Afonsinho (Zé Carioca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Afonsinho
Personagem de Quadrinhos Disney
Informações gerais
Primeira aparição Como Dentinho "Um Guia Em Apuros" em Zé Carioca #1207 (1974)
Como Afonsinho "A Escola De Detetives" em Zé Carioca #1239 (1975)
Criado por Ivan Saidenberg (roteiro) Renato Canini (desenho)
Informações pessoais
Nome original Afonso Celso Garcia Reis
Residência vila xurupita
Características físicas
Espécie pato
Sexo masculino
Informações profissionais
Aliados Zé Carioca
Pedrão
Nestor

Afonsinho é um personagem de história em quadrinhos da Disney. Participa do universo do Zé Carioca, onde é um dos personagens de maior destaque. Foi criado por Ivan Saidenberg (roteiro) e Renato Canini (desenhos) e reside na Vila Xurupita.

O personagem estreou em 1974 na história "Um Guia Em Apuros" publicada pela primeira vez em Zé Carioca #1207, onde foi chamado de Dentinho, no ano seguinte, na história "A Escola De Detetives", também produzida pela dupla e publicada em Zé Carioca #1239, passa a ser conhecido como Afonsinho, em homenagem ao jogador de futebol Afonso Celso Garcia Reis.[1]

Afonsinho é um pato ingênuo, desatento e tímido, e, embora na maior parte do tempo não demonstre inteligência, tem raros momentos de brilhantismo, dos quais o Zé Carioca quer prontamente se aproveitar. Mas, como ele mesmo diz, "as idéias vão se apagando rapidamente na minha cabeça". Assim como seus amigos, Zé Carioca, Pedrão e Nestor, também faz parte da Unidos de Vila Xurupita e do Vila Xurupita Futebol Clube. Nas histórias mais antigas tinha uma quitanda de frutas, onde sempre recebia trotes do Zé. É o assistente do Capitão Porreta, alter-ego do Pedrão.[2] Em raras oportunidades participa dos esquemas do Zé Carioca conscientemente.

Referências

  1. São Paulo: Abril JovemAlmanaque do Zé Carioca (18). 2014. ISSN 01043704 Verifique |issn= (ajuda) 
  2. «Capitao Porreta». Inducks 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]