Ajuda:Secção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ajuda:TOC)

No contexto da Wikipédia, secção (português europeu) ou seção (português brasileiro) é uma parte de uma página. As páginas podem ser divididas em secções através do código wiki ==Nome da secção==. As páginas contêm normalmente várias secções para facilitarem a leitura, a divisão do texto por tópicos e consequentemente a criação de um índice automático da própria página. Além disso as secções também permitem posteriormente, após gravar (salvar) uma página com secções, a edição de uma dada secção sem ser necessário carregar e editar todo o texto da página.

A secção inicial, que consiste normalmente no parágrafo introdutório da página, não utiliza nenhum código para inserir a secção nem aparece no índice de conteúdos. Trata-se normalmente de um (ou pouco mais do que um) parágrafo que explica resumidamente o assunto da página tal como se pode ver nesta página sobre secções. Para mais informações consultar a página Wikipedia:Livro de estilo/Seção introdutória.

Nota: normalmente os editores da Wikipédia designam as secções e subsecções (ou secções de nível 2 e de nível 3 por exemplo) apenas como "secções". Nesta página utilizam-se essas designações para diferenciar o nível de secções.

Como criar secções[editar | editar código-fonte]

As secções são criadas com a seguinte sintaxe ao editar uma página da Wikipédia:

Código É mostrado
== Nome da secção ==

texto 1

=== Nome da subsecção ===
texto 2

==== Nome da sub-subsecção ====
texto 3

Nome da secção        [editar]


texto 1

Nome da subsecção        [editar]

texto 2

Nome da sub-subsecção        [editar]

texto 3

Notar que os nomes das secções do exemplo anterior são exemplificativos. Cada nome da secção deve ficar entre os sinais de igual de ambos os lados e pode incluir ou não um ou vários espaços adicionais entre os sinais e o nome da secção. Por exemplo, o código ==Secção X== tem o mesmo resultado de == Secção X ==. A quantidade de sinais iguais determina o nível da secção que é mostrado depois no #Índice de conteúdos assim como o tamanho da fonte utilizada no nome da secção.

Também é possível criar uma secção de cabeçalho com o código =Cabeçalho= mas não é recomendável fazê-lo pois esse cabeçalho tem o mesmo tamanho da fonte do título da página. Este raramente é utilizado na Wikipédia e deve ser usado apenas em casos especiais fora do domínio principal de artigos enciclopédicos.

O número de sinais de igual deve ser o mesmo de ambos os lados do nome da secção. Caso se introduza o código ===Secção== Será mostrada uma secção de nível 2 com o nome "=Secção".

Os nomes das secções (incluindo sub-secções e sub-subsecções) devem ser únicos em cada página. Caso 2 secções de uma dada página tenham o mesmo nome podem ocorrer os seguintes problemas:

  • as ligações internas para uma dessas secções com o mesmo nome (por exemplo [[Ajuda:Secção#Como criar secções]]) irão ligar apenas à primeira secção e nunca à segunda com o mesmo nome;
  • quando alguém editar uma dessas secções com o mesmo nome, o sumário de edição será automaticamente criado com o nome da secção podendo induzir em erro outras pessoas ao determinar qual das secções foi editada;
  • após gravar uma edição na página, o navegador poderá mostrar de seguida a secção errada e não a que foi editada.

Para usuários registados que tenham ativado nas preferências de usuário "Autonumerar cabeçalhos" disponível na aba "Aspeto", as secções são numeradas no índice de conteúdos e no nome das próprias secções.

Nome de secções[editar | editar código-fonte]

Os nomes de secções devem ser sucintos. Não se deve colocar um nome muito longo numa secção pois pode alterar demasiado o aspecto da página e é muitas vezes desnecessário. Por exemplo, na página Rússia não se deve colocar uma secção com o nome "História da Rússia", mas apenas "História" pois é suposto os leitores saberem que estão a visualizar a página "Rússia". Para mais informações consultar Wikipedia:Livro de estilo#Títulos das seções do artigo

Nível das secções[editar | editar código-fonte]

O MediaWiki, o software que permite o funcionamento da Wikipédia como um sítio wiki, está configurado na Wikipédia para aceitar os seguintes níveis de secções:

=Secção de nível 1 (cabeçalho)=
==Secção de nível 2 (secção)==
===Secção de nível 3 (subsecção)===
====Secção de nível 4====
=====Secção de nível 5=====
======Secção de nível 6======

Geralmente apenas são utilizadas as secções de 2º nível (secção) e de 3º nível (subsecção). Caso se introduza uma secção de 7º nível, é mostrada como de 6º nível e o nome inclui o sinal igual de ambos os lados. Por exemplo =========Secção de 9º nível========= é mostrado como nome da secção: ===Secção de 9º nível=== pois está limitado até 6 níveis.

