After (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
After
After (PRT/BRA)
Pôster promocional de After
 Estados Unidos
2019 •  cor •  106 min 
Direção Jenny Gage
Produção Anna Todd
Mark Canton
Jennifer Gibgot
Produção executiva Adam Shankman
Meadow Williams
Swen Temmel
Roteiro Susan McMartin
Jenny Gage
Tamara Chestna
Baseado em After, de Anna Todd
Elenco Josephine Langford
Hero Fiennes-Tiffin
Jennifer Beals
Peter Gallagher
Selma Blair
Samuel Larsen
Pia Mia
Inanna Sarkis
Gênero romance
Companhia(s) produtora(s) CalMaple Films
Offspring Entertainment
Voltage Pictures
Diamond Film Productions
Wattpad Studios
Distribuição Estados Unidos Aviron Pictures
Brasil Diamond Films[1]
Lançamento Estados Unidos 12 de abril de 2019
França 17 de abril de 2019
Portugal 11 de abril de 2019
Brasil 11 de abril de 2019
Idioma inglês
Orçamento $14 milhões
Receita $69.7 milhões
Cronologia
After - Depois da verdade (2020)

After é um filme americano de romance baseado no best-seller e livro homônimo da autora Anna Todd, com direção de Jenny Gage e roteiro de Susan McMartin. O filme é estrelado por Josephine Langford como Tessa Young, uma estudante universitária que começa um turbulento relacionamento com o badboy Hardin Scott, vivido por Hero Fiennes Tiffin.

After estreou nos Estados Unidos em 12 de abril 2019.[2] No Brasil, o filme estreou em 11 de abril de 2019, distribuído pela Diamond Films.

Enredo[editar | editar código-fonte]

After segue a história de autodescoberta e despertar sexual de Tessa Young, uma estudante de 18 anos, que sai de casa onde mora com a mãe, uma mulher autoritária e preconceituosa, para iniciar os seus estudos na universidade de Washington. Até então, sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o seu namorado doce e recatado Noah, que conheceu ainda criança. Logo no primeiro dia, Tessa conhece a sua colega de quarto, Steph, quem é o oposto dela, uma garota punk que adora festas e que anda com um grupo de amigos que são como ela. E um desses amigos, é Hardin Scott. Um jovem britânico rude e tatuado que implica com Tessa e seu jeito de garota certinha. Rápida e inesperadamente, Tessa e Hardin se envolvem, e ela que ainda era virgem, vê sua sexualidade aflorar e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Mas Tessa, logo descobre que Hardin possui um passado repleto de fantasmas e ela colocará em dúvida tudo o que sempre soube sobre a vida.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 2014, a Paramount Pictures adquiriu os direitos para adaptar After para os cinemas. Susan McMartin escreveu o roteiro e Jennifer Gibgot ficou responsável pela produção do filme. Mas como o projeto estava em um processo mais lento do que o esperado e parecia não ir para frente, em 2017, Gibgot entrou em um acordo com a Paramount para que os direitos do filme voltassem para a autora, a Paramount aceitou em devolver os direitos, contanto que Gigbot e Todd não procurassem financiamento de grandes estúdios. Por esse motivo o filme foi feito de uma forma totalmente independente e por pequenos estúdios.

Susan McMartin que até então era roteirista de After, deixou o projeto em meados de 2017. Tamara Chestna foi contratada para fazer atualizações no roteiro escrito por McMartin, a diretora Jenny Gage também ficou responsável pelas revisões finais do roteiro.

Os produtores são Mark Canton e Courtney Solomon da CalMaple Films, Jennifer Gibgot da Offspring Entertainment. CallMaple, Voltage Pictures e Diamond Film Production estão financiando o filme. Aaron Levitz do Wattpad, Anna Todd e Dennis Pelino da CalMaple também são produtores. Meadow Williams e Swen Temmel da Diamond Filmes são os produtores executivos junto com Adam Shankman da Offspring Entertainment.

