Ajuda:Guia de edição/Reestruturar uma página de discussão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Reestruturação é uma forma de edição com o objetivo de melhorar a legibilidade preservando o sentido original. O termo embute a ideia de remoção de conteúdo supérfluo, indexação de trechos longos e outros meios que possam alterar a apresentação da informação. Da mesma maneira que em computação, a reestruturação de uma página de discussão deve procurar preservar as intenções iniciais dos autores originais.

A reestruturação de uma página de discussão pode ser utilizada para limpar o acúmulo de comentários irrelevantes ou pouco claros. Tal acumulo pode dificultar a compreensão de uma discussão em andamento e desencorajar o envolvimento de colaboradores em potencial. Tanto a reestruturação quanto o arquivamento promovem a produtividade das discussões melhorando a clareza e a acessibilidade.

Uma reestruturação deve ser feita apenas quando há pressuposição de boa-fé da parte dos editores envolvidos na página de discussão. Caso haja discussões acaloradas recentes na página de discussão, essa boa fé talvez não esteja presente. Se outro editor tiver objeção à reestruturação as mudanças devem ser revertidas. De todo modo, caso a página esteja maior do que o tamanho recomendado, o arquivamento da página de discussão ou de seções com contribuições antigas ainda poderá ser feito ser a reestruturação.

Considerações[editar | editar código-fonte]

Ao executar uma reestruturação alguns pontos devem ser considerados:

  • Uma reestruturação pode causar confusão caso seja implementada de maneira inadequada em uma discussão em andamento; o editor deve ter todo cuidado em preservar toda discussão e todo detalhe relevantes ao contexto.
  • Os editores devem ter em mente a perspectiva dos novatos; o conteúdo que irá favorecer de alguma forma a compreensão de alguém que ainda não leu toda página deve ser sempre preservado.

É necessário estar ciente de que nem todo editor poderá concordar com as decisões tomadas na reestruturação, ou mesmo na proposta geral de reestruturação. Forneça links para o original, sem edições, de modo que outros possam conferir as mudanças e, se necessário, voltar ao original para clarificar o que um autor realmente disse. Esta combinação de reestruturação e arquivamento sempre irá prevenir reclamações sobre informação perdida. Deixe claro aquilo que foi reestruturado para que ninguém seja induzido a crer que está diante da discussão original.

Se achar que as pessoas poderão objetar sobre a reestruturação da discussão, faça seu sumario em uma página diferente. Em lugar de reduzir os arquivos 7 a 10 de [[Discussão:Exemplificando]], crie uma nova página com o título [[ Discussão:Exemplificando/Resumo dos arquivos 7 a 10]]. Faça um link par isto no topo dos arquivos correspondentes e para a página de discussões. Isso dará aos editores que se achegarem a chance de ter uma ideia rápida sem o risco de perder o que se passou anteriormente. Manter o link para o arquivo favorecerá o contentamento tanto dos que preferem o texto completo quanto dos que preferem o resumo.