Notar que apesar do MediaWiki permitir que se introduza uma subsecção sem a própria secção a anteceder, não se deve fazê-lo conforme definido no livro de estilo.

A secção de nível 1 geralmente não deve ser usada a não ser em casos especiais.

Índice de conteúdos[editar | editar código-fonte]

O índice de conteúdos (também chamado índice de secções, tabela de secções, tabela de conteúdos ou TOC - iniciais de Table of Contents) é uma lista com os nomes das secções presentes numa dada página. Pode ver um exemplo de um índice de conteúdos no início desta página. Normalmente o índice de conteúdos aparece imediatamente antes da primeira secção colocada na página (após o parágrafo introdutório, se existir) e é apresentado automaticamente em todas as páginas que contenham pelo menos 3 secções, a não ser que:

  • nas preferências de usuário (apenas disponível a quem entrou na sua conta) tenha desativado o índice de secções (só se aplica à conta de usuário e não a todos os usuários);
  • a página contenha a "palavra mágica" cujo código consiste em __NOTOC__ (código visível apenas ao editar a página). Notar que normalmente não se deve usar este código a não ser em situações especiais e fora do domínio principal onde estão os artigos enciclopédicos.

Caso a página não tenha pelo menos 3 secções, o índice de conteúdos não é mostrado, por ser desnecessário, dado que o índice só é útil caso a página contenha bastante informação, facilitando assim a leitura de um texto longo.

O índice de conteúdos é sempre mostrado, mesmo que tenha menos de 3 secções caso seja utilizado o código __FORCETOC__ ou __TOC__. Estes códigos também não devem ser utilizados a não ser em casos especiais, pois determinam inclusive a localização do índice de conteúdos, que pode ficar num local diferente do texto comparado com todos os outros artigos da Wikipédia.

Com __FORCETOC__ o índice é mostrado imediatamente antes da primeira secção. Com o código __TOC__, o índice é mostrado no local em que o código é colocado, mesmo que seja no final da página. Este último permite colocar o índice em outras posições, como à direita, dentro de uma tabela, etc. Também permite mostrar o índice várias vezes na mesma página (útil quando a página contém uma lista bastante longa como uma lista alfabética).

Para facilitar o posicionamento e a configuração do índice de conteúdos existem as predefinições:

  • {{TOC-direita}} - coloca automaticamente o índice de conteúdos à direita.
  • {{Peqind}} - mostra um índice alfabético (deve ser usado apenas em páginas de listas ou similares).

Ligações a secções[editar | editar código-fonte]

Para fazer uma ligação interna a uma secção da mesma página pode-se utilizar o seguinte código [[#nome da secção]] ou [[#nome da secção|texto mostrado]]. Por exemplo, para fazer uma ligação para esta secção, utiliza-se o código [[#Ligações a secções|ver secção ligações a secções]] que resulta em: ver secção ligações a secções, ou [[#Ligações a secções]] que resulta em #Ligações a secções. Se clicar nessa ligação irá ser direccionado para o início desta secção.

Para fazer uma ligação a uma secção de outra página é necessário especificar o nome da página e da secção, utilizando o código [[Nome da página#nome da secção|texto mostrado]] ou [[Nome da página#nome da secção]].

Caso existam duas secções com o mesmo nome, independentemente do nível da secção, pode-se especificar uma ligação para uma secção específica, acrescentando no final do nome da secção um traço inferior e o número da secção com o mesmo nome. Por exemplo, caso uma página contenha uma secção com o nome "Exemplo" e outras duas com o mesmo nome "Exemplo", para fazer a ligação à primeira utiliza-se o código [[#Exemplo]], para a segunda utiliza-se o código [[#Exemplo_2]] e para a terceira utiliza-se o código [[#Exemplo_3]].

Notar no entanto, que deve-se evitar definir secções com nomes iguais. Os sumários de edição automáticos são sempre preenchidos com o nome da secção. Se existirem duas com o mesmo nome pode originar alguma confusão em perceber qual das edições foi editada, sendo necessário comparar a diferença entre edições.

Para criar uma âncora de destino para uma secção não existente, pode-se utilizar o código <span id="nome_da_âncora"></span> ou como alternativa mais fácil também se pode utilizar a Predefinição:Âncora com o código {{âncora|nome_da_âncora}}

Notas:

  • O truque da barra vertical não funciona em nomes de secções:
    • o código [[#secção|]] resulta em: [[#secção|]]
    • o código [[página#secção|]] resulta em: [[página#secção|]]
    • o código [[domínio:página#secção|]] resulta em: [[domínio:página#secção|]]
  • Se o nome da secção for apenas um espaço em branco, isso resulta numa ligação para o índice de secções que não funciona.

