Ajuda:Perguntas frequentes/Técnico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quando é que um artigo passa a contar nas estatísticas?

Por muito texto que um artigo possa conter, apenas será considerado válido nas estatísticas se tiver pelo menos um interlink para o domínio principal. Para detalhes, ver mw:Manual:$wgArticleCountMethod.


Um artigo aparece três vezes na categoria. Como posso resolver esse problema?

Duas maneiras: esperar ou pedir que um administrador delete o artigo e restaure-o. O administrador deve lembrar que se houver um artigo de mesmo nome já deletado, o histórico de ambos serão misturados no processo. A solução é mover o artigo para um nome inexistente na lixeira de artigos deletados.

O MediaWiki não limita o tamanho das imagens?

O MediaWiki, software usado na Wikipédia, limita o tamanho das imagens quando é especificado um valor no código que apresenta as mesmas, por exemplo:

[[Imagem:IMG 0086.JPG|150px]]

O software, irá assim criar uma imagem com um tamanho de 150px de largura. Sendo assim cada vez que você vê uma imagem encontra-se a ver uma cópia da original, uma cópia em que o tamanho foi modificado para não subcarregar a sua ligação, sendo mais fácil carregar a página e a imagem.

Nota: A localização da imagem reduzida pode ser obtida, com:

  • Firefox: Clicando com o botão direito, Show image location
  • Internet Explorer: Clicando com o botão direito, Propriedades

Um artigo aparece na página de "Artigos afluentes" a ligar-se a ele próprio, mas não tem qualquer ligação na página. Como resolver?

Antes de mais nada vou dar um exemplo do erro:

Os seguintes artigos contêm ligações para este:

  • Artigo (página de redirecionamento)
    • Artigo (página de redirecionamento)
      • Artigo (página de redirecionamento)

Para resolver este problema edite a página Artigo e salve a mesma sem fazer qualquer alteração, a chamada edição nula. O problema deverá ficar resolvido, caso não fique resolvido reporte o erro a um administrador.

Os redireccionamentos para imagens funcionam?

Não.

Como é feito o armazenamento das revisões antigas?

Existe a noção de que o MediaWiki armazena (na tabela 'old') os diferenciais entre reviões (diff). Porém, está incorrecto.

No mediawiki 1.4, as revisões são guardadas na íntegra, podendo, eventualmente, ser comprimidas. Na verdade, a compressão será tanto melhor quanto o número de revisões semelhantes.

Por outro lado, este é ainda um assunto em estudo. Segundo os testes dos developers, os diffs representam uma pior aposta ao longo prazo: um artigo tem tendência a ter muitas revisões, e os diffs (por serem pequenos) não são tão comprimidos como 3 revisões, por exemplo. A curto prazo pode tratar-se, efectivamente, de um desperdício de recursos, não esquecendo, porém, que os diffs transportam consigo contexto.

Um exemplo, suponhamos que temos dois artigos idênticos: um acabadinho de criar com 32K (2 revisões=1 'cur' e outra 'old') e outro que sofreu edit wars, com 31 revisões e também 32K. Para o primeiro, o armazenamento da 'old' fica algures nos 16K (suponhamos). Pela lógica, o segundo seria 30*16K. Mas não. Na verdade, a 'old' do segundo será algo como uns 50K, já que muitas das revisões são idênticas em muitas partes (senão coincidentes). Claro que os valores dependem de muitos factores, mas era só para dar uma idéia.

Fonte: http://zwinger.wikimedia.org/berlin/Wikipedia_21C3-TimStarling.pdf

Como detectar se um utilizador já existe

Dirija-se à página de usuário que seria de esperar desse utilizador - por exemplo, para um utilizador de alcunha/apelido Sockpuppet, a eventual página pessoal seria Usuário:Sockpuppet. Ora, se o utilizador existir, irá aparecer do lado esquerdo, no local do costume, o link para Contribuições do usuário. Se o utilizador não existir, esse link não irá aparecer, como no caso de um artigo normalíssimo.

Outro método seria procurar na lista de utilizadores, embora seja um pouco mais moroso.

Ainda outro método (enquanto este link funcionar) será o de utilizar esta ou (mais...) ferramentas, que permite contar as edições. Se o utilizador existir, dará o número de contribuições (incluindo zero), se não existir irá aparecer uma mensagem User does not exist.