Aires no Beat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aires no Beat
Informação geral
Nome completo Aires Walter Francisco
Nascimento 07 de março de 1987 (37 anos)
Local de nascimento Luanda
Angola
Género(s) Kizomba, R&B, hip-hop, pop, soul
Ocupação(ões) Produtor Musical & compositor
Instrumento(s) Guitarra, teclado
Período em actividade 1999–actualidade
Gravadora(s) Alfabeat, ManyMindz
Afiliação(ões) Anselmo Ralph, Mylson, Yola Araújo, Edmázia, Zona 5

Aires Walter Francisco, mais conhecido por Aires no Beat (Luanda, 7 de março de 1987), é um produtor musical, compositor, letrista e empresário angolano, responsável pela produção e introdução de muitos e grandes artistas na indústria musical angolana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Compositor desde os 12 anos de idade, Aires cresceu rodeado de instrumentos musicais em casa, que pertenciam ao seu pai, que influenciou-o a ouvir músicas variadas, desde os sembas clássicos da terra, aos sons dos pianos de Richard Clayderman. Mas só quando se mudou para Joanesburgo na Africa do Sul é que começou a dar os primeiros passos na música, foi lá onde aprendeu a tocar instrumentos como teclado e guitarra. A produção veio por influencia de um vizinho sul africano, que na altura ja tinha experiência na arte.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2005 trabalhou com Anselmo Ralph[1] no seu primeiro album intitulado Histórias De Amor [2], teve o single promocional as músicas "Super Homem" e a música "Não Vai Dar" produzidas por Aires no Beat, que foi vencedora do prémio "Balada do Ano" no Top Radio Luanda[3].

Aires no Beat e Anselmo Ralph colaboraram em mais 2 álbuns, em finais de 2006 "As Ultimas Historias de Amor", e em 2009 "O cupido" que foi um record de vendas, vendendo 21mil copias em algumas horas, atingindo em pouco tempo estatuto de Disco de Platina (30mil copias) nos standards da indústria musical angolana[4].

Em 2013 Aires lançou um novo artista para o mercado angolano, de nome artístico Mylson[5], juntos lançaram várias músicas, numa entrevista para o programa Bem-vindos do canal português RTP Africa[6], Aires e Mylson falaram sobre a internacionalização da música angolana. Em 2015 foi lançado o Album "Primeiro Passo" com produção musical de Aires no Beat[7] e Symon Sollo seu amigo e colega na produtora. O album Primeiro Passo foi também editado em Portugal em 2016[8], e teve o seu grande show em Luanda/Angola em julho de 2017, o concerto que teve Aires no beat como um dos produtores do evento, e também como director musical, foi um sucesso e marcou um ponto importante na sua carreira.

Ao longo dos anos Aires produziu e compôs para vários artistas, como Zona 5[7], Edmázia[9], Yola Araújo[3][10], Pérola, Titica[11], Killa Hill, Nsoki, entre outros.

Aires no Beat foi uma das grandes influências da nova geração de produtores musicais que surgiram na última década (2008-2018), tendo muitos deles nomes semelhantes com o sufixo "beat" no final do nome.

Prémios e Nomeações[editar | editar código-fonte]

Lista de prémios e nomeações.
Ano Prémios
2006 Top Radio Luanda Vencedor Balada Do Ano -- Não Vai Dar com Anselmo Ralph
2006 Channel O Music Video Awards Nomeação Best R&B -- Super-Homem com Anselmo Ralph
2007 Consulado De Angola na Africa do Sul reconhece Aires como Produtor Revelação Do Ano
2008 Top Radio Luanda Nomeado Melhor Hip-Hop -- Mobilia Do Club com Zona 5
2010 Channel O Music Video Awards] Nomeação Best R&B -- Domesticado com Anselmo Ralph
2010 Moda Luanda Nomeado Album Do Ano—Em Nome Do Amor com Yola Araújo (Contém as faixas "Leva-me pra dançar", "Te Amo" e "Meu Segredo" produzidas por Aires[12]
2011 Top Radio Luanda Nomeação Balada Do Ano -- Te Amo (com Yola Araújo)
2014 Top Radio Luanda Nomeação Balada do Ano -- Saudade (com Mylson)
2014 Angola Music Awards Nomeação Melhor Kizomba -- Deixa Eu Te Amar (com Mylson)
2016 Angola Music Awards Nomeação Melhor Kizomba -- Teu Feitiço (com Mylson))
2016 Angola Music Awards Vencedor Melhor Jazz -- Vai-te Embora (com Nsoki)[13]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]