Afonso, Príncipe de Portugal (1526)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Afonso de Portugal ou Afonso de Avis e Habsburgo (24 de Fevereiro de 1526 - 12 de Abril de 1526), foi o Príncipe herdeiro de Portugal ao longo do seu escasso mês e meio de vida.

D. Afonso era o filho mais velho do Rei de Portugal, D. João III e da rainha D. Catarina de Áustria, sendo neto por via paterna de D. Manuel I de Portugal e de D. Maria de Aragão, e por via materna de Filipe I e Joana I de Castela.

A sua trágica morte prematura (muito provavelmente devida à consaguinidade resultante das sucessivas uniões dinásticas entre Portugal e Castela desde o início do século XVI), e prenunciando o que viria a suceder com os demais filhos do casal real, causou grande constrenação na corte. No ano seguinte, com o nascimento da D. Maria Manuela volta a existir um herdeiro para a Coroa.

Precedido por
D. João
Armas principe herdeiro portugal.png
Príncipe herdeiro de Portugal

1526
Sucedido por
D. Maria Manuela

Ver também[editar | editar código-fonte]