Aeroporto Santa Terezinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aeroporto de Joaçaba)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Joaçaba
Aeroporto
Aeroporto Santa Terezinha
IATA: JCB - ICAO: SSJA
Características
Tipo Público
Administração Municipal
Serve Joaçaba e região meio-oeste
Inauguração Maio de 1949
Altitude 776 m (2 546 ft)
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
15/33 1 260  m (4 134 ft) Asfalto

O Aeroporto Santa Terezinha é um aeroporto brasileiro que serve ao município de Joaçaba e região meio oeste do estado de Santa Catarina. Inaugurado em maio de 1949, é o aeroporto mais antigo do interior catarinense. Sua localização é privilegiada, estando aproximadamente a 450 km das capitais do sul do Brasil, localizado no meio oeste catarinense à 300 km de fronteira Argentina e Paraguai, e no centro do maior celeiro de aves e suínos do mundo. Está localizado as margens da BR-282 e a 6 km do centro da cidade.

Linhas aéreas[editar | editar código-fonte]

Companhias Destinos Aeronaves
Brasil NHT Caçador (CFC), Curitiba (CWB), Chapecó (XAP), Erechim (ERM), Passo Fundo (PFB), Pelotas (PET), Porto Alegre (POA), Rio Grande (RIG), Santa Maria (RIA), Santo Ângelo (GEL) e São Paulo (CGH)

Acidentes e incidentes[editar | editar código-fonte]

O avião do Governo Estadual partiu de Florianópolis, às 14h40min, em direção ao município de Joaçaba, levando os pilotos Mário Eberle Schaefer e Hans Adolfo Haeger, e os passageiros Adolfo Zigelli, Secretário de Imprensa de Santa Catarina; Airton Saul Pretto, superintendente nomeado do Fundo de Desenvolvimento do Estado; seu irmão, o chefe de gabinete da Secretaria da Fazenda, Sérgio Antônio Pretto; e o menor Rodrigo Bonato, de nove anos, filho do Secretário da Fazenda do estado, Ivã Bonato. 30 agosto de 1975

4 Agosto de 1963: Transbrasil, um Douglas DC-3 com registro PP-SLL em rota de Joaçaba para Videira bateu em um morro quando se aproximava de Videira com pouca visibilidade. Todos os 10 ocupantes morreram.

Coordenadas geográficas[editar | editar código-fonte]

Latitude: -27º 10' 20" S / Longitude: -51º 33' 4" W

Ver também[editar | editar código-fonte]