Secções em páginas transcluídas[editar | editar código-fonte]

As secções em páginas que sejam transcluídas, incluindo as predefinições, são numeradas e posicionadas de acordo com o local e secção anterior onde é transcluída. Por exemplo, se uma predefinição tiver uma secção de nível 2 e outra de nível 3, ao ser utilizada numa outra página a seguir a uma secção de nível 2, essas secções da predefinição aparecerão em nível 3 e nível 4.

Ligações a secções e redirecionamentos[editar | editar código-fonte]

Uma ligação para a secção de uma página, na qual a página é um redireccionamento, a ligação irá direcionar para a secção da página o destino do redirecionamento. Ou seja, os redirecionamentos também funcionam para ligações a secções.

Notar que, quando o nome de uma secção é alterado, a ligação para essa secção não funcionará. A ligação apenas irá direcionar para a página de destino e não para a secção da página de destino. Além disso não existe a ferramenta Páginas afluentes (ou ligações afluentes) unicamente para secções. Para solucionar este problema existem algumas soluções:

  • Colocar uma âncora através da Predefinição:Âncora. Neste caso o redirecionamento funcionará se alterarem o nome da secção mas não se alterarem o nome da âncora.
  • Colocar um comentário escondido na secção para informar que se deve alterar também as ligações para essa secção caso se altere o nome da secção. Por exemplo, através do código
==Secção XY==
<!---Caso se altere o nome desta secção, por favor alterar também a ligação para esta secção na página [[XYZ]]--->
  • Em vez de ligar diretamente à secção, ligar a uma página que contenha um redirecionamento para a secção. Isto é útil caso se preveja que o nome da secção pode mudar e se existirem muitas ligações para essa secção.
  • Fazer da secção uma página separada ou predefinição.

Deve-se ter em conta, no entanto, que estas opções devem ser utilizadas em casos especiais e não generalizadamente em artigos enciclopédicos, pois acrescentam código desnecessariamente à página e complicam a edição da página.

Editar secções[editar | editar código-fonte]

As secções podem ser editadas individualmente clicando em "[editar]" que se encontra do lado direito do título da secção. Também é possível editar clicando apenas uma vez com o botão direito do rato (mouse) na secção se tiver ativado essa opção nas preferências de usuário. Ao editar uma secção, irá aparecer todo o conteúdo que exista antes da próxima secção do mesmo nível, incluíndo subsecções desta caso existam. Por exemplo, se editar uma secção de nível 2 que contém outra de nível 3 (subsecção), irá aparecer na janela de edição o conteúdo dessas 2 secções, mas não as seguintes de nível 2.

Ao editar uma secção, irá aparecer o seguinte endereço (URL) no navegador:

//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ajuda:Sec%C3%A7%C3%A3o&action=edit&section=5

Notar que em vez do nome da secção, é utilizado um número. No exemplo anterior é o "5". Cada uma das secções (e sub-secções) de uma página tem um número. Mas ao contrário dos números do índice de conteúdos que podem ser "1", "1.1", "2", "2.1.", estas secções são numeradas como "1", "2", "3", "4" automaticamente. O número destas secções é alterado automaticamente caso acrescentem ou retirem secções numa dada página.

A edição de secções é útil em algumas situações:

  • Caso a página seja longa;
  • Caso tenha uma ligação à internet lenta;
  • Caso apenas necessite de editar essa secção e manter as restantes intactas;
  • Caso a página que pretende editar está a ser constantemente editada num curto espaço de tempo por vários usuários. Esta situação não é comum. Mesmo assim, caso alguém edite uma página inteira e grave (salve) antes de outro usuário gravar a edição de apenas uma secção, este último usuário terá um conflito de edição. Nestes casos é preferível editar a página mais tarde quando não houver edições constantes na página.

Adicionar uma secção no final da página[editar | editar código-fonte]

Em páginas de discussão pode-se adicionar uma secção no fim da página clicando na aba "nova seção" que se encontra no topo da página. Notar que, ao adicionar uma secção a uma página desta forma, o sumário de edição será o próprio nome da secção e o campo para o preencher aparecerá por cima da janela de edição com o nome "Assunto:", ao contrário do sumário de edição que aparece por baixo da janela de edição. Ao preencher este campo não deve colocar ==Nome da secção== mas apenas o nome da secção, pois o MediaWiki acrescentará automaticamente o código da secção.

Editar antes da primeira edição[editar | editar código-fonte]

Geralmente não existe nenhuma aba (menu ou botão) para editar o cabeçalho da página, ou texto introdutório antes da primeira secção tal como existe para editar a página toda (aba "editar") ou uma secção (botão [editar] do lado direito de cada secção). Pode no entanto acrescentar uma aba para o fazer na aba "Gadgets" nas preferências de usuário.

