Aeroporto de Macaé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Macaé
Aeroporto
Aeroporto de Macaé
IATA: MEA - ICAO: SBME
Características
Tipo Público
Administração Infraero
Serve Região de Macaé
Localização Brasil Macaé, Rio de Janeiro
Inauguração 1980 (38 anos)
Coordenadas 22° 20' 34" S 41° 45' 50" O
Altitude 2 m (7 ft)
Movimento de 2015
Passageiros 216 254 passageiros
Carga 232 043 Kg
Aéreo 27 363 decolagens
Mapa
SBME está localizado em: Brasil
SBME
Localização do aeroporto no Brasil
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
06 / 24 1 200 m (3 937 ft) Asfalto
Notas
Dados do DECEA[1] e da INFRAERO[2]

O Aeroporto de Macaé (IATA: MEAICAO: SBME) é um aeroporto público localizado no município fluminense de Macaé. Tem grande vocação para voos de helicópteros de vindas de plataformas localizadas ao longo da Bacia de Campos. Por ser o aeroporto mais próximo da região e com melhores condições para voo pois possui instrumentos como o VOR 115.9 . Possui mais de 6 parkings, Torre de Controle, e Controle de Aproximação Radar. Administrado pela Infraero, é um dos mais importantes aeroportos do país.

O aeroporto está passando por obras de reforma e ampliação. Segundo a Infraero, o planejamento prevê a ampliação de 900 para 11 mil m² do terminal, contando com novos equipamentos de climatização e de segurança, novas escadas e esteiras rolantes, entre outros. O terminal abrigará operações de embarque e desembarque offshore (relacionadas às atividades de extração de petróleo), assim como as operações da aviação comercial regular. O estacionamento de veículos também será expandido, passando de 76 para 470 vagas. Já o pátio de aeronaves ganhará novo layout na via de serviço, incluindo duas rotatórias para aumentar a segurança durante a circulação dos veículos. O prédio administrativo, por sua vez, receberá adequações como a reforma e ampliação do primeiro pavimento para receber novas áreas para apoio de tripulações e órgãos públicos e a instalação de um novo elevador.

Números[editar | editar código-fonte]

Sítio aeroportuário
  • Área: 480.000 m²
Pátio das aeronaves
  • Área: 41.000 m²
Terminal de passageiros
  • Área: 941 m²
Estacionamento
  • Capacidade: 72 vagas
Estacionamento de aeronaves
  • Número de posições: 43

Linhas Aéreas[editar | editar código-fonte]

Companhias Destinos
Brasil Azul Linhas Aéreas Rio de Janeiro Rio de Janeiro (SDU), Rio de Janeiro Rio de Janeiro (GIG)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER)» (PDF). Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). 2016. Consultado em 1 de outubro de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 1 de outubro de 2016 
  2. «Estatísticas» (HTML). INFRAERO. 2015. Consultado em 16 de outubro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.