Diretor[editar | editar código-fonte]

Em 28 de novembro de 2017, Anna Todd divulgou que Jenny Gage seria a diretora do longa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Os primeiros atores que Todd cogitou para interpretar os protagonistas foi a atriz francesa Louane Emera e o inglês Douglas Booth. Mas em 2015, Todd despertou interesse pela atriz australiana Indiana Evans e pelo ator Daniel Sharman para interpretar Tessa e Hardin, eles receberam apoio de fãs do mundo todo. No ano seguinte, Gregg Sulkin e Bella Thorne foram cogitados para interpretar os personagens Landon Gibson e Steph Jones no longa, Sulkin até chegou a ter algumas reuniões com os produtores da Paramount.

Em junho de 2017, Sharman deu uma entrevista para a revista ''Da Man'' afirmando que não aceitou o papel de Hardin.

  • Você sabe, eu pensei muito sobre esse projeto, e no final eu decidi que isso não era algo que eu queria fazer. Eu sei que quem quer que fique com esse papel e siga em frente com isso será imensamente amado e famoso. Eu apenas não sinto que é isso que eu quero fazer. Eu provavelmente me perderia nisso.” disse o ator.

Após a desistência de Sharman, os fãs ficaram desolados, mas tentaram encontrar um novo substituto, e um dos favoritos dos fãs era o ator sueco Bill Skarsgard, quem chamou a atenção de Todd. Mas a produtora do longa, Jennifer Gibgot disse que o ator estaria indisponível por conta das filmagens da sequência de IT que aconteceria no mesmo período das filmagens de After. Mas uma surpresa aconteceu, Daniel Sharman voltou atrás e despertou interesse novamente pelo papel de Hardin e isso deixou os fãs eufóricos. Mas com a mudança de estúdio, os novos executivos decidiram fazer algumas mudanças em relação ao casting do filme e optaram por atores mais jovens e desconhecidos. Embora Sharman e Evans tenham sido cotados por dois anos, eles foram considerados ''velhos'' para interpretar estudantes universitários por quatro filmes, já que Sharman tem 33 anos e Evans 29. Em consideração aos fãs, a produção ofereceu um outro papel para Sharman, mas ele recusou.

Audições[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2018, começaram oficialmente as audições para os protagonistas do longa, atores como Nicholas Galitzine, Ash Stymest e até Gregg Sulkin auditaram para o papel do Hardin e atrizes como Danielle Rose Russell, Lilly Van der meer e Charlotte McKee auditaram para o papel de Tessa. A atuação e química era prioridade para os produtores. Foram meses de audições, até que em 8 de maio de 2018, a Variety[3] divulgou em nota oficial que Julia Goldani Telles e o inglês Hero Fiennes Tiffin foram escalados para os papeis principais.

Mas em junho de 2018, a atriz Julia Goldani Telles anunciou em uma carta aberta para os fãs sua saída do longa devido a conflitos de agenda. No mesmo mês, a atriz australiana Josephine Langford foi anunciada como a nova interprete de Tessa Young pelo portal Deadline.

  • Langford afirmou ''Estou tão animada por fazer parte de After como Tessa e poder trazer essa personagem à vida. Afternators esperaram por tanto tempo pra ver essa história ganhar vida e estou animadíssima por ajudar a contar sua história.''[4]

As audições para os demais personagens do longa aconteceram entre abril e maio de 2018, nomes como Debby Ryan, Barbie Ferreira e Blake Michael chegaram a auditar. Em 20 de julho de 2018, a cantora Pia Mia foi escalada como Tristan, personagem que teve o sexo alterado no filme, já que Tristan é um garoto nos livros. Em 21 de julho de 2018, Samuel Larsen foi escalado como Zed Evans. Em 24 de julho de 2018, Peter Gallagher foi escalado como o pai de Hardin, Ken Scott. Em 25 de julho de 2018, Jennifer Beals foi escalada como Karen Gibson. Em 30 de julho de 2018, Selma Blair foi escalada como a mãe de Tessa, Carol.

