Ajuda:Perguntas frequentes/Geral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que é a Wikipédia?

Ver artigo principal: Sobre a Wikipédia
A Wikipédia é uma enciclopédia cujo conteúdo é livre e construído de forma colaborativa, regido pelos termos da licença conhecida como GFDL (Gnu Free Documentation License) ou Creative Commons Attribution-ShareAlike. Isto significa que tal conteúdo, em sua plenitude, pode ser livremente copiado, alterado e redistribuído por terceiros, desde que sejam dados os devidos créditos, segundo as determinações das licenças. A Wikipédia é construída continuamente por meio de um projeto alojado em um sítio da internet (o qual você está lendo neste momento), hospedado e financiado pela Wikimedia Foundation nos Estados Unidos e com diferentes versões para variados idiomas. Para mais informações veja:

Por que se chama Wikipédia?

O nome 'Wikipédia' é uma contração das expressões "wikiwiki" e "enciclopédia". A versão lusófona da Wikipédia adotou por convenção a forma "Wikipédia", acentuada.

O que é um Wiki?

Um Wiki é uma coleção de páginas na web conectadas entre si, como qualquer outro sítio da internet. Porém, os sítios do tipo wiki possuem o diferencial de que a totalidade ou a maior parte de suas páginas poder ser, além de visitadas, editadas e atualizadas por qualquer usuário a qualquer momento.
A idéia e o primeiro programa que a possibilitava foram desenvolvidos por Ward Cunningham. Como a Wikipédia é editada sobre um software do tipo wiki, é possível até mesmo editar essa página que você está lendo: para tanto, só é necessário clicar no botão "editar" na aba respectiva localizada no topo do artigo [1]. Para editar apenas uma seção do documento é só clicar no botão "[editar]" localizado à direita da página, situado na mesma linha do tópico desejado. Se você não desejar adicionar, corrigir ou alterar nada nessa página mas quiser ver como tudo funciona, tente a Página de testes.
Veja também:

Quais são os objetivos da Wikipédia?

O objetivo da Wikipédia é criar uma enciclopédia livre — no sentido de que seu conteúdo possa ser utilizado, copiado, modificado e distribuído por qualquer um, para qualquer fim, mesmo comercial —, segundo os termos da GFDL. Em um sentido mais amplo, pretende produzir colaborativamente uma compilação do conhecimento humano, de forma imparcial e apresentando recursos confiáveis. É um objetivo ambicioso, de forma que serão necessários muitos anos de trabalho para atingi-lo. Segundo as palavras de Jimmy Wales, co-fundador da Wikipédia, ela é um "esforço para construir uma enciclopédia livre e da mais alta qualidade em vários idiomas e distribui-la para cada indivíduo no planeta na sua própria língua (an effort to create and distribute a multilingual free encyclopedia of the highest quality to every single person on the planet in their own language.) [2].

Quem é o dono da Wikipédia?

A Wikipédia é gerenciada e financiada por uma organização filantrópica chamada Wikimedia Foundation, com sede na Flórida, Estados Unidos, que também gerencia a operação de projetos similares como o Wikcionário (um dicionário livre no formato wiki), o Wikimedia Commons (um diretório de conteúdo multimídia livre) entre outros, além de ser dona desses domínios na internet e da marca "Wikipédia". Porém, a Wikipédia é construída continuamente pela contribuição de seus milhares de voluntários no mundo todo e, tendo seu conteúdo livre segundo os termos da licença GFDL, pode ser explorada por qualquer indivíduo ou grupo em qualquer lugar do globo, desde que estes atribuam os créditos de autoria para a Wikimedia Foundation e os editores voluntários da Wikipédia.
Antigamente (até meados de 2003) a dona dos servidores do site era a Bomis, Inc., uma companhia cujo proprietário era naquele momento o empresário Jimbo Wales, o qual mais tarde seria o fundador da Wikimedia Foundation. Ao anunciar a detenção de todos os nomes de domínio bem como do equipamento técnico, a Wikimedia Foundation teve esses bens transferidos para si. Ainda assim, os princípios articulados pelo Sr. Wales para guiar a gerência desse site e da comunidade ainda são válidos e estão em uso. Esses princípios estão disponíveis, em inglês, aqui
Os artigos hospedados nesse site são lançados por seus autores em concordância com a Licença de Documentação Livre GNU (GNU Free Documentation License) ou Creative Commons Attribution/Share-Alike License 4.0, de forma que eles sejam de conteúdo aberto e possam ser reproduzidos livremente sob a mesma licença. Para mais informações acerca de como usar o conteúdo da Wikipédia veja:

Quem é o responsável pelos artigos na Wikipédia?

