Agrinio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agrinio
Agrinio-center.jpg
Geografia
País
Entidade territorial administrativa
Decentralized Administration of Peloponnese, Western Greece and the Ionian (en)
Unidades regionais
Periferias
Município
Municipality of Agrinio (d)
Capital de
Municipality of Agrinio (d)
Área
1 229,33 km2
Altitude
91 m
Coordenadas
Demografia
População
46 899 hab. ()
Densidade
38,2 hab./km2 ()
Identificadores
Código postal
30100
Prefixo telefônico
26410
Website

Pronunciação

Agrinio (grego : Αγρίνιο, pronúncia [aˈɣrinio], latim: Agrinium) é a maior cidade e município da unidade regional Aetolia-Acarnania da Grécia, com 106.053 habitantes. É o centro econômico de Etólia-Acarnânia, embora sua capital seja a cidade de Mesolonghi. A cidade remonta aos tempos antigos. A Agrinio antiga ficava a três quilômetros a nordeste da cidade atual; algumas muralhas e fundações foram escavadas. Nos tempos medievais e até 1836, a cidade era conhecida como Vrachori (Βραχώρι).

A maioria da população local trabalhou por um período importante na indústria do tabaco, desde as últimas décadas do século XIX até o final do século XX. Grandes empresas de tabaco foram fundadas na cidade, incluindo os famosos Papastratos, ao lado de Panagopoulos e Papapetrou. A cidade também é conhecida agrícolamente por sua produção de azeitonas.

O município ampliado Agrinio foi formado na reforma do governo local de 2011 pela fusão dos 10 ex-municípios seguintes, que se tornaram unidades municipais: Agrinio; Angelokastro; Arakynthos; Makryneia; Neapoli; Panaitoliko; Parakampylia; Paravola; Stratos e Thestieis. O município possui uma área de 1229.330 km2, a unidade municipal 162.728 km2.[1]

Referências

  1. «Population & housing census 2001 (incl. area and average elevation)» (PDF). National Statistical Service of Greece (em grego) 
Ícone de esboço Este artigo sobre a Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.