Agricultura contemporânea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A agricultura contemporânea é caracterizada pela grande utilização de meios tecnológicos, que ampliaram a quantidade e a qualidade da produção, e reprodução de produtos agropecuários.

Com máquinas potentes, e usufruindo de inovações tecnológicas, boa parte dos trabalhadores tiveram seus postos de trabalho retirados, ou seja, deixaram de empregar sua força de trabalho diretamente no trato da terra, e agora exercem outras funções, tais como operar máquinas agrícolas, consertá-las e gerir a propriedade.

Uma das maiores conquistas da agricultura contemporânea foi a invenção das maquinas, que permitem aumentar a produção, diminuir os custos, facilitar o manuseio ou então produzir alimentos com melhores quantidades. Além da modernização e mecanização ocorre a informatização. A agricultura contemporânea gerou o surgimento de novas profissões, tais como: administração rural, biotecnologia, engenharia de alimentos, engenharia de computação para a agropecuária, motoristas, engenharia agrônoma, entre outros. A produção é direcionada tanto para o mercado interno quanto para o externo.

Agricultura contemporânea tem as seguintes características:

  • Pouca mão-de-obra,porém assalariada;
  • Industrialização das atividades agropecuárias;
  • Produção de transgênicos;
Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.