Aglomerado de madeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aglomerado de partículas)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados do termo, veja Aglomerado.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aglomerado revestido com folha de madeira.

O aglomerado de partículas, aglomerado de madeira ou simplesmente aglomerado, é um material derivado da madeira. Este tipo de material é feito a dezenas de anos e sua produção tem evoluído tecnicamente de forma significativa, apresentando atualmente alto nível de qualidade, representado pela consistência estrutural, baixa utilização de formaldeídos em sua composição e excelente padrão de acabamento. Hoje é mais conhecido pelo nome de seu processo produtivo, MDP (medium density particle, que em português pode-se traduzir como aglomerado de partículas prensados em média densidade) Atualmente muito usado no feitio de móveis e artesanato, juntamente com o MDF (medium density fiber, que é diferenciado do MDP em seu processo de fabricaçao, que usa fibras da madeira e não partículas). A extensiva utilização do MDP na industria moveleira deriva de seu baixo custo produtivo e suas ótimas características de tração e hidrofilia (Um parafuso fixado nele encontra mais resistencia que no MDF, conferindo mais segurança e resistência. ele também absorve menos água). Porém, poucos tipos de madeira são apropriadas para uso em lugares úmidos ou expostos a luz direta do Sol e certamente não é o caso do MDP ou MDF comum, que não resistem a umidade direta (serem molhados). É composto por partículas de madeira de três diferentes dimensões unidas por resinas especiais fenólocas e prensagem a quente, de forma que a superfície fique mais densa (partículas menores) e o centro da chapa fique menos denso (partículas maiores). Isto contribui para a estabilidade da chapa e uma superfície menos porosa, que poderá receber aplicação de tintas, vernizes, folheados de madeira ou sintéticos. A madeira utilizada pode vir de plantações próprias (reflorestação) ou restos de madeiras (reciclagem).

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.