Afogados da Ingazeira Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Afogados da Ingazeira
AfogadosIFC.gif
Nome Afogados da Ingazeira Futebol Clube
Alcunhas Coruja do Sertão
Coruja do Pajéu
Chape do Nordeste
Tricolor do Pajéu
Mascote Coruja
Fundação 18 de dezembro de 2013 (6 anos)
Estádio Vianão
Capacidade 1.735 pessoas
Localização Afogados da Ingazeira, PE
Presidente João Nogueira Lima
Treinador Higor César
Patrocinador Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Quasar
JBS Veículos
Loja Datan
Material (d)esportivo Coruja (Marca Própria)
Competição Campeonato Pernambucano
Brasileirão - Série D
Website Facebook
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Afogados da Ingazeira Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol do município de Afogados da Ingazeira, no interior de Pernambuco. Após eliminar o Atlético Mineiro na Copa do Brasil de Futebol de 2020, o clube ganhou fama nacional.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 18 de dezembro de 2013, tendo como mascote a coruja, simbolizando a “inteligência e sabedoria”, e tendo como suas cores o azul, o vermelho e o branco, que também são as cores presentes na bandeira do município.

No ano de 2014, após ser oficializado como um clube de futebol profissional, e após filiar-se à Federação Pernambucana de Futebol, o clube ganha o direito de participar do Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A2 no qual acabou ficando nas quartas de final para a equipe do Belo Jardim.[1][2]

No ano de 2015 voltou a disputar a Série A2 do Campeonato Pernambucano no qual acabou ficando em terceiro lugar perdendo a vaga do acesso para a equipe do Vitória da cidade de Vitória de Santo Antão.

No ano de 2016 com uma campanha que acabou terminando a primeira fase na liderança e tendo passado nas quartas de final pelo time do Centro Limoeirense, fez uma semifinal complicada contra a equipe do Timbaúba, na qual empataram as duas partidas em 1 x 1, sendo garantido o acesso a elite do futebol pernambucano com uma vitória de 5 x 3 nos pênaltis, jogo esse realizado no Estádio Ferreira Lima em Timbaúba. Na grande final que foi realizada em jogo único contra o Flamengo de Arcoverde no estádio Vianão em Afogados da Ingazeira a equipe acabou perdendo por 2 a 1, ficando assim com o Vice do Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A2 - 2016.

No ano de 2017, a equipe participou da primeira divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol, um feito inédito para uma equipe da cidade de Afogados da Ingazeira, ficando na ultima colocação (9ª posição) na primeira fase do certame. Após disputar o Hexagonal da Permanência, segunda fase do Campeonato, ficou em 2º lugar, somando 17 pontos, mesma pontuação do líder Flamengo de Arcoverde, que levou vantagem no critério do nº de vitórias, perdendo assim a vaga na Série D do Brasileiro de 2018, mas garantiu sua permanência na elite do Campeonato Pernambucano para o ano de 2018. Nesta edição do campeonato o time do Afogados teve o artilheiro da competição, o centroavante Caxito, marcando 9 gols ao longo da competição.

No ano de 2018, com o novo formato do Campeonato Pernambucano de Futebol, o Afogados pôde, pela primeira vez, enfrentar o trio de ferro da capital, Clube Náutico Capibaribe, Sport Club do Recife e o Santa Cruz Futebol Clube, acabando a primeira fase da competição em oitavo lugar, enfrentando o Clube Náutico Capibaribe nas quartas de final da competição. No primeiro grande jogo de sua história, na Arena de Pernambuco, diante de mais de 18 mil torcedores, o Afogados acabou sendo derrotado por 1-0 no tempo normal, encerrando assim sua participação no Campeonato Pernambucano de 2018.

