Ajuda:Tire suas dúvidas/Arquivo/2008/Janeiro-Fevereiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quero ajudar na remoção de artigos sobre jogos do Sonic que não existem[editar | editar código-fonte]

  • Olá, sou um fã de Sonic e sei de cada jogo que foi lançado, é uma vergonha dizer, mas há muitas crianças criando artigos sobre jogos e personagens inventados sob a imaginação delas. Gostaria de ajudar a remover essas porcarias, mas não sei como faço isso. --RoBadin (discussão) 23h40min de 9 de Fevereiro de 2008 (UTC)

ki Educação !!!![editar | editar código-fonte]

  • Sinceramente, todas as vezes que me responderam as minhas perguntas nesta página, nunca me responderam com educação e muito menos exclareceram minhas dúvidas, do que adianta essa página imensa, se nunca me exclarecem uma dúvida minha, será possível que eu vou ter que me virar sozinha todas as vezes que eu tiver uma dúvida ?????????

A propósito o jeito ki escrevo, é só uma mania, e essa página da wikipedia, não é um artigo e sim um berço de perguntas e respostas, não é preciso ter que escrever com todas as regras da gramática, em todos os artigos ki editei e criei nunk usei esse jeito ki digito.o comentário precedente não foi assinado por 201.5.210.84 (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 23h12min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • A Wikipédia em língua portuguesa é editada por voluntários não remunerados que doam um pouco de seu tempo a este projeto. Eu não sou seu empregado. Se quiser ajuda minha, escreva em português mais ou menos correto e seja gentil e educada com quem está tentando lhe ajudar. Outros usuários são mais pacientes e podem lhe ajudar mesmo assim, espere mais um pouco ou escreva um longo texto em miguxês me esculhambando, para mim tanto faz.-- Jo Lorib d 23h01min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Belanidia[editar | editar código-fonte]

  • Só outra coisa, senhorita (não sei como tratar, pois editou com IP): quando deixar mensagens, assine por favor, com 4 tis (assim: ~~~~); lá em cima desta página faz esse pedido, não sei se alguma vez leu. Lembre-se: nós ajudamos porque queremos, não porque somos obrigados, mas apreciamos muito quando as nossas ajudas são levadas em conta, e a introdução, no cimo desta página, é uma delas, por isso leia-a, por gentileza. Alegre Boas contribuições. BelanidiaMsg 23h12min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Inclusão de fotos nas páginas do Wiki[editar | editar código-fonte]

Olá,gostaria de saber como posso adicionar fotos de lugares às páginas correspondentes ( por exemplo, foto da cidade do Rio de Janeiro à página da cidade no Wikipedia. Já doei duas fotos distintas e as mesmas não constam nos conteúdos das páginas referentes. Todas as fotos de lugares que quero doar são de minha própria autoria e com isso,contribuiria para enriquecer o conteúdo de pesquisas do Wiki,sem interesses financeiros,apenas com os devidos direitos autorais.Saudações Wikipedistas!Vladhill (discussão) 06h33min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta, de Eduardo[editar | editar código-fonte]

Leia os conteúdos de Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens. Boas contribuições, Eduardo 09h46min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Como contactar autor[editar | editar código-fonte]

Boas,

Gostaria de saber como é possível contactar com determinado autor. Se algum utilizador possuí sugestões ou opiniões divergentes sobre determinado artigo, como poderá fazer para entrar em contacto com o autor inicial do artigo?

Considero que determinadas alterações ou sugestões deveram ser realizadas em consenso mutuo e sempre tendo em conta o espírito e a vontade do seu autor inicial, assim gostaria de saber se há algum forum, grupos ou outras formas de contacto.

Obrigadoo comentário precedente não foi assinado por Capitalsemente (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 12h29min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

ĝ===Resposta de Belanidia===

Olá. Se tiver uma opinião diferente, quanto a um artigo, o melhor é deixar a sua opinião na página de discussão do artigo (todos os artigos têm uma, e pode editar à vontade). Assim alguém que vigie o artigo, eventualmente responderá.

Se quiser mesmo contactar quem escreveu determinada coisa, num artigo, terá de clicar na aba história (em cima, ao lado de discussão), e ir comparando as versões para ver quem escreveu o quê; aí ... quando souber com quem precisa falar, é só clicar em cima do nome da pessoa, em seguida clicar na aba de discussão do usuário e escrever lá.

Ficou meio confuso, mas tente fazer, se não conseguir volte aqui e torne a perguntar. Outra coisa, quando deixar uma mensagem, assine com 4 tis (assim: ~~~~), desta maneira aparecerá a sua assinatura automática, com data e hora. No inicio ou fim.

Boas contribuições. BelanidiaMsg 12h29min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de CapitalSemente[editar | editar código-fonte]

Cara Belanidia,

Apesar de não ter tido sucesso com o que pretendia, conhecer quem escreveu o artigo Empreendedorismo. Aprendi a utilizar melhor esta ferramenta comunitária e descobri mais funcionalidades que desconhecia. Por isso e pela rápida ajuda aos novos wikiutilizadores o meu muito obrigado.

Capitalsemente (discussão) 22h20min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC) (já aprendi)

Já tentei mas não consegui.

Alguém poderia me dizer como faço para colocar meu "estado atual" na minha página de usuário. Eu já encontrei isso e várias páginas de usuários, mas não consigo fazer. --Lider Kow (discussão) 16h43min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Koehne[editar | editar código-fonte]

Para isso teria que editar/criar uma subpágina chamada monobook. Isso, entretanto, não é tema para novatos... não mesmo. Recomendo que fale ao Lijealso, talvez ele possa ajudá-lo. Conhecer ¿Digaê 20h52min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Portugues Portugal e Brasileiro[editar | editar código-fonte]

Pessoal,

Não entendi como eu edito na wikipedia para que fique da seguinte forma:


No artigo sobre medusas, os nomes que aparecem é:

medusas, alforrecas(PE) ou águas-vivas(PB).

Eu gostaria que ficasse assim:

medusas, alforrecas(PE), águas-vivas(PB) ou mães d'água(PB).

Como eu faço ? o comentário precedente não foi assinado por LeomarRPCosta (discussão • contrib.) Garavello (discussão) 19h44min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Ver Wikipedia:Versões da língua portuguesa e não usar siglas como PB e PE seria a melhor indicação que eu posso lhe dar.
E lembre-se de assinar suas mensagens com 4 "tiles" (~~~~~). Garavello (discussão) 19h44min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

Como enviar artigos ?[editar | editar código-fonte]

Como envio artigos o comentário precedente não foi assinado por João Vitor Ribeiro (discussão • contrib.)

Resposta de Jo[editar | editar código-fonte]

  • Pesquise se o tópico que quer colocar já não existe ou se não costuma ser aceito, o modo mais fácil é perguntar diretamente a alguém clicando na assinatura do outro usuário ou então arrumando um tutor. Se atender as condições, é só escrever o título na caixa de busca, acionar ir, clicar no link vermelho, escrever o artigo e salvar. Por exemplo, qual é o artigo que quer fazer?-- Jo Lorib d 22h39min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

Adendo do Koehne[editar | editar código-fonte]

Assine sempre as mensagens com 4 tiles (como está dito na parte superior desta página e como a mensagem anterior explica... (observo ao Lorib que coloque o nome de quem não assinou... isso acaba se perdendo no histórico e quase nunca sabemos a quem falamos...)

Para editar, existe um guia passo-a-passo, que permite ir aprendendo sozinho e que é bastante didático em Wikipedia:Tutorial. O aprendizado e a velocidade de edição depende de cada um - e é bastante fácil... (no meu começo não tínhamos isso, levei quase um ano até conseguir...).

Se ainda assim não se sentir seguro, procure ajuda em nossa tutoria.

Abraços, e boa sorte. Conhecer ¿Digaê 03h16min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)

Gostaria de saber como se adiciona imagens aos artigos tento colocar uma não consigo gostaria que respondesse isso.Rob (discussão) 22h53min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Koehne[editar | editar código-fonte]

Por imagens e criar Indentificação[editar | editar código-fonte]

Boas...

Tenho algumas dúvidas eu já tive a ler os tutoriais mas fiquei +/- na mesma, gostava de saber como Por imagens nas paginas e como criar aquela identificação ao lado direito, toda bonitinha..

