Afonsinho (Zé Carioca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Afonsinho
Personagem fictícia de Quadrinhos Disney
Afonsinho.jpg
Nome original Afonso Celso Garcia reis
Sexo masculino
Morada vila xurupita
Espécie pato
Amigo(s) Zé Carioca
Pedrão
Nestor
Criado por Ivan Saidenberg (roteiro) Renato Canini (desenho)
Primeira aparição Como Dentinho "Um Guia Em Apuros" em Zé Carioca #1207 (1974)
Como Afonsinho "A Escola De Detetives" em Zé Carioca #1239 (1975)

Afonsinho é um personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca, onde é um dos personagens de maior destaque. Foi criado por Ivan Saidenberg (roteiro) e Renato Canini (desenhos) e reside na Vila Xurupita.

O personagem estreou em 1974 na história "Um Guia Em Apuros" publicada pela primeira vez em Zé Carioca #1207, onde foi chamado de Dentinho, no ano seguinte, na história "A Escola De Detetives", também produzida pela dupla e publicada em Zé Carioca #1239, passa a ser conhecido como Afonsinho, em homenagem ao jogador de futebol Afonso Celso Garcia Reis[1].

Afonsinho é um pato ingênuo, desatento e tímido, e, embora na maior parte do tempo não demonstre inteligência, tem raros momentos de brilhantismo, dos quais o Zé Carioca quer prontamente se aproveitar. Mas, como ele mesmo diz, "as idéias vão se apagando rapidamente na minha cabeça". Assim como seus amigos, Zé Carioca, Pedrão e Nestor, também faz parte da Unidos de Vila Xurupita e do Vila Xurupita Futebol Clube. Nas histórias mais antigas tinha uma quitanda de frutas, onde sempre recebia trotes do Zé. É o assistente do Capitão Porreta, alter-ego do Pedrão.[2] Em raras oportunidades participa dos esquemas do Zé Carioca conscientemente.

Referências

  1. São Paulo: Abril JovemAlmanaque do Zé Carioca (18). 2014. ISSN 01043704 Verifique |issn= (ajuda) 
  2. «Capitao Porreta». Inducks 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]