No ano de 2019, o Afogados fez uma boa campanha no Campeonato Pernambucano de Futebol, terminando em 3º lugar conquistando o título simbólico de Campeão do Interior. Na primeira fase do campeonato o clube terminou em sexto lugar. Nas quartas de final enfrentou o Santa Cruz Futebol Clube, no estádio do Arruda e após empatar no tempo normal por 1 x 1 conseguiu a classificação para a semifinal com uma emocionante vitória nos pênaltis por 3–1. O jogo da semifinal foi contra o Clube Náutico Capibaribe, no estádio dos Aflitos, o time da casa acabou vencendo pelo placar de 2 a 0 avançando assim para a final, o clube então foi para a disputa do terceiro lugar da competição na qual venceu a equipe do Salgueiro no estádio Cornélio de Barros pelo placar de 3 x 2. O ano de 2019 foi considerado um ano especial para o Afogados, por conseguir um feito inédito: se classificar para dois torneios a nível nacional, pois o 3º lugar no estadual garantiu vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020.

Em 2020 ganhou destaque[3] nacional ao eliminar o Clube Atlético Mineiro pela segunda fase da Copa do Brasil de Futebol, a equipe afogadense passou pela mineira nos pênaltis (7 x 6) depois de empatar no tempo regulamentar (2 x 2).

Já no Campeonato Pernambucano do mesmo ano, a equipe terminou em 6° lugar na 1ª fase, conseguindo uma vaga para as quartas-de-final, onde derrotou a equipe do Retrô por 1 x 0. Nas semifinais, foi eliminado por 3 x 0 pelo Salgueiro, terminando o campeonato na 4ª posição.

Principais títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
PEtrophy.png Campeonato Pernambucano do Interior 1 2019
PEtrophy.png Taça Aderval Viana 2 2019 e 2020

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Sub-17 (Juvenil)[editar | editar código-fonte]

Locais[editar | editar código-fonte]

  • Paraíba Super Copa Nordeste de Futebol de Base 2018
  • Alagoas Copa do Trabalhador de Futebol 2018

Estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Pernambuco Campeonato do Sertão 2015 e 2016 (Bi campeão)

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Maiores artilheiros[editar | editar código-fonte]

Goleadores
Pos. Atleta Gols
Caxito 15 Gol marcado
Diego Ceará 12 Gol marcado
Bebeto 7 Gol marcado
Pedro Maycon 7 Gol marcado
Douglas Bomba 6 Gol marcado
Etinho 5 Gol marcado
Hugo 5 Gol marcado
Rodrigo 4 Gol marcado
Candinho 4 Gol marcado
10º Matheus Prea 4 Gol marcado


Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2020
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Pernambuco Campeonato Pernambucano 4 3º colocado (2019) 2017 2020
Série A2 3 Vice-campeão (2016) 2014 2016 1
Brasil Série D 1 Estreia (2020) 2020
Copa do Brasil 1 3ª fase (2020) 2020

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Brasil Brasil BandeirasNordesteBrasil.gif Nordeste Pernambuco Pernambuco
Ano Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Copa do Nordeste Pernambucano
Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Fase Máxima Div. Pos.
2014 D Não classificado A2
2015 D Não classificado A2
2016 D Não classificado A2
2017 D Não classificado A1
2018 D Não classificado A1
2019 D Não classificado A1
2020 D A disputar 3F A1


Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado na semifinal.
     Campeão do Interior
     Rebaixado à divisão inferior.
     Campeão e promovido à divisão superior
     Promovido à divisão superior.

Referências

  1. «Afogados da Ingazeira recebe certidão da CBF e fica apto para jogar Série A2». Globo.com. Globo Esporte. 20 de maio de 2014. Consultado em 20 de junho de 2014 
  2. «Afogados da Ingazeira Futebol Clube disputará A2». Panorama Esportivo. 18 de fevereiro de 2014. Consultado em 20 de junho de 2014. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  3. «Folha que não paga nem 'meio Tardelli' e tormento ao Atlético-MG até no dia de fundação: conheça o Afogados». ESPN.com. 27 de fevereiro de 2020. Consultado em 27 de julho de 2020