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens inicialmente estavam programadas para começar em abril de 2018 em Vancouver, Colúmbia Britânica, mas como as audições de Tessa e Hardin ainda não estavam finalizadas, elas foram adiadas. Em 8 de maio de 2018, com o anuncio dos atores principais, foi divulgado que as filmagens começariam em junho de 2018 em Boston, Massachussets. Mas com a saída de Telles e a procura de uma nova Tessa, as filmagens foram novamente adiadas. Ainda no mês de junho, a produtora Jennifer Gibgot confirmou que as filmagens começariam oficialmente em 16 de julho de 2018 em Atlanta, Geórgia. A produção foi concluída em 25 de agosto de 2018.

Em 26 de março em um comercial promocional do filme foi confirmado que o filme recebeu a classificação PG-13.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

O primeiro teaser trailer do filme lançado em novembro de 2018 apresenta a música "Dangerous Woman", da cantora Ariana Grande e o segundo trailer lançado em fevereiro de 2019 é embalado pela música "Good for you", da Selena Gomez. No dia 22 de março foi lançado um single da cantora Pia Mia para a trilha sonora do filme chamada ''Bitter Love''. Em 4 de abril de 2018, a autora Anna Todd divulgou a trilha sonora completa do filme no seu perfil no serviço de streaming Spotify.

  1. Odesza - Just A Memory
  2. Ingrid Michaelson - Light Me Up
  3. Bea Miller - Like That
  4. Freya Ridings - Ultraviolet
  5. Frey Ridings - Blackout
  6. James Bay - Us
  7. Faker - Gold
  8. Alessia Cara - Out of Love
  9. Olivia O'brien - Complicated
  10. The Fray - Look After You
  11. Yoke Lore - Beige
  12. Banners - Someone to you
  13. Colouring - The Wave
  14. Pia Mia - Bitter Love
  15. Dsardy - Step Ahead Remix
  16. Daye Jack - Raw
  17. Brain Tan - Your Magazines
  18. We Are The Fury - Kiss The Sun
  19. T. Flex - Richer

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Em 23 de julho de 2018, o portal Deadline[5] divulgou que After seria distribuído pelo estúdio Aviron Pictures e sua estreia nos cinemas americanos estava agendada para 12 de abril de 2019. No Brasil,[6] Peru, Argentina, Espanha, México e Chile. After foi distribuído pela Diamond Films.

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

After arrecadou $12 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá e $57 milhões em outros países, com bilheteria total de mais de $69 milhões, fazendo com que After se tornasse o filme independente mais lucrativo de 2019. O orçamento do filme foi de $14 milhões.

Sequência[editar | editar código-fonte]

Em 19 de maio, foi confirmada a sequência de After intitulada em After We Collided (No Brasil, After - Depois da verdade) baseado no segundo livro da série escrito por Anna Todd, que ficou responsável pelo roteiro do filme ao lado de Mario Celaya. O segundo filme ganhará uma classificação restrita (Rated-R) para maiores de 17 anos nos Estados Unidos.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2019 Teen Choice Awards Melhor filme de Drama Venceu
Melhor ator de Drama - Hero Fiennes Tiffin Venceu
Melhor atriz de Drama - Josephine Langford Venceu
Ano Prêmio Categoria Resultado
2019 People's Choice Awards Melhor filme de Drama Venceu

Referências

  1. «After». Filme B. Consultado em 12 de fevereiro de 2021 
  2. Hipes, Patrick (23 de julho de 2018). «'After' Movie Based On Anna Todd's YA Books Seals Aviron Pictures Deal, Gets 2019 Release Date». Deadline. Consultado em 24 de julho de 2018 
  3. «Variety.com». Site Variety. Consultado em 20 de Junho de 2018 
  4. «Deadline.com». Site Deadline. Consultado em 9 de Julho de 2018 
  5. «After realease date». Site Deadline. Consultado em 23 de Julho de 2018 
  6. «After ganha distribuidora no Brasil». Site Cinepop. Consultado em 9 de agosto de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço relacionado ao Projeto Entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.