Obrigado

Resposta de Garavello[editar | editar código-fonte]

Ver Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens, onde se explica tudo sobre como colocar imagens disponíveis no Commons em artigos. Garavello (discussão) 19h17min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)

--Joaosilvakle (discussão) 22h41min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)

Problemas com a formatação do quadro dos dados biográficos[editar | editar código-fonte]

Boas

Tenho umas dúvidas neste artigo que criei. http://pt.wikipedia.org/wiki/Chris_Vrenna gostava que dessem uma olhadela pelo código, é que queria por os dados do Chris ao lado mas só me aparece o nome e nao sei porque.


Obrigado

Resrposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • Arrumei. tenha cuidado ao usar a predefinição, qualquer alteração muda tudo.-- Jo Lorib d 12h54min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

página eliminada[editar | editar código-fonte]

Olá wikipédia, sou portuguesa e trabalho no meio teatral, em Lisboa, consulto muito a Wikipédia e notei que é por enquanto pobre a informação acerca de grupos e artistas de teatro em Portugal, criei várias páginas sobre o tema. criei uma página sobre Joana Fartaria, que foi eliminada por votação (a 27 de Dezembro). A razão apresentada foi que a actriz em questão é desconhecida em Portugal, a página foi proposta para eliminação por uma pessoa que vive no Brazil e que se baseia em resultados na net para saber e julgar do interesse enciclopédico desta informação. na discussão sobre a eliminação foi sugerido que a página precisava de ser reescrita, concordo que a página tivesse informação não enciclopédica, reescrevi e publiquei ontem (4 de Janeiro) nova versão que foi também eliminada. sou novata, têm neste assunto conselhos para mim?Obrigada!Fartaria (discussão) 10h46min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Jo[editar | editar código-fonte]

  • O primeiro conselho é que não tente criar rivalidades entre brasileiros e portugueses, nós trabalhamos muito bem juntos aqui, alias a Wikipédia é um óptimo ponto de encontro dos falantes da Língua Portuguesa. A pessoa que propôs a votação (Gil), é de Portugal. O artigo foi eliminado em votação que pode ver aqui: Wikipedia:Páginas para eliminar/Joana Fartaria. Pelos comentários, inclusive um que parece ser seu, por ser mais um CV que um artigo enciclopédico, varios editores sugeriram que alterasse o artigo, o que só foi feito após o prazo, então agora, pelas regras da comunidade, o artigo só pode ser recriado a partir de 28 de junho de 2008. Aproveite esse tempo para caprichar no artigo.-- Jo Lorib d 12h15min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Carlos[editar | editar código-fonte]

Estive a ver o artigo que criou, e creio que a principal razão (ou principais razões), para ser apagado foram duas: por um lado, o artigo está redigido em formato de curriculum (escrito na 3ª pessoa: em 2000 fez isto, em 2001 fez aquilo, em 2004 encena, etc, etc.); por outro lado, na Wikipédia utiliza-se o Google como "fonte" de pesquisa para verificar a notoriedade (o que pode ser um pouco subjectivo), e o nº de registos no Google (cerca de 193), poderá ser considerado como não sendo muitos e, por isso, "torna" a pessoa/artigo, "irrelevante" para uma enciclopédia (pelo menos, na opinião de alguns dos seus usuários). Recriei o artigo, com conteúdo diferente (pelo menos assim espero). Cumprimentos. Carlos MSG 12h40min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Mais um bitaco do Jo[editar | editar código-fonte]

  • Carlos, a única razão de apagarem o artigo foi a votação nas WP:PE. Uma leitura atenta da discussão da votação invalida o argumento do Google, não foi o caso aqui, a própria autora concordava que o artigo era um CV. Quanto a você recriar o artigo com outro texto, não vejo problema, mas deixe um aviso na discussão para não colocarem er|5 por recriação de artigo eliminado antes do prazo. -- Jo Lorib d 13h02min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)
Certo Jo, obrigado pelo aviso. Carlos MSG 13h10min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Pergunta do Lijealso[editar | editar código-fonte]

então agora, pelas regras da comunidade, o artigo só pode ser recriado a partir de 28 de junho de 2008
A regra que sustenta a afirmação acima pode ser encontrada onde? Lijealso 23h35min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta da Belanidia[editar | editar código-fonte]

  • Nas regras da Eliminação rápida, regra 10, mostra que o artigo pode ser recriado a qualquer altura, mas que se o conteúdo for igual, deve ser eliminado por Eliminação Rápida, sem votação. Com o mesmo conteúdo, pode, depois de 6 meses, ser renomeada para Votação (ver regra 11), o que é a mesma coisa que dizer, que criar o artigo com o mesmo conteúdo, só pode ser feito depois de 6 meses (com a possibilidade de ele vir a ser novamente eliminado ou mantido). Alegre Mais alguma pergunta? Nós gostamos de ajudar, por aqui. BelanidiaMsg 00h16min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Com o mesmo conteúdo, pode, depois de 6 meses, ser renomeada para Votação (ver regra 11), o que é a mesma coisa que dizer, que criar o artigo com o mesmo conteúdo

Atenção que a questão dos 6 meses só se aplica no caso de página mantida por votação. Já não é a 1ª, nem a 2ª, nem a 3ª vez que vejo por aí essa extrapolação dos 6 meses para recriar artigos. Lijealso 00h24min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Estamos a falar de coisas diferentes. "a questão dos 6 meses só se aplica no caso de página mantida por votação" - um artigo que é mantido não pode ser recriado, certo? Foi mantido!!! Mas estás certo numa coisa, realmente fizemos confusão, a conclusão do assunto - o artigo não pode ser recriado (a menos que conteúdo diferente).

Só mais uma coisinha, disseste: "Já não é a 1ª, nem a 2ª, nem a 3ª vez que vejo por aí essa extrapolação dos 6 meses para recriar artigos." - que bom que vês tantas coisas, poderias ajudar mais por aqui, em vez de gastares as tuas forças e o teu tempo a questionar quem ajuda, terias sido de mais ajuda se explicasses logo o teu ponto de vista. Quem sabe, se tivesses agido discretamente, quem sabe, avisando por e-mail, ou mesmo na página de discussão a pessoa que errou, talvez assim a imagem da Wikipédia tivesse sido mais preservada. Mas enfim, isto é só a minha opinião. BelanidiaMsg 00h49min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Sim, OK. Mas se puderem leiam tantas vezes quanto possível essa regra 11 (que a única em que é falado os 6 meses). Please. Lijealso 01h02min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

obrigada de fartaria[editar | editar código-fonte]

Muito obrigada pelas vossas respostas e desculpem as imprecisões da minha parte, não quero rivalidades, de modo nenhum. Aceito as vossas sugestões, gostaria muito de ver a reescrita da página, mas não percebi, é então possível ser publicado de novo? Tenho contribuído com outros artigos na minha área, mas acho que talvez fosse útil um tutor... Como posso ter um? obrigada! Fartaria (discussão) 18h56min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Carlos 28[editar | editar código-fonte]

Siga este link Wikipedia:Tutoria. Carlos MSG 19h02min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)


Muito obrigada! já vi a página e acho que entendi!Vou ver a ideia do tutor, acho melhor. Fartaria (discussão) 19h09min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Dúvida sobre direitos autorais[editar | editar código-fonte]

Se eu criar um artigo original, existe como protegê-lo? E é claro, impôr meu direitos autorais? Se sim, como? Obrigado. Lipehauss

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

Se o publicar aqui, não. Ao publicar na Wikipédia, como está expresso em um quadro acima do botão salvar você concorda em licenciar seu texto em GNU FDL, licenças que permitem a cópia e o trabalho derivado, mesmo para fins comerciais, sem qualquer remuneração. Esse é o motivo da palavra livre em nosso lema, todo mundo é livre para copiar, modificar e utilizar qualquer texto da Wikipédia, desde que cite a enciclopédia como origem. Proteções de página são apenas para coibir temporariamente artigos vandalizados. E se quer impor seus direitos autorais, publique em uma casa editora tradicional ou em um blog. Impor direitos autorais e proibir a colaboração num texto são idéias contra tudo que nos conduz na construção da Wikipédia.-- Jo Lorib d 01h39min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

editar artigos bloqueados[editar | editar código-fonte]

Olá Wikipedia, gostaria de saber como comentar em artigos e esboços e como poder bloquear os que estão com vandalismo?o comentário precedente não foi assinado por Schaden (discussão • contrib.)

