Aeroquip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aeroquip é uma marca de mangueiras flexíveis de aço de alta pressão, pertencente a EATON, uma empresa estadunidense produtora de materiais automobilístico e industriais.[1]

História[editar | editar código-fonte]

No início de suas produções durante a segunda guerra mundial, produzia mangueiras e conexões reutilizáveis para a frota de aviões da Força Aérea Americana. Posteriormente ampliou sua linha de materiais e produtos, passando a atuar em diversos ambientes industriais. Instalou-se no Brasil em 1965 e foi adquirida pela EATON em 1999[2].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Aeroquip é um tipo de mangueira flexível usada principalmente para substituir as mangueiras de borracha usadas em sistemas de freios de aço muito rígida (mas suficiente para permitir a manobra da mangueira), que impede que a mangueira sofra dilatação e aumente o seu diâmetro ou comprimento, inclusive, possibilitando aplicar níveis de pressão muito maiores do que os possíveis em mangueiras comuns de borracha. Por este motivo, é um tipo de mangueira altamente indicada para o uso esportivo, como em sistemas de freio a disco hidráulico, pois a precisão na frenagem será aumentada.

Referências

  1. Aeroquip
  2. «Eaton». Consultado em 16 de novembro de 2011. Arquivado do original em 22 de dezembro de 2010