Os wikipedistas. Isto tudo é um esforço de colaboração. Centenas de milhares de pessoas têm contribuído em diferentes partes do projeto, e qualquer um pode fazê-lo, até mesmo você. Tudo o que você precisa é saber como se edita uma página e ter algum conhecimento enciclopédico que você queira compartilhar.
Você pode descobrir quem é o responsável pelas versões mais recentes de qualquer página clicando no link "história" na tab superior do artigo. Mas se você descobrir um erro na última revisão desse artigo, você é altamente encorajado a ser audaz e corrigir a falha. Esta prática é um dos mecanismos básicos de revisão que mantêm a confiabilidade da enciclopédia.
Se você não tiver certeza se deve corrigir ou achar o texto confuso, faça uma citação do material em questão na página de discussão do artigo e deixe o tema em aberto. Isso ajuda a eliminar erros, imperfeições ou expressões equivocadas mais rapidamente, além de ser um procedimento tido em alta estima pela comunidade.

Como eu posso contactar o projeto por e-mail?

Dada a natureza de colaboração massiva do projeto, não existe um endereço de e-mail oficial. Se você estiver procurando por um contato oficial, no entanto, ligado à Wikimedia Foundation nos Estados Unidos, procure os endereços adequados no sítio da fundação. Se, no entanto, você estiver procurando uma forma de contato com a comunidade da Wikipédia local, então veja a próxima pergunta.
Ver também:
  • Contato. Formas de contato com representantes ligados à Wikipédia lusófona
  • Administradores. Usuários da Wikipédia lusófona com funções de zeladoria deste sítio.

Onde eu posso falar sobre a Wikipédia com outros usuários?

Na Wikipédia lusófona, o principal espaço de discussão a respeito do projeto por parte da comunidade é a Esplanada. Há, no entanto, uma lista de discussão e também o Meta-Wikipédia, no qual podem ser discutidos aspectos gerais de todos os projetos da Wikimedia Foundation. Se você quiser se comunicar com um usuário em especial, deixe uma mensagem em sua Página de discussão; é possível encontrar uma lista de páginas de usuário (e inclusive linkar qualquer daquelas páginas à sua própria) na lista de wikipedistas. Muitos deles registraram seus endereços de e-mail, que você poderá usar clicando no link "Contactar usuário" localizado no frame esquerdo da página do wikipedista.

O que é a Nupedia?

A Nupedia era um projeto enciclopédico mais formal, do qual se originou a Wikipédia. A Nupedia pretendia criar uma enciclopédia livre similar à Wikipédia, mas baseada em um projeto fechado e restrito a acadêmicos credenciados e em uma estrutura de edição hierarquizada e centralizada, diferente da estrutura aberta e descentralizada da Wikipédia, na qual não há hierarquia. Atualmente o projeto da Nupedia está extinto, mas o pouco material que foi criado foi de alguma forma incorporado à Wikipédia. Para mais detalhes, veja:

Eu tenho que me registrar? Não posso simplesmente editar artigos de forma anônima?

Se quiser editar ou criar artigos, sim. Por decisão da comunidade, desde 4 de outubro de 2020 na Wikipédia lusófona é necessário o registro de conta para editar ou criar artigos. Wikipedistas registrados usufruem de vários benefícios. Entre eles está a reputação positiva que acompanha um trabalho de qualidade. Wikipedistas veteranos são respeitados, principalmente no que diz respeito a acabar com disputas envolvendo artigos. Isso não quer dizer que exista uma hierarquia na Wikipédia - apesar de que haja editores com habilidades administrativas (veja Wikipedia:Administradores), eles são aprovados pela comunidade, e o objetivo da maioria dos wikipedistas é mostrar que a democracia, ainda que com um toque anarquista, continua sendo o poder supremo na Wikipédia. Além disso, os wikipedistas com nomes de usuário estão mais anônimos que os contribuintes que não estão logados: enquanto todos podem ver o endereço IP do usuário que não está logado, apenas verificadores autorizados pela Wikimedia Foundation têm o poder de reconhecer o IP do usuário logado. Portanto, se está preocupado com privacidade ou anonimato, é altamente aconselhável que se cadastre para esconder seu IP.
Contudo, se você quiser continuar à margem, pode ainda assim participar em páginas de discussão e de ajuda.

Veja também: Por que registrar-se?

Como saber se a informação presente no artigo está correta?

Como qualquer um pode editar qualquer artigo, obviamente é possível que informações parciais, desatualizadas ou incorretas estejam presentes nos documentos. Contudo, pelo fato de existirem tantas outras pessoas lendo artigos e monitorando contribuições através da página de Mudanças Recentes, a informação geralmente é rapidamente filtrada. Portanto, a precisão geral da enciclopédia está sempre melhorando, na proporção em que atrai mais contribuidores. Por isso você é encorajado a ajudar, corrigindo artigos e disseminando seu conhecimento.

Sabiam que o site X parece estar violando os direitos autorais da Wikipédia?

É bastante provável que a resposta seja sim, e é bem possível que estejam agindo dentro de seus direitos. Qualquer pessoa pode copiar ou disseminar o conteúdo da Wikipédia, contanto que obedeça à licença Creative Commons by SA 4.0[1].

Ver também

Notas

  1. Lembre-se que, apesar da liberdade de edição, esta é sujeita a regras aprovadas pela comunidade da Wikipédia. Para mais detalhes veja Wikipedia:Normas de conduta
  2. Fonte da frase