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • Para comentar use a página de discussão do próprio artigo ou então veja na aba história, lá em cima, o editor que mais colaborou no artigo e entre em contato com ele. Não se bloqueiam páginas, apenas administradores podem faze-lo, faça um pedido em Wikipedia:Pedidos a administradores e aguarde. Mas normalmente basta reverter o vandalismo para a versão anterior, que sempre é preservada, mais uma vez veja a aba história do artigo.-- Jo Lorib d 23h30min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

como coloco carego uma imagem ?o comentário precedente não foi assinado por David Feliciano da Silva (discussão • contrib.) Lijealso 00h44min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Lijealso[editar | editar código-fonte]

Ver aqui Lijealso 00h45min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

pôr artigo em uma categoria[editar | editar código-fonte]

oi, gostaria de saber como edito a categoria em que meu artigo se encontra. estou trabalhando em um artigo sobre o canal integración, que está na categoria tvs do brasil, mas que por também ser uma emissora internacional, seria interessante que aparecesse na pesquisa de ´´televisao internacional´´ da wikipedia. obrigada M.integracion (discussão) 14h12min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Lijealso[editar | editar código-fonte]

Aqui está a nossa página de ajuda sobre o assunto. Lijealso 15h15min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

De maneira mais simples aqui. Lijealso 15h16min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Flagicon Brazil[editar | editar código-fonte]

Percebi que a predefinição tá com problemas flagicon|Brazil. Ela aparece "Domingo Acataz", ou algo aparecido.

Quando arrumaram o problema ou qual o nome do artigo?

Emanueljoab | Herói da Ação resp. 18h48min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Familiaridade - Filtro de proteção contra spam[editar | editar código-fonte]

Estou tentando editar o artigo Familiaridade, mas toda vez que vou salvar a página, aparece essa mensagem:

Filtro de protecção contra spam

A página que deseja salvar foi bloqueada pelo filtro de spam. Tal bloqueio foi provavelmente causado por uma ligação para um website externo.

O seguinte texto activou o filtro de spam: www.familiaridade.com.br

O que seria isso? estou tentando colocar uma infobox no artigo, mas toda que eu salvo aparece esta mensagem.. o que eu faço??? Gessinguer hum? 19h35min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • Vários usuários reclamaram a mesma coisa, não conseguiam editar uma determinada página. Parece que foi um bug temporário e que se resolveu. Existe um tópico na Esplanada sobre isso.-- Jo Lorib d 21h59min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Como escrever um artigo sobre um tema que ainda não existe no wiki?[editar | editar código-fonte]

Caros amigos,

fiz uma pesquisa sobre o tema "cidadania", todavia não encontrei especificamente esse tópico no wikipédia. Como eu já li muito sobre o assunto e, inclusive, tenho artigos publicados sobre o tema, eu gostaria de abrir um tópico sobre ele para contribuir com esse tão importante projeto de enciclopédia virtual livre, como devo fazer?

Eu, apenas, encontrei um único tópico sobre cidadania que estava em um artigo sobre direitos políticos. Entretanto, essa linha jurídica eleitoral, que não é absoluta, não corresponde com a definição que queria incrementar no wiki.

No mais, grato pela atenção, agradeço, antecipadamente, a ajuda.

Cordialmente,

Fernandinho.brito (discussão) 21h46min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)Fernando de Azevedo Alves Brito.

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • Optou-se por usar Cidadania como redirecionamento para Direitos políticos. Você pode, após ler o artigo, optar por fazer comentários na página de discussão do mesmo,ou com calma e buscando o consenso, intruduzir mais dados no artigo. Note que não deve colocar sua opinião, mas fatos ou conceitos baseados em fontes verificáveis.-- Jo Lorib d 22h06min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do João[editar | editar código-fonte]

    • Nota: Se existir conteúdo suficiente, dentro das regras da wikipédia (direitos de autor, fontes, etc.) para fazer um artigo separado, pode-se substituir o redirect por um artigo. João Carvalho deixar mensagem 23h53min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)
  • Boa tarde. Gostaria de saber como faço para inserir um índice. Ao tentar inserir o índice até aparece, mas aparece uma seção abaixo dele com o título índice-- Fs almeida bf d 15:12 de 8 de Janeiro de 2008 (UTC) (este coment foi movido manualmente por ter sido inserido no topo da página Conhecer ¿Digaê 17h24min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC))

Resposta do Koehne[editar | editar código-fonte]

Os índices surgem automaticamente, quando o verbete já tem seções e subseções suficientes para justificar a indexação.

Mas gostaria de observar que os novatos devem antes ler o tutorial de postagem das consultas. O(a) Almeida colocou esta mensagem no topo da página, quando deveria ter criado uma nova seção - ao fim da página, para que pudesse seguir a seqüência cronológica... Doravante, procure ler as instruções, não custa muito...

Enfim, espero haver esclarecido. Abraços, Conhecer ¿Digaê 17h24min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC)

Arquivo de imagem hospedado na wikipédia em inglês.[editar | editar código-fonte]

Bom dia a todos, estou com uma dúvida, estou editando um artigo e existe uma contra-parte dele com algumas imagens bem interessantes. Uma imagem em especial foi utilizada nesse artigo em inglês com autorização do autor. E esta foi por sua vez marcada com a licença GNU-GFDL, sendo assim, eu poderia usá-la em meu artigo certo? Mesmo sem estar hospedada no comons, eu poderia simplesmente copiar para o comons e fazer o link para minha página de lá mesmo, certo?

Segue o link para a imagem: [1]

Muito obrigado,

SoulSlave (discussão) 12h52min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Vini 175[editar | editar código-fonte]

Não. Acredito que você precisaria carregá-la no Commons, se ela ainda não estiver lá, pois a Wikipédia anglófona retém imagens, coisa que nós não fazemos aqui. Nós utilizamos aquelas que estão no Commons. Acho que porque eles aceitam o Fair use, mas eu não sou a pessoa mais indicada para falar deste assunto. Bom trabalho! Vinicius Siqueira MSG 14h56min de 9 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

A imagem já está no Commons:Commons:Image:Stem-cross-section2.jpg.É só usar.-- Jo Lorib d 22h01min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá. Como eu crio um artigo que é uma tradução de um já existente e faço ele aparecer na barra de idiomas? Obrigado, Antônio 12:24 10/01/2007 (UTC - 3)

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

Primeiramente assine seus comentários (nunca os artigos) colocando quatro vezes o simbolo til (~) no final, o sistema gera automaticamente sua assinatura e a data. Se o artigo que está traduzindo for de uma Wikipedia em outro idioma, por exemplo o inglês, coloque o seguinte texto ao final: [[en:nome do artigo em inglês]]. É necessário ir na versão em inglês e colocar a linha [[pt:nome do artigo em português]] ao final do artigo lá. A partir dai os bots fazem o resto, colocando as ligações (chamadas aqui de interwikis) entre todos os idiomas. Se estiver traduzindo de outra fonte que não outra Wikipedia, é preciso ver antes os direitos autorais, caso a caso.-- Jo Lorib d 22h10min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Gostaria de saber como utilizar a página e teste.[editar | editar código-fonte]

Olá!

Não estou consegundo utilizar a página de teste. Vc pode me ajudar!!! Sou novata mesmo! Obrigada!~o comentário precedente não foi assinado por Letocenator (discussão • contrib.) Lijealso 19h28min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

resposta[editar | editar código-fonte]

A página de teste está aqui. Depois só tem que carregar na aba que diz editar (no topo da página) e experimentar à sua vontade. Lijealso 19h27min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Dúvida sobre possível VDA[editar | editar código-fonte]

Foi-me colocada a seguinte questão, mas sinceramente não sei responder: Vamos supor que tenho aqui no meu computador um texto que peguei de outro site. Daqui a alguns anos o site sai do ar, e não entra novamente. Eu posso botar o texto aqui?. Solicito ajuda, obrigado Carlos MSG 19h50min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

Não !-- Jo Lorib d 21h47min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

como criar paginas[editar | editar código-fonte]

Ola gente,sou novo aqui equero saber uma coisa.criei uma pagina sobre um pouco do Arraial da Ajuda uma cidade bahiana mas queria acresçenta-la a os poucos,mas assim que criei a primera parte (que era reaumente pouco) foi postado um aviso que seria automaticamente proposta a eliminação rapida,como evitar isso?quais são as 21 regras sendo que enfregi a regra 20?como evitalas? ordepsi,ficaria felis que disessem

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • A página existe, como pode comprovar clicando na ligação azul. Tente elaborar melhor seu texto antes, está fazendo salvamentos sucessivos sem necessidade. Na coluna da esquerda existe uma ligação para ajuda.-- Jo Lorib d 20h10min de 12 de Janeiro de 2008 (UTC)

Como eu faço para alertar que uma página protegida está errada?[editar | editar código-fonte]

A página Bijuu está totalmente incorreta, de acordo com o anime/mangá Naruto. Porém, ela está protegida contra alterações. Existe algum jeito de mudá-la? Se não, como fazer para que ela seja corrigida?

