Afonso de Santa Maria de Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Família real portuguesa
Casa Real de Portugal
Coat of Arms of the Kingdom of Portugal (1640-1910).png

Afonso de Santa Maria, Príncipe da Beira, Duque de Barcelos (Lisboa, 25 de março de 1996) é o filho mais velho e herdeiro Duarte Pio, Duque de Bragança, o pretendente ao extinto trono de Portugal, e, portanto, um membro da Casa Real Portuguesa. O primeiro filho do duque e Isabel Castro Curvelo de Herédia[1] , o príncipe é o primeiro numa eventual linha de sucessão ao trono português, depois de seu pai.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Como herdeiro de seu pai, ele usa o estilo Alteza real e o título de Príncipe de Portugal. Ele não é, no entanto, denominado como um Infante de Portugal, como esse título é tradicionalmente reservado para as crianças reais mais jovens, o resultado de um mandado de reais emitidos em 1455 por Afonso V de Portugal, para celebrar o nascimento do futuro João II.

Em 1 de Junho de 1996, na Sé de Braga, Afonso foi batizado por Eurico Dias Nogueira, Arcebispo de Braga, Primaz das Espanhas. Desde seu nascimento é estilizado como 16.º Príncipe da Beira e 18.º Duque de Barcelos. Estes são os títulos tradicionalmente reservados para o segundo príncipe na linha de sucessão ao trono.

Seus padrinhos são a Princesa Helena de Bourbon-Duas Sicílias e seu tio materno, Afonso Miguel de Herédia.[2]

Immediatamente após seu batismo, foi consagrado próximo de Guimarães a Nossa Senhora da Oliveira, onde seu antepassado João I (fundador da Casa de Avis), juntamente com seu filho ilegítimo Afonso, Duque de Bragança (fundador da Casa de Bragança), foi agradecer por sua vitória na batalha de Aljubarrota, em 1385, contra sua sobrinha Rainha Beatriz de Portugal e seu marido João I de Castela.

A educação do príncipe Afonso inclui o Malvern College, na Inglaterra.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "L'infant du Portugal est né", Point de Vue (3 au 10 avril, 1996): 9.
  2. "Le Portugal baptise l'héritier de la couronne", Point de Vue (5 au 11 juin, 1996): 12-15.
  3. http://genealogics.org/getperson.php?personID=I00425675&tree=LEO

Ver também[editar | editar código-fonte]