Air Tractor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Air Tractor Inc. é uma empresa norte-americana de fabrico de aeronavess com sede em Olney, no Texas. A empresa foi criada por Leland Snow em 1978 com o objectivo de fabricar uma nova aeronave para a agricultura, derivada da S-2B (desenhada pela sua anterior empresa, Snow Aeronautical). Designado por Model AT-300 Air Tractor, a nova aeronave fez o seu primeiro voo em 1973. Em 2004, a Air Tractor entregou o seu 2000º aparelho.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Leland Snow começou a desenhar o seu primeiro avião, o S-1, em 1951, terminando dois anos depois. A aeronave foi utilizada para irrigar e pulverizar campos de cultivo no vale de Rio Grande, no Texas, e Nicarágua até 1957. Seguiram-se os modelosS-2A e S-2B, construídas em Olney, em 1958.

Em 1965, Leland Snow vendeu a sua empresa à Rockwell-Standard e foi nomeado vice-president da divisão the Aero Commander. Durante este período, o Model S-2R foi desenvolvido e designado por Thrush. Os priemiros 100 aparelhos foram construíodos na Olney Division antes de a fábrica encerrar e da sua produção ser tranferida para a Geórgia em 1970. Foram produzidas mais de 500 aeronaves na Snow Aeronautical Corporation e Rockwell-Standard, em Olney.

Snow reformou-se da Rockwell e dedicou os dois anos seguintes a desenhar o Air Tractor. A sua construção teve inicio em 1972, com o AT-300, que mais tarde se tornou no AT-301. O primeiro modelo com turbina da Air Tractor, o AT-302, data de 1977.

Dezesseis anos mais tarde, a Air Tractor fabricou a 1100ª aeronave, o que levou a uma expansão da fábrica de Olney. As actuais (2012) aeronaves produzidas pela Air Tractor estão equipadas com motores Pratt & Whitney.

Aeronaves produzidas[editar | editar código-fonte]

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Combate a incêndios[editar | editar código-fonte]

Vigilância e operações militares[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gunston, Bill. World Encyclopedia of Aircraft Manufacturers. Annapolis: Naval Institute Press, 1993. p. 20.
  • Simpson, R. W.. Airlife's General Aviation. Shrewsbury: Airlife Publishing, 1995. p. 31.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]