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

Estava protegida para edições anônimas (Ip). Usuários cadastrados podiam editar livremente... Bom, de qualquer forma desbloqueei o artigo. Leandro Martinez msg 00h47min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC)

Notas ou ligações externas?[editar | editar código-fonte]

Na prática, qual a diferença entre "Notas" e "Ligações externas" na hora de editar um artigo? É possível ter um preferido ou existe regra para usar os dois? (Earphoria (discussão) 01h19min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC))

Resposta de João Carvalho[editar | editar código-fonte]

Existe uma diferença: Notas, serve para colocar comentários, enquanto ligações externas, serve para colocar links para sites relacionados. Salvo melhor opinião, acho que é assim. João Carvalho deixar mensagem 14h33min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC)

Apagar artigos[editar | editar código-fonte]

É possivel impedir alguns utilizadores d fazrem alterções numa página? estão sempre a destruir um artigo

abraços Videirinha99 (discussão) 15h21min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de João Carvalho[editar | editar código-fonte]

É possível proteger um artigo para que não seja alterado. Essa protecção só pode ser feita por administradores. É importante saber se as alterações vandalizam o artigo ou se acrescentam ou rectificam informação, porque os artigos não têm dono! Se for vandalismo no artigo, deve-se deixar uma mensagem a quem o está a vandalizar, chamando-lhe a atenção de que o não deve fazer. Se mesmo assim, o artigo continuar na mesma a ser vandalizado, deve pedir a um administrador para ver o que se está a passar e tomar as medidas necessárias. O pedido deve ser feito em Wikipedia:Pedidos a administradores. João Carvalho deixar mensagem 15h50min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC)

Desfazer edição[editar | editar código-fonte]

Como proceder na hora de desfazer várias alterações num artigo, como naqueles em que os autores não gostam de revisar antes e salvam a todo momento. Preciso desfazer uma por uma?

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • Escolha uma edição correta anterior (pelo histórico, selecionando o botão correspondente e acionando Compare as versões selecionadas com a última), clique em editar correspondente à edição correta e salve. Se visualizar a opção voltar (acho que só administradores) pode usar também.-- Jo Lorib d 19h35min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC)

Ola caros amigos "wikipedistas"[editar | editar código-fonte]

Bom, meu nome é leonardo e eu moro no Brasil/rio de janeiro, e estou com uma duvida lancinante que é sobre o português escrito em diversas facetas, ou seja, em portugal e aqui, Será que nós conseguimos nos entender? Pois por muitas vezes eu nao entendi expressoes de portugal que só pegando pelo contexto eu conseguia entender o que aparentemente significava tal dialeto, gostaria de pedir a quem mora em outros paises de lingua portuguesa pra que escrevam de forma simplificada e sem muitos neologismos. E uma segunda pergunta é se isso ocorre(confusoes no dialeto) nos paises de lingua inglesa. Sr. Leonardo L. Cruz

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • A Wikipédia aceita todas as versões da língua portuguesa, é inegociável, é uma das bases da Wikipédia. Para as poucas palavras que não entendo, uso aquele livro que foi feito para isso, geralmente resolve. Respondendo a sua dúvida lancinante: com boa vontade dá para entender sim, e sim, na língua inglesa também existem diversas palavras e expressões diferentes.-- Jo Lorib d 21h48min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)

editar tabela[editar | editar código-fonte]

olá, gostaria de saber como edito a tabela de Televisão no Brasil, que pode ser vista no artigo TV Brasil - Canal Integración e que contém sub itens com nomes várias TVs. Nessa tabela podemos apenas ´´expandir´´ para ver a informação, não há como editar, mesmo quando tentamos editar no arquivo. Queria saber como posso incluir um nome dentro das listas dessa tabela. M.integracion (discussão) 13h57min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta[editar | editar código-fonte]

Aqui está a página da predefinição que deseja editar: Predefinição:Televisão no Brasil

Caso não saiba como inserir essa linha que deseja de uma olhada no tutorial.

Espero ter ajudado. --Lider Kow (discussão) 00h47min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Reino do Algarve (Discussão)[editar | editar código-fonte]

Jjpcastro Escrevi às primeiras horas de hoje as minhas achegas para a página discussão, do texto Reino do Algarve, inicialmente assinando o meu nome complecto, mas não o salvei e ao cliucar editar desapareceu o texto, De seguida voltei a escreve-lo assinando Jjpcastro, cliquei em salvar, apareceu-me o texto preparado para enviar e liquei editar. O mesmo não apareceu nem na minha pasta nem dos comentarios da discussão do Reino Do Algarve. e não sei onde foi parar. Como sou um leigo na matéria por não ter nenhum curso informático, agradeciaque me informassem se tenho possibilidade de recuperar o artigo e como posso fazer para o reaver? Antewcipadamente grato pela ajuda quem possa da otos de u noo ano om saúd e sortr. Jos´Jo-ao^^^^da Ponte e Castro

Resposta de Lijealso[editar | editar código-fonte]

Olá. Quando se edita uma página (aparece a caixa de edição), logo após se ter escrito o que se quer, deve-se carregar no botão Gravar a página, que existe ao lado do botão Mostrar previsão. Se carregar novamente em Editar o texto que escreveu desaparece.

Se fosse na altura talvez pudesse recuperar, recuando uma página no seu browser. Se não, é complicado. Lijealso 00h05min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá gostaria de criar o artigo sobre o portal Baixaki, porém o mesmo está bloqueado contra edições. Gostaria que algum administrador desbloqueasse! obrigado. Gessinguer hum? 02h19min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Fabiano[editar | editar código-fonte]

  • O site foi eliminado por votação ocorrida aqui. Fabiano msg 02h23min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

SVG e Portáis[editar | editar código-fonte]

Gostaria de ter mais informações sobre as imagens SVG e sobre os Portáis. --Lider Kow (discussão) 14h00min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Tentou ver SVG? Garavello (discussão) 16h09min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

sim, mas...[editar | editar código-fonte]

Sim mas quero saber como usa-los no canto inferior da página. e os portais?--Lider Kow (discussão) 16h18min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

As dúvidas precisam ser mais específicas pra q as pessoas possam responder. Se a dúvida sobre svg é como colocar imagens num artigo, ver Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens. Se for sobre como disponibilizar as imagens pra serem usadas, o lugar pra isso é o projeto Commons. Para dúvidas sobre portais, talvez Wikipedia:Portal te ajude. Garavello (discussão) 16h23min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Apagado no Commons[editar | editar código-fonte]

Será que alguém pode me dar uma explicação? Tive uma imagem apagado no Commons (vide mensagem abaixo) Foi por não ter autorização? É uma foto de minha propriedade, tirada por parente. Ou foi outro motivo?

01h52min de 15 de Janeiro de 2008 (hist) (dif) m História da Cerveja no Brasil‎ (O ficheiro Garrafahosang2.jpg teve de ser removido pois foi apagado no Commons por Maxim: Deleted because "In category Unknown as of 8 January 2008; no license/permissio) (última alteração) o comentário precedente não foi assinado por Cervisiafilia (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

O Commons é um projeto paralelo e independente da Wikipedia. Dúvidas sobre o Commons devem ser feitas somente no Commons. Garavello (discussão) 16h12min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Porque não vejo as fotos quando abro a página principal da wiki? o comentário precedente não foi assinado por Hermenegildo brasil (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Aqui abre normal... Tente abrir a wikipedia em outro browser (caso possua) e em outro micro, pode ser alguma configuração de sua máquina. Garavello (discussão) 16h17min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Páginas eliminadas[editar | editar código-fonte]

Como votação proposta e concluída aqui, gostaria de saber se é possível fazer outra votação monstrando a importância de manter o artigo. Como e onde fazer isso? Como e onde dizer que o artigo estava apenas ruim mas pode ter conteúdo enciclopédico? (Earphoria (discussão) 16h13min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC))