Previsão da edição[editar | editar código-fonte]

A previsão de edição de uma secção nem sempre mostra tudo o que aparece na página. Por exemplo, quando uma imagem utilizada numa secção anterior, devido ao texto é deslocada para a secção seguinte (o código que define a imagem está na secção anterior, mas a visualização da imagem encontra-se na secção seguinte).

Além disso, ao editar uma secção, aparece no final da página (que inclui a janela de edição, botões de gravar página, etc.) a lista de predefinições utilizadas na página toda e não na secção. Para visualizar apenas as predefinições usadas, é necessário clicar no botão mostrar previsão e serão mostradas nessa mesma lista apenas as predefinições usadas na secção. Ter em conta que, apesar de normalmente serem mostradas predefinições, também são mostradas transclusões de páginas em geral, incluindo mensagens do domínio MediaWiki, caso existam na página.

Subsecções[editar | editar código-fonte]

As subsecções aparecem na parte da secção "mãe" que se edita. Ao editar e prever uma edição de uma secção com subsecções, seja de que nível for, a numeração pode aparecer de forma diferente da página completa. Ou seja, se edita por exemplo a secção "3.2" com as subsecções "3.2.1" e "3.2.2", estas serão numeradas na edição como "1.1", "1.1.1" e "1.1.2".

Tamanho das secções[editar | editar código-fonte]

A quantidade de informação presente numa secção pode variar dependendo do assunto e de outros fatores. Assuntos complexos, como por exemplo artigos sobre bioquímica, que apresentem muitos nomes e mecanismos num curto intervalo podem ter uma secção pequena. Por outro lado, Assuntos mais simples, como os artigos sobre filmes, podem ter secções mais longas. Cada secção ideal tem provavelmente entre 80 e 500 palavras. Mais especificamente, em assuntos complexos, tem entre 80 e 250, enquanto que assuntos mais simples podem ter mais de 250 palavras. O conteúdo de cada artigo deve determinar o tamanho das secções. Muitas secções pequenas podem ajudar a encontrar mais facilmente a informação sobre um assunto, mas também pode perturbar a fluência da informação numa página.

Não existe uma regra fixa quanto ao tamanho de uma secção, tal como o tamanho de páginas. Por vezes, quando uma página é extremamente longa, com muitas secções, e com secções longas, deve-se dividir o artigo, movendo a informação para outra página. Por exemplo, no artigo Rússia caso a secção "História" seja extremamente longa, deve-se criar uma página com o título História da Rússia com a informação desse parágrafo indicando que se retirou a informação da página Rússia (para haver um registo dos verdadeiros autores da informação) e posteriormente no artigo Rússia deve-se colocar informação resumida sobre a história da Rússia, indicando antes do parágrafo e após o nome da secção o artigo História da Rússia como código {{artigo principal|História da Rússia}}

Secções especiais[editar | editar código-fonte]

Secção de referências[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: cite as fontes e notas de rodapé

As secções de referências normalmente contém apenas um código que permite que as referências sejam mostradas automaticamente. As referências em si, salvo excepções raras, estão no corpo do texto.

Existem pelo menos duas formas de editar secções de referências (notas de rodapé ou rodapé de referências) já existentes numa página:

Código Como editar

==Referências==
<references/>

Pode-se editar esta secção como outra qualquer clicando em [Editar] que aparece do lado direito do nome da secção.

{{referências}}

Para editar esta secção é necessário editar a página toda.

Secção "Ver também"[editar | editar código-fonte]

Esta secção deve ser incluída nas páginas com o seguinte código ==Ver também==. Não se deve colocar ligações indiscriminadamente nesta secção mas apenas aquelas sobre o mesmo tema.

Secção "Ligações externas"[editar | editar código-fonte]

Esta secção deve ser incluída nas páginas com o seguinte código ==Ligações externas==. Nesta secção devem ser colocadas ligações externas para sítios oficiais sobre o assunto tratado na página e outros de relevância. Para mais informações consultar as páginas Wikipedia:Ligações externas e Ajuda:Guia de edição/Ligações externas.

Descrição técnica de secções[editar | editar código-fonte]

No código HTML de cada uma das secções existe uma âncora em que ambos os atributos "name" e "id" estão definidos com o nome da secção. Isto permite fazer hiperligações diretamente a secções. Estas âncoras das secções são automaticamente utilizadas pelo MediaWiki quando gera uma tabela de conteúdos (TOC de table of contents) da página. Por isso quando se clica numa das secções na tabela de conteúdos, irá ter à secção correspondente da página.

Por exemplo, o código HTML gerado para o início desta secção é:

<p><a name="Descrição_técnica_de_secções" id="Descrição_técnica_de_secções"></a></p>
<h2>Descrição técnica de secções</h2>