Ajuda:Guia de edição/Divisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A extensão de uma determinada entrada na Wikipédia tende a crescer de acordo com a quantidade de informações adicionadas por usuários. Isso não pode ser levado ao extremo, manter páginas que se alongam indefinidamente: artigos exageradamente longos podem causar problemas. O que se deve fazer então é remover informações periodicamente, de acordo com o crescimento do artigo, para que se possa deixá-lo num tamanho ideal. Entretanto, isso não significa que se deva remover a informação da Wikipedia - essa atitude aniquilaria o próprio propósito de contribuição. Em vez disso, deve-se criar novas entradas para abrigar a informação abjudicada.

Felizmente as entradas da Wikipedia tendem a crescer de um modo que propicia a criação natural de novas entradas. O texto de qualquer uma dessas entradas consiste numa seqüência de subtópicos ao mesmo tempo relacionados e distintos.

O objetivo básico da Wikipedia é proporcionar uma entrada para qualquer assunto que possa notificar entradas providas de sentido e significância.

Quando há texto suficiente num dado subtópico que o faça merecer uma entrada própria, esse texto pode ser abjudicado do texto maior, do tópico principal. Deixa-se um pequeno resumo do subtópico no texto principal e disponibiliza-se um link à nova entrada feita.

Como marcar um artigo com o rótulo divisão?

Para marcar o artigo como divisão, adiciona-se o texto {{divisão}} no início do artigo. O artigo será automaticamente o artigo base, e o demais artigos criados a partir da divisão os artigos secundários. Se o caso citado não se aplicar, deverá ser discutido na página de discussão.

Predefinições

Pode-se utilizar a predefinição {{divisão}} para propor a divisão de páginas ou sessões. Em caso de necessidade, outros tipos de predefinições poderão ser sugeridos na página de discussão.

Ver também