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Se a votação foi concluída, a comunidade decidiu que o artigo não cabia na Wikipédia, seja por falta de relevância e/ou falta de conteúdo, portanto não se pode fazer uma nova votação no que já foi decidido. Quanto à esse artigo, a decisão da comunidade é soberana.
O que se pode fazer é, caso vc queira recriar o artigo com um conteúdo DIFERENTE do que havia (e aí o artigo será avaliado pelo novo conteúdo, podendo ou não ser aceito), basta apresentar um pedido aos administradores para restaurar a página. Não sei como funciona esse processo, mas acredito q lá irão lhe orientar melhor. Garavello (discussão) 16h34min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)

Nosso país já é castigado pela falta de investmento na educação. Vemos crianças que deveriam estar nas escola e estão na rua. Pessoas com cursos superiores que não sabem ler, não sabem falar direito, não passam em concursos por estarem preparados. Somos obrigados ver essa maneira erronea de escrever abreviando palavras a ponto de na verdade estarem criando uma outra palavra. Que tal iniciarmos uma campanha para corrigir essa mania que só tem a dificultar ainda mais a educação das nossas crianças.Obrigado.Hermenegildo brasil (discussão) 16h37min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Fred[editar | editar código-fonte]

Caro editor, == A Wikipédia não é um fórum ==

Assuntos não relacionados à Wikipédia em si, seu funcionamento, políticas e regras provavelmente não serão respondidas porque a Wikipédia não é um fórum, mas uma enciclopédia livre que qualquer um pode consultar, distribuir, modificar e com a qual qualquer um pode também contribuir seguindo nossas políticas internas. Para qualquer tipo de pesquisa na Wikipédia veja Consultando na Wikipédia. Além disso, se não encontrar o assunto e souber alguma coisa, pode nos ajudar editando e acrescentando o que sabe: seja audaz.. Cumprimentos! JSSX uai 16h47min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)

Novela Beleza Pura[editar | editar código-fonte]

Alguém poderia desbloquear o artigo Beleza Pura? O site da novela ja tá funcionando, é so ver em: http://belezapura.globo.com Gessinguer hum? 02h47min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Favor contatar os administradores pra restaurar a página. Garavello (discussão) 15h41min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

Problemas com o login, nome de usuário e número de identificação ("nas minhas preferências")[editar | editar código-fonte]

Olá a todos!

Tenho um problema com o meu registo/página de usuário... Já pesquisei nos guias de ajuda e de iniciação à Wikipédia, mas ainda não encontrei resposta. Assim, tentarei explicar-vos da melhor maneira para que me possam ajudar, se possível.

Editei dois artigos (um em português e outro em inglês). Porém, se fizer o login na Wikipédia em português, e visualizar as "minhas contribuições", apenas aparece a contribuição que fiz no artigo em português. Quando faço o login na Wikipédia em inglês, e visualizo as "minhas contribuições", apenas aparece a edição que fiz em inglês.

O mais estranho é que para o mesmo nome de usário e a mesma password, tenho dois números de identificação (nas "minhas preferências") diferentes, isto é, consoante faça o login in em português ou em inglês.

Isto é normal?

Além disso, tenho outro problema que, vou explicar com um exemplo, para que me entendam mais facilmente. Entro na Wikipédia, efectuo o log in, e começo a ver vários artigos, sempre na mesma língua. Vejo o artigo Airbus em português e como há pouca informação, mudo para inglês, para aprofundar os meus conhecimentos. Porém, deixo automaticamente de estar registado. Ou seja, é como se tivesse feito o log out.

Isto também é normal?

Obrigado, desde já, pela vossas respostas.--Bypitxi (discussão) 15h14min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Respondendo as questões
  1. As contas criadas nas diferentes wikipédias não tem relação entre si, são independentes. Uma pessoa que crie uma conta numa Wikipédia não significa nada às outras. Tudo q vc fizer na Wikipédia lusófona não reflete na anglófona e vice-versa, pq as contas de cada uma não são relacionadas.
  2. Pelas contas não estarem relacionadas, qdo vc "troca" de Wikipédia vc precisa se logar com a conta q vc usa naquela Wikipédia. O que vc pode fazer é, ao se logar, marcar a opção de "Lembre-se de mim", que mantém um cookie na sua máquina por um tempo, assim qdo vc entrar ele já entra automaticamente logado na sua conta. Garavello (discussão) 15h39min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

Proteção de Página Sem Motivo Relevante[editar | editar código-fonte]

É realmente um absurdo, mas por pura implicância um cidadão chamado Reynaldo, Administrador, ele protegeu de propósito a página da cidade de Itanhaém alegando como motivo válido (só se for para ele mesmo)que havia um IP enviando propaganda. Ora, com todo respeito, a Wikipédia possui uma seção chamada links externos, nos quais exite geralmente a página da prefeitura do local (quando se trata de cidades) e por algumas vezes outros sites informativos. Nosso site itanhaemvirtual.com.br e ou litoralsulvirtual.com.br sempre teve o link externo naquela página sem nunca ter havido um problema sequer. Agora, o Sr. Reynaldo, se julgando ditador ou melhor, dono da Wikipédia, protegeu a página sob a aleação já declinada em alhures, prejudicando nosso site pois muito da nossa audiência vem da Wikipédia. Não promovemos spam, nem nada que seja ilegal, por isso mesmo, inválido o motivo alegado pelo Sr. Reynaldo para proteger a página. Pedimos a gentileza que algum Administrador se digne a desproteger a página novamente para que posssamos mais uma vez inserir o link externo para Itanhaém Virtual, mesmo porque, a página da Prefeitura do local também é link externo. O porquê então este critério de alguns links serem permitidos e outros não. Com todo respeito, não é por nada não, mas a página da Prefeitura parece mais se preocupar com promoção pessoal do que qualquer outro tipo de informativo.

O Reynaldo está agindo certo e de acordo com as regras ao retirar o link externo, é só consultar Wikipedia:Ligações externas que isso fica evidente. O senhor e seu sítio pegaram carona por algum tempo na Wikipédia, foi bom enquanto durou mas agora o dono do veiculo esta mandando descer, por favor obedeça. Todos aqui são voluntários com o ideal de construir uma enciclopédia que seja útil e livre, não estamos aqui criando um canal para veiculação de publicidade de terceiros, não gostamos nem um pouco de quem se aproveita da Wikipédia para alavancar page-rank de sítios próprios, o senhor estava se aproveitando indevidamente de nosso trabalho voluntário.-- Jo Lorib d 12h38min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

É verdadeiramente uma pena o abuso que vocês cometem ao tomarem conta da Wikipédia. É muito louvável querer proteger a Wikipédia de spamers, etc, mas ocorre que não é nosso caso. Primeiro, que nunca nos utilizamos da Wikipédia para aumentar a audiência de site nenhum, sequer o nosso, pois temos audiência própria. Segundo, que por pura maldade colocaram o site na lista de "blacklist" como se mandássemos spam. Se alguém tiver a curiosidade de ver e ler o site (aliás site mesmo, pois sítio aqui no Brasil significa usualmente outra coisa), verá que o que existe ali são informações históricas do Brasil e informações úteis para a cidade de Itanhaém e região. Ali nada há de promoção social ou política. Aliás, com já colocaram a questão acima, qual o critério para saber exatamente o que é um link externo útil ou um link que se aproveita da Wikipédia? É crit;erio político ou o que? Não bastasse, com todo respeito, é patético também, ver o tal usuário Jo Lorib afirmar que meu "sítio" pegou carona na Wikipédia, que fiquei bravo e que o dono do veículo está mandando descer e que todos são voluntários. Aliás, por falar em voluntários, saiba este senhor que o conteúdo do site, ao menos todo o conteúdo histórico, já foi aproveitado e copiado para a Wikipédia, acerca da história dos Indígenas no Brasil, sobretudo da passagem histórica dos Índios Tupinambás exterminados pelos portugueses, a Paz de Iperoig, etc, sem haver um queixume ou lamúria sequer de nossa parte. Muito pelo contrário, até contribuímos com diversas páginas. Também pedimos desculpas pois não sabíamos que "a enciclopédia tinha dono e que ele manda descer" pelo que nos penitenciamos. Contudo, requeremos "incontinenti" que o Sr. Reynaldo ou seja lá quem for, retire imediatamente o nome do site do blacklist da Wikipédia para não nos prejudicar e denegrir nossa imagem como site propagador de spam, pois não há motivo para isso e nem é o caso, ficando aqui nosso compromisso em nunca mais colocar um link sequer nesta enciclopédia. Por outro lado, como foi este o tratamento recebido, procuraremos as matérias que foram retiradas de nosso site (fatos históricos integralmente copiados) para que, por sua vez, também sejam removidas da Wikipédia. Grato pela atenção.

