Ahidous

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Músicos e dançarinos de ahidous em 1955
Grupo de ahidous no Festival de Folclore de Marraquexe de 2001

O ahidous (em tifinague: ⴰⵃⵉⴷⵓⵙ) é uma dança tradicional das tribos berberes do Médio e Alto Atlas, Marrocos, na qual homens e mulheres alinhados lado a lado formam rodas flexíveis e ondulantes, ao mesmo tempo que cantam (em berbere: izli ou izlan) ao ritmo do bendir ([pandeireta]] tradicional de Marrocos).

O ahidous é conhecido como sendo o divertimento preferido dos berberes do Marrocos central e o seu meio de expressão mais completo e mais vivo. É dançado nos dias festivos e ,no verão depois das colheitas, quase todas as noites nas aldeias.

Os dançarinos colocam-se em círculo, em semicírculo ou e duas filas frente a frente, só homens, só mulheres ou homens e mulheres alternados, muito próximos uns dos outros, ombro contra ombro, formando um bloco compacto. A dança é ritmada com pandeiretas e palmas. Os movimentos são coletivos, formando como que ondas numa seara ao vento, denotando um sentido de ritmo notável. Quase todos os participantes fazem os mesmos gestos ao mesmo tempo, pelo que a dança apresenta sobretudo um efeito de justaposição. Neste sentido, é muito característica da mentalidade gregária dos berberes. O ahwach dançado pelos também berberes chleuhs do Atlas Ocidental é muito diferente do ahidous.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em francês, cujo título é «Ahidous», especificamente desta versão.
  • Becker, Cynthia J. (2014), Amazigh Arts in Morocco: Women Shaping Berber Identity, ISBN 9780292756199 (em inglês), University of Texas Press, p. 13, 29, 75–94, 127, 142, 148, 155–156, 165–169, 175, 187, consultado em 14 de maio de 2015 
  • «Ahidous» (em francês). Azawan amazigh (músic amazighe). www.azawan.com. Consultado em 14 de maio de 2015  Baseado emRobichez, Jean (1946), Maroc central: cent vingt-trois photographies commentées (em francês), B. Arthaud 
  • Fachzeitschrif, Halima. «Lexikon» (em alemão). www.halima.de. Consultado em 14 de maio de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre dança é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Marrocos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.