Affonso Hebert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biblioteca Pública de Porto Alegre, um projeto de Affonso Hebert.

Alphonse Dinis Hébert (Porto Alegre, 25 de janeiro de 1852 - ?), conhecido como Affonso Hebert (às vezes grafado como Afonso Herbert), foi um arquiteto e engenheiro ativo no Rio Grande do Sul, em especial em Porto Alegre, no início do século XX.

História[editar | editar código-fonte]

Filho do comerciante francês Josef François Hebert e de Jeanne Marie Gay, casou com Maria Luísa Paranhos que era parente de expoentes políticos do Rio Grande do Sul.[1]

Entrou para a Secretaria de Obras em 1876, como desenhador. Depois da Proclamação da República foi nomeado ajudante. Em 1890 passou a subdiretor e finalmente em 1895 foi nomeado diretor interino de Obras Públicas do governo do Estado[1]. Foi responsável pelo primeiro projeto do Palácio Piratini, que não chegou a ser levado a cabo, pelo projeto dos prédios da Biblioteca Pública do Estado, da Secretaria das Obras e da Secretaria da Fazenda, e pela execução dos dois pavilhões do Arquivo Público.

Foi responsável em 1º de julho de 1892 pela instalação no torreão norte do Palácio do Ministério Público, do primeiro observatório meteorológico do Rio Grande do Sul. Participou da construção em 1910 do Monumento a Júlio de Castilhos.

Também foi um maçom, chegando a ser Venerável Mestre da loja portoalegrense Luz e Ordem, e membro da Comissão Central do Instituto de Belas Artes, além de membro do Partido Republicano Rio-Grandense.[2]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ALVES, José Francisco. A Escultura Pública de Porto Alegre: História, Contexto e Significado. Porto Alegre: Artfolio, 2004. p. 240.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b DOBERSTEIN, Arnoldo Walter. Estatuários, catolicismo e gauchismo, EDIPUCRS, 2002, 372 pp.
  2. COLUSSI, Eliane Lucia. Plantando ramas de acácia: a maçonaria gaúcha na segunda metade do século XIX
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.