  • Seu próprio texto acima o desmente: prejudicando nosso site pois muito da nossa audiência vem da Wikipédia. E eu visitei o sítio sim, lá tem a frase:Por favor clique nos anúncios do Google, ajude a manter esta página. Quanto a seus textos copiados para a Wikipédia, existem duas hipóteses, se o senhor mesmo os colocou ou se terceiros os colocaram aqui, no primeiro caso nada há a fazer, licenciou GNU FDL, no segundo caso, indique quais e onde para que o retiremos imediatamente. Os donos da Wikipédia, mais precisamente a Fundação Wikimedia, não aceita publicidade em suas páginas, não pense o senhor que eu ou Reynaldo estamos nos arvorando em donos disto aqui, apenas cumprimos as regras do projeto, como indicado aqui. Quanto a seu outro sítio, foi retirado dos artigos Peruibe e Litoral de São Paulo. E se prefere escrever site, eu prefiro a forma sítio, ambas tem o mesmo significado. -- Jo Lorib d 08h06min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

Se uma parte da audiência vinha da sua Wikipédia, então a mesma deveria estar na frente do site Itanhaém Virtual na classificação do Google por todos esses últimos meses, o que de fato não é verdade. Nosso indicador Urchin mostrava que a tal parte da audiência resumia-se a 2 cliques por mês, tão somente. Hodiernamente, como a enciclopédia ostenta como único link externo a página da Prefeitura do local, pegando carona ali, é que aparece na frente da classificação na página de busca do Google. Por favor, note bem que nosso site sempre esteve à frente na pesquisa para a palavra itanhaém. Quanto ao site manter-se com anúncios do Google, isto não me parece delito nenhum, tampouco SPAM como o Sr. Reynaldo argumentou para retirar o link e sobretudo colocá-lo na lista negra ou blacklist. Aliás o que realmente causa revolta é o modo como as coisas são feitas, sem uma prévia comunicação e ainda se escarnecendo dos outros, senão vejamos: Resposta do Sr. Reynaldo na página de discussão do Sr. Jo Lorib:


"Olá Jo! Boa noite! Obrigado pela resposta dada! Os "cara" ficam bravinho né! Eta "mardição" dos administradores...hehehe. Quanto ao mediaWiki... outro hehehe, estou aqui quase 2 anos e não aprendo nunca, ou seja, essa eu não sabia (vergonha), agradeço e muito! O que tem de links externos não é fácil, já contei em um artigo mais de 35 (!!!) reduzi para 2 ou 3. Muito obrigado e um abração. --Reynaldo Avaré Msg 01h08min de 20 de Janeiro de 2008

Seria bem interessante mesmo! Até visitas em cada artigo da Wikipédia a gente fica curioso. Coloquei o link lá no media acredito que do modo correto!! --Reynaldo Avaré Msg 01h22min de 20 de Janeiro de 2008

Joguei o link lá na página de teste...não é que funciona mesmo!!! Já tinha visto isso quando editores reclamavam que não conseguiam atualizar páginas e eu tive que apagar o(s) link(s) que apareciam na mensagem... mas eu não sabia da existência da lista. Muito bom, gostei, obrigado novamente.--Reynaldo Avaré Msg 01h32min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)"


Como V.Sa. pode notar, este não parece ser o modo mais civilizado de se discutir uma questão, sobretudo para ele, o Sr. Reynaldo que diz ter mestrado, pois a forma como ele se refere às outras pessoas (Os cara ficam bravinho...), é humilhante, degradante e não merece contemplação, sobretudo o modo como se refere a um Brasileiro como ele e não a um estrangeiro seja ele quem for. Seja como for, não fui eu quem colocou o link na página do Litoral de São Paulo, contudo, reitero meu pedido para que o link de nosso site seja retirado do blacklist, pois reiteramos e V.Sas. têm nossa palavra que não adicionaremos mais nenhuma ligação externa nesta enciclopédia.

Aproveitem também o trabalho árduo a que se dedicam e façam a gentileza de retirar todos os links de sites turísticos desde Ubatuba até Cananéia ou seja o que encontrarem pela frente pois todos trabalham do mesmo modo, com anúncios e com o Google. Se a regra vale para um, deve valer para todos. Quanto à palavra sítio, que V.Sa. se referiu como a mesma coisa que site, desculpe-me a sinceridade, pode até significar a mesma coisa no papel, mas ninguém, ninguém mesmo no Brasil se refere a site como sítio, nem na tv nem em mídia nenhuma, nem mesmo em Juízo, daí porque a futura necessidade quem sabe de uma Wikipédia para a nossa gente que fala e lê o Português Brasileiro.

Já informei em inglês o responsável pela criação do blacklist acerca do ocorrido. Sem mais delongas ou tomar seu tempo precioso, agradeço sua atenção. Grato.

  • Todos os links em situação parecida serão retirados à medida em que os encontrarmos. Eu retiro vários todos os dias. Fico contente que o link na Wikipédia não interfira na visitação de seu sítio. Se quiser pode fazer uma enciclopédia em português do Brasil, esta aqui é da língua portuguesa, e não fica no Brasil nem em Portugal. Se já informou, em inglês, ao responsável pela blacklist, tudo o mais aqui é perda de tempo, então passar bem.-- Jo Lorib d 13h32min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

Agradeço sua resposta. Obrigado por tomar seu tempo por escrever. Reitero mais uma vez o pedido de retirada do endereço do site www.itanhaemvirtual.com.br do blacklist. Quanto à Wikipédia, enciclopédia de língua portuguesa a qual V.Sa. se refere, V.Sa. deve saber melhor do que eu, que houve uma proposta para uma Wikipédia em Português Brasileiro há algum tempo atrás, mas que não vingou em determinada votação, permanecendo então somente a Wikipédia lusófona, ou seja, embasada no Português de Portugal. Não sei se Brasileiros podem ser definidos como Lusófonos, provavelmente sim, pois falam Português, contudo, V.Sa. há de convir que fala-se no Brasil o Brazilian Portuguese ou Brazilian Softened Portuguese - o Português Brasileiro, pois, com o devido respeito, abutre na terra dos lusos por aqui é urubu mesmo, idem para fruto da paixão e maracujá, ananás e abacaxi. Abraços e grato pela atenção.o comentário precedente não foi assinado por 200.100.125.235 (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 21h21min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Na Wikipédia, usamos tanto a norma brasileira como a portuguesa, e não somente o português de Portugal. Cada um dos nossos contribuintes escreve na norma que entender. Veja: Wikipedia:Versões da língua portuguesa. BelanidiaMsg 21h22min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

não consigo carregar foto! como faço, alguém pode me explicar se modo SIMPLES!??? Tem como carregar direto do disco do pc???

Obrigado! o comentário precedente não foi assinado por Paixao e Ousadia (discussão • contrib.) Lijealso 03h43min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Lijealso[editar | editar código-fonte]

Ver aqui Lijealso 03h41min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

Anexo ou novo artigo[editar | editar código-fonte]

Na hora de criar um artigo da lista de episódios de um determinado seriado, devo criar um novo artigo ou um anexo? A dúvida surgiu porque encontrei as duas ocorrências. Earphoria (discussão) 13h04min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC))

  • Anexo. As listas que ainda estão no domínio principal estão sendo movidas para anexo.-- Jo Lorib d 13h40min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

Licensa de Imagens (por favor, não me mandem ler tutoriais)[editar | editar código-fonte]

Caros amigos. Há alguns dias criei um artigo, e deu quase tudo certo. Houve, porém, um graaaande porém: as imagens. Tentei inserir duas imagens: uma oriunda do arquivo pessoal da pessoa-objeto de meu artigo, e outra que eu mesmo havia conseguido através de uma câmera digital.

Desde que criei o artigo (sexta-feira, 19/01) venho lendo tutoriais sobre licenciamento de imagens. Aprendi muito, de fato, mas infelizemnte não aprendi como usar as licensas. Sei que há vários tipos de licensa, que cada uma tem suas particularidades no que tange à sua utilização por terceiros, sei que há um código que deve ser inserido, etc, etc, etc. Mas no final das contas, COMO usar as licensas não está claro. Afinal, ?onde devo pôr o código da lincensa que escolhi (no caso, a GDFL)?

Reinterando, por favor, não me mandem ler esses tutoriais que não tiram minhas dúvidas. Passei meu fim-desemana inteiro lendo os tutoriais e abrindo os links que ligavam uns aos outros.

