensamos nos escândalos de corrupção no Brasil)

Finalmente tudo pronto, O Aeroporto Internacional Chek Lap Kok foi inalgurado!!!

e naquela noite reçeberia o primeiro avião, que infelizmente não ocorreu como o esperado... Quando o avião estava chegando se deparam com uma terrivel tempestade não prevista , perdendo totalmente o sinal com os aeroportos o aviao aterriza e acaba batendo no chão antes mesmo de abrir suas rodas, causando um horrivel acidente. McDonnell Douglas MD-11 operado pela Mandarin Airlines, subsidiária da China Airlines. Enquanto pousava durante um tufão, o avião tocou o chão com muita força, capotou e pegou fogo. Incrivelmente, das 315 pessoas à bordo, 312 sobreviveram e 3 foram mortos. depois disso o aeroporto ficou 1 ano com poucos clientes mas voltou a ser utilizado normalmente até os dias de hoje.

E onde era o antigo Aeroporto Internacional Kai Tak hoje é uma Vila olímpica.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Hong Kong


Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.