Aioina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Aioina (ou Ayoina) é um semi-deus da mitologia japonesa, ligado a animais como o esquilo. Também chamado por Kamui de "homem divino".

No começo, o mundo era apenas um pântano lamacento. Kamui, o deus criador, começou a criar a Terra com a ajuda de uma truta, uma lavandisca e um corvo.

Depois da criação do mundo, ele criou os Ainu, os primeiros seres deste mundo. Eles tinham corpo de terra, cabelos de morrião e costelas feitas com pedaços de salgueiro.

Então, Kamui enviou Aioina para este mundo, para que ele ensinasse os Ainus a caçar e cozinhar. Depois de muito tempo, quando cumpriu sua missão, ele retornou ao mundo dos deuses, e quando lá chegou, os deuses prenderam a respiração enquanto gritavam: "Que terrível fedor de seres humanos aqui!".

Eles cheiraram e vasculharam tudo, até que descobriram que o cheiro de humano vinha das roupas de Aioina. Os deuses mandaram ele descer à Terra e livrar-se de suas roupas.

Lá embaixo, quando Aioina tirou suas sandálias, então, elas transformaram-se nos primeiros esquilos deste mundo.