Se for o caso, por favor, alguém aí, o Jô ou alguém, insira a licensa, vai estar me fazendo um grande favor. A primeira imagem ficou grande, eu queria que ficasse pequena com o link, mas isso EU VI como fazer lendo os tutorias, e não fiz por causa do problema da licensa, ao qual dei prioridade. Eis o link para o artigo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_do_Carmo_Barreto_Campello

Agradeço antecipadamente.o comentário precedente não foi assinado por 200.252.42.129 (discussão • contrib.)

Respostinha do Koehne[editar | editar código-fonte]

Prezado(a)...

De fato, os tutoriais de nada adiantam, se não for seguido da efetiva prática (veja, por exemplo, quantas repetidas só nesta página se pede pra o consulente assinar suas mensagens usando 4 tiles - e o povo insiste em falar sem assinar!)

Pois então: os tutoriais que temos referem-se a como carregar imagens no Commons - não aqui na wiki... é que a coisa acontece. Ou seja, se a pessoa não quiser experimentar criar uma conta no Commons, e depois iniciar o processo de carregamento de imagens, fica inócuo explicar como aplicar qualquer licença - uma vez que a maioria delas surge numa janelinha automaticamente no próprio ato de carregamento...

Portanto, experimente usar da prática. Pois para se colocar uma imagem num verbete, ela primeiro tem de estar no Commons... Conhecer ¿Digaê 14h12min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Definições de imagem[editar | editar código-fonte]

olá pessoal, estou tendo problemas em definir o tipo de licença e os outros itens (source, date, etc)que pedem quando se carrega uma imagem. esta imagem é o logo de uma tv e foi encontrada no google images. talvez por ser em ingles, eu nao esteja entendendo algo que falta preencher e as imagens que carrego estão sendo deletadas. obrigada! M.integracion (discussão) 14h02min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Koehne[editar | editar código-fonte]

  • Logotipos são imagens registradas. Têm dono. Não é porque estão na internet que a lei não protege seus proprietários. O uso sem a devida, expressa e prévia autorização de quem de direito implicará na automática deleção da mesma no Commons. Portanto, procure usar de imagens livres. Conhecer ¿Digaê 14h14min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Licensa de Imagens (por favor, não me mandem ler tutoriais) - Continuação[editar | editar código-fonte]

Caríssimos

Desculpem, mas realmente não vi o pedido feito para que se assinasse as perguntas feitas. Prometo que vou assinar dessa vez. Mas como eu dizia, as imagens já estão carregadas nos commons, e já foram iseridas no meu artigo. A questão é o licenciamento. ?Como devo proceder? ?Seria mais apropriado buscar uma lista de ajuda aos novatos lá?

Em todo caso, obrigado pela agilidade na resposta e por não me mandarem ler mais e mais tutoriais.

189.70.104.104 (discussão) 16h31min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)Dudley Santos.

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Problemas sobre licenciamento de imagens deve ser tratadas somente no Commons, que tem regras específicas. Garavello (discussão) 16h50min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Como criar um perfil na Wikipedia?[editar | editar código-fonte]

Já vi muitos perfis com dados como "Usuário do Firefox", "Gosta de Rock", "É tecnico de informática", "Gosta de animês" e coisas do tipo (tudo organizados em umas "tabelas").

Gostaria de saber como fazer essas "tabelas"? Agradeço!

Danilo Martins 15h20min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Se a dúvida é sobre sua página de usuário, basta editar aqui. Se a dúvida sobre algo mais específico, seja mais específico pra q possamos ajudar. De que perfis fala? Garavello (discussão) 16h52min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Respostinha do Koehne[editar | editar código-fonte]

Ele foi, ele foi... só não soube se expressar. Ele estava se referindo a categorias que surgem quando alguém adota uma userbox... Pronto, camarada, basta seguir este linkoso todo cheio de alternativas pra escolher... Conhecer ¿Digaê 20h16min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Agradecimentos e Desculpas[editar | editar código-fonte]

Queria agradecer ao Garavello e ao André pelos esclarecimentos. O que eu queria saber era sobre os userbox! Obrigado. Meu perfil tá ficando legal! Da próxima eu me expresso melhor. hehe...

Danilo Martins 20h47min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Artigos vigiados[editar | editar código-fonte]

Eu sei que quando um artigo vigiado é modificado ele fica em negrito. Mas como saber qual parte do artigo foi mudada?

Danilo Martins 20h41min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Ao lado do artigo tem essa incricrão: (dif) (hist) Se você clicar no primeiro ((dif)) ele vai lhe mostrar exatamente as diferenças entre a ultima versão arquivada e a versão atual. E se você clicar no segundo ((hist)) ele vai abrir a página de histórico do artigo. É isso!

Béria Lima Msg 21h28min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

PS.: Isso também vale para as mudanças recentes!

Agradecimento[editar | editar código-fonte]

Muito obrigado! Tá explicadim ^^


--Danilo Martins ;;Talk to me 12h41min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

google images[editar | editar código-fonte]

bem, andre koehne, ou alguma pessoa educada/paciente que esteja respondendo as perguntas dos NOVATOS porque gosta do que está fazendo; é claro que muitas imagens do google tem direitos autorais, o que quis saber foi quanto ao preenchimento dos itens. trabalho nesta tv e posso ter a autorização, se necessario. quero saber COMO fazer isto na tabela da wiki commons. não preciso de explicações, preciso da resposta prática quanto ao meu procedimento, até porque se as imagens do google images não pudessem ser usadas não deveria haver a opção de escolha public domain, i found the image on google. escolhida esta opção gostaria que me dissessem como devo agir. obrigada novamente M.integracion (discussão) 12h11min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Infelizmente, dúvidas desse tipo só podem ter respostas práticas no próprio Commons. Recomendo que se inscreva no Commons e pergunte por lá, pois a wikipédia e o commons são projetos paralelos e provavelmente quem entende mais sobre isso estará lá. Garavello (discussão) 12h20min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

sobre a alocaçao de fotos[editar | editar código-fonte]

ola eu sou novo e gostava poder ajudar os outros atravez do pouco que sei, mas e sempre melhor que nada, so que eu tenho uma duvida como alocar fotos sobre algo que eu crie, e preciso alocar as fotos na wikipedia? obrigado bruno rasteiro o comentário precedente não foi assinado por BRasteiro (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

O lugar pra se perguntar isso é o projeto Commons, que é o projeto paralelo à Wikipédia que cuida da parte de mídias. Usuário foi instruído em sua página de discussão. Garavello (discussão) 14h31min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

Como faço para personalizar minha assinatura?

--Lider Kow (discussão) 14h41min de 23 de Janeiro de 2008 (UTC)

Ver aqui. Lijealso 15h43min de 23 de Janeiro de 2008 (UTC)

APRECIAÇÃO E CONGRATULAÇÕES - MESQUITA ROCHA[editar | editar código-fonte]

Sou novato e acho muito interessantes o projeto e o objetivo da Wikipedia. Minhas congratulações com todos os que contribuem com este trabalho educativo. Somente assim, construiremos um mundo melhor ... o comentário precedente não foi assinado por Nelson Célio Rocha (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 21h06min de 23 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Em nome de todos os wikipedistas (que também agradeceriam se estivessem no meu lugar)... Agradeço o elogio... e espero contar com a sua ajuda para melhoramos cada vez mais a nossa querida wikipédia! Béria Lima Msg 13h19min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Como posso entrar em contato para ser auxiliada por um dos administradores? o comentário precedente não foi assinado por BaduhyeCamila (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 13h08min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Depende da ajuda que você quer... Se você tem algum problema que só um adminsitrador pode resolver você pode ir aqui. Mas se você precisa de ajuda de um editor mais antigo para te ajduar com os primeiros passos... você pode ir aqui.

Espero ter ajudado... Béria Lima Msg 13h08min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

PS.: Assine sempre suas mensagens com 4 tiles (~~~~), pois é mais facil de sabermos com quem falamos!

Ajuda - parte 2[editar | editar código-fonte]

Desculpe, não coloquei o meu nome: estou logada com BaduhyeCamila e quero ajuda para encaminhar a página de "Glauber Moreno Talavera" para a Categoria "Advogados do Brasil". No meu computador, que foi onde a página foi criada, eu o visualizo nessa Categoria, mas acessando outros não é possível localizá-lo na letra "G". Muito Obrigada. o comentário precedente não foi assinado por BaduhyeCamila (discussão • contrib.) De novo, Camila? Tristeza Béria Lima Msg 13h16min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Oi Camila...

