Agacão III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agacão III
Nascimento 2 de novembro de 1877, 1877
Carachi, Bombay Presidency, Índia britânica
Morte 11 de julho de 1957, 1957 (Error: Need valid year, month, day anos)
Versoix
Sepultamento Mausoleum of Aga Khan, Assuão
Cidadania Índia, Índia britânica, Domínio da Índia
Progenitores
Cônjuge Yvette Labrousse, Shahzadi Begum, Cleope Teresa Magliano, Andrée Josephine Carron
Filho(s) Sadruddin Aga Khan, Ali Khan, Giuseppe Mahdi Shah
Alma mater
Ocupação político, diplomata
Prêmios
  • Cavaleiro Grã-Cruz da Real Ordem Vitoriana
  • Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de São Miguel e São Jorge
Título Agacão
Religião Nizaris

Agacão III, nascido Sultão Maomé Xá (em persa: آغا خان الثالث; romaniz.: Sultan Mohamed Shah; Carachi, 2 de Novembro de 1877 – Versoix, 11 de Julho de 1957) foi filho de Agacão II e seu sucessor com a sua morte em 1885. Foi o terceiro imame dos ismailitas a usar este título. Usou ainda os títulos de sir, sultão, príncipe de Bombaim e Presidente da Liga dos Muçulmanos de Toda-a-Índia, de que foi um dos fundadores.

Maomé nasceu em Karachi (naquela época pertencia à colónia britânica da Índia, actualmente ao Paquistão), filho da segunda esposa de Agacão II, Nauabe Alia Xamçul-Muluque, que era neta do da Pérsia, Fate Ali Xá. Foi a mãe quem guiou a sua educação, não só nos preceitos do islão, mas também nos valores da civilização ocidental; Maomé chegou a frequentar Eton College e a Universidade de Cambridge.[1]

Em 1918 publicou um livro que ficou célebre, “India in Transition”. Entre 1934-38 foi chefe da delegação da Índia à Sociedade das Nações e presidente desta organização em 1937-38.

Nos seus jubileus, foi presenteado pelos seus súditos com o seu peso em ouro (em Bombaim e em Nairobi) e simbolicamente em diamantes. Com estes presentes, o príncipe Agacão III continuou a obra dos seus antecessores de apoio ao desenvolvimento e de propaganda religiosa.

Referências

  1. "Aga Khan, Fashionable Londoner, Holds Enormous Power in Islam", The New York Times, 8 July 1923, p. XX5.