Aglomerado de madeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aglomerado de partículas)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados do termo, veja Aglomerado.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aglomerado revestido com folha de madeira.

O aglomerado de partículas, aglomerado de madeira ou simplesmente aglomerado, é um material derivado da madeira. Este material na atualidade é muito usado no feitio de móveis e artesanato, substituindo em parte o compensado. Ele não é apropriado para uso em lugares úmidos ou expostos a luz direta do Sol. É composto por partículas de madeira de três diferentes dimensões unidas por resinas especiais fenólocas e prensagem a quente, de forma que a superfície fique mais densa (partículas menores) e o centro da chapa fique menos denso (partículas maiores). Isto contribui para a estabilidade da chapa e uma superficie menos porosa, que poderá receber aplicação de tintas, vernizes, folheados de madeira ou sintéticos. A madeira utilizada pode vir de plantações próprias (reflorestação) ou restos de madeiras (reciclagem).

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.