Então... eu fui até o artigo Glauber Moreno Talavera e ele está categorizado entre os Advogados do Brasil. E na categoria... na letra G ... ele está lá também. Acho que deve ter sido só um erro de atualização da sua página! Alegre.

Mas se precisar de ajuda nisto novamente... você pode ler o Guia de Ajuda de Categorização.

Boas contribuições... Béria Lima Msg 13h16min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

O que há de errado com a minha assinatura?[editar | editar código-fonte]

Olá, tentei incluir uma assinatura mas não consegui, pois diz que ela é inválida e pede para rever o HTML.
Alguém pode me ajudar por favor?

Ei-la:
[[Usuário:Raphaelrs55|<font color="#ff8c00"<b>Raphael Rocha</b></font>]]

Grato!!

Raphaelrs55 (discussão) 17h22min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)


Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Olá rafael

Então... o problema da sua assinatura é que vc não fechou o codigo <font> Você o abre: <font color="#ff8c00" mas esquece de colocar o > no final! Alegre. Tenta de novo com o seguinte codigo:

[[Usuário:Raphaelrs55|<font color="#ff8c00"><b>Raphael Rocha</b></font>]]

E depois me diz se deu certo!

boas contribuições... Béria Lima Msg 17h30min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Duas perguntas[editar | editar código-fonte]

A primeira: Eu presciso colocar a fonte quando estou usando o próprio Wikipédia para criar um novo artigo? Por exemplo: "Beltrano é autor de novelas" eu, peguei essa informação no artigo da novela e quero colocar no do autor, presciso colocar de que artigo eu peguei tal informação?

E a segunda: Colocaram uma predefinição minha pra eliminação rápida, e ainda me chamaram de "Editor Sistematico que cria falsos times de futebol", e todo mundo sabe que o Palmeiras existe,não é verdade? Então o que está errado nessa Predefinição:Elenco SE Palmeiras?? --2(L.L.K.)2 (discussão) 21h26min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá.

Primeira: É aconselhável colocar fontes, sim. Mais se se tratar de informação que possa sofrer contestação por parte de outro editor.

Segunda. Acho que agora está tudo OK. Lijealso 21h33min de 24 de Janeiro de 2008 (UTC)

Organização Mundial de Saúde[editar | editar código-fonte]

Olá, Hoje percebi que o artigo sobre a Organização Mundial da Saúde havia sido vandalizado. Reverti as alterações, mas fazendo uma pesquisa rápida no google percebi que boa parte do artigo havia sido copiada - ou alguém copiou o artigo daqui para criar uma apresentação (link: http://www.cnsg-pi.com.br/conteudos/saude_publica2.ppt ). Há alguma forma de descobrir quem criou o artigo e quem copiou? Há um procedimento padrão para esses casos? Procurei na documentação, mas confesso que dessa vez, não encontrei um guia do que fazer. Andretaff (discussão) 10h43min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)


Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Olá Andretaff...

Então... o caso que você citou não é uma violação de direitos autorais, mas sim um caso de uso da Wikipédia em trabalhos e apresentações. Veja aqui que o trabalho é de Novembro de 2007... e veja aqui que em outrubro o artigo já tinha o texto que foi usado na apresentação!

Há que se ter cuidado antes de marcar um artigo como violação de direitos do autor!

E como você disse que não achou nada sobre o assunto os tutorias são esse, esse (essa é nossa politica), este (que diz o que deve ser eliminado) e esse (que dá um resumo dos outros)

Boas contribuiçoes Béria Lima Msg 11h19min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Tréplica[editar | editar código-fonte]

Olá, Béria!

Obrigado pela resposta. Era exatamente a data da apresentação que eu queria encontrar, mas não tive o insight que você teve. Muito obrigado, Andretaff (discussão) 12h23min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

O meu texto não aperece na pesquisa[editar | editar código-fonte]

Acho que fiz tudo correcto ao criar um texto mas, quando pesquiso, ele não aparece. Como posso saber o que fiz mal ou o que me falta fazer?Novabase (discussão) 12h54min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Ressposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Se você me dizer em que artigo estava trabalhando... eu posso até tentar ajudar! Béria Lima Msg 12h57min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Novabase[editar | editar código-fonte]

Oi Béria!

Uma colega minha inseriu o Nome da empresa com uma pequena descrição... mas quando fazemos a pesquisa não aparece nada. Eu não sei como é que ela criou o texto mas ela é que me pediu para eu ver se conseguia perceber o que se passava.. Será que consegue ajudar? Há alguma erro "comum" de novatos??

Obrigada!!!

Resposta da Béria 2[editar | editar código-fonte]

Tá... mas você ainda não me disse o nome do artigo... não há como eu descobrir de qual artigo se trata!... Você precisa me dizer em que artigo sua colega colocou a informação!!

Béria Lima Msg 15h45min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Novabase[editar | editar código-fonte]

O texto chama-se novabase... Acho eu... se não for este o nome vamos ter esperar até ela voltar...

Resposta da Béria 3[editar | editar código-fonte]

Pois então

Não há registros de eliminação de nenhum artigo chamado Novabase e ele não é encontrado na ferramenta de busca... A não ser o ser usuário! Logo... tenho para mim que o texto foi colocado na sua página de usuário!!

Boas contribuicoes Béria Lima Msg 17h20min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

E será que podia ajudar com isso? Ou dizer-me onde posso encontrar a explicação para por o texto no sítio certo?

Obrigada.o comentário precedente não foi assinado por Novabase (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Não há registro de suas contribuições, exceto aqui nesta página. Não há registro de nenhuma página, seja como "novabase", "nova base", "Novabase", "Nova base", "NovaBase" ou "Nova Base". Portant essa sua amiga ou não criou o artigo ou criou com um nome absurdo. Se puder informar quem foi o criador do artigo, poderemos saber mais. Garavello (discussão) 02h31min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

?Como faço para alterar o título de um artigo?[editar | editar código-fonte]

Um pequeno erro de digitação (letra minúscula onde deveria ser maiúscula) seria imperceptível em outras partes do artigo, mas no título torna-se um erro gritante. ?como faço para alterar?

Dudley (discussão) 17h44min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)Dudley

Resposta de Jo Lorib[editar | editar código-fonte]

  • Use a aba mover, escrevendo o título correto.-- Jo Lorib d 18h33min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Comunidade Lumen de Cristo[editar | editar código-fonte]

A Comunidade lumen de Cristo foi fundada em 24 de Outubro de 2003, em Armação dos Búzios RJ Brasil, por Pe. Ricardo whyte. É uma associação Privada de Fieis de Caráter missionário da Igreja Católica e tem como carisma Ser uma luz em meio as trevas. o comentário precedente não foi assinado por Victor viana (discussão • contrib.)

Perguntas do Koehne[editar | editar código-fonte]

E daí?

Já experimentou usar a página de testes? Conhecer ¿Digaê 11h03min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)

NÃO[editar | editar código-fonte]

Isso aqui não é a "casa da mãe Joana" pra ficar digitando essas coisas, vai criar um artigo, ou a pg de discussão dele. --Lider Kow (discussão) 20h04min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)

Link's de página (na cor azul, como faço para que ele funcione?[editar | editar código-fonte]

Boa tarde a todos os colaboradores do Wikipedia. Como faço para que eu possa utilizar os links de página (que ficam em azul) nos textos que pretendo colaborar aqui, nesse site? Um abraço, Claudio. Claudio Godi (discussão) 17h42min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Para fazer uma ligação interna é so colocar o titulo do artigo entre dois colchetes [[ ]]. Assim, se você escrever: [[História]] vai aparecer:História (com um link para o artigo!) Alegre

Mais informações em Tutorial/Ligações internas

Boas contribuições Béria Lima Msg 17h47min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Estou editando um artigo e gostaria de colocar essa imagem nele. Ela está com informações sobre fair use, mas ao mesmo tempo informa que é de uma patente de 1920 (e se é de 1920, com certeza os direitos sobre a imagem já venceram). Posso ou não utilizá-la no meu artigo? André T. (discussão) 18h27min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

Já achei outra imagem que é garantidamente GPL :-) André T. (discussão) 19h43min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

Excluir imagem[editar | editar código-fonte]

Eu queria saber como é possível excluir essa imagem. Ela é o escudo do São Luíz/RS, o que não é permitido na Wikipédia lusófona. Eu já excluí essa imagem do