Agricultura extensiva
Esta página ou se(c)ção precisa ser formatada para o padrão wiki. (Outubro de 2023) |
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Outubro de 2023) |
A agricultura extensiva "é um sistema de produção agrícola que usa pequenos insumos de mão-de-obra e fertilizantes eu relação a área de terra cultivada."
VANTAGENS E DESVANTAGENS
As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade. Dentro dos sistemas agrícolas, a agricultura extensiva é um dos métodos mais comumente utilizados em território brasileiro. Como ela é caracterizada pela carência de uma série de tecnologias e também de mão de obra, acaba tendo resultados um pouco mais atrasados do que em outros tipos de sistemas.
COMPARAÇÃO ENTRE AGRICULTURA INTENSIVA E EXTENSIVA
INTENSIVA
Por causa da grande quantidade de tecnologias e de todos os benefícios que pode oferecer ao produtor e também aos colaboradores, o valor de investimento da agricultura intensiva é algo para aqueles que estão devidamente preparados. Isso porque é extremamente alto quando comparado à agricultura extensiva. E, mesmo que seja um investimento alto, a agricultura intensiva consegue recuperar rapidamente o valor. O motivo é que, com tantos implementos de altíssima qualidade, mão de obra devidamente especializada e terras estrategicamente ocupadas, é possível elevar os índices de produtividade e os lucros também
. EXTENSIVA
A agricultura extensiva não demanda uma grande quantidade de investimentos. Como é um tipo de agricultura muito familiar, que depende de trabalho intenso e nem sempre a mão de obra consegue agregar os resultados desejados, ela acaba se adequando à sua maneira para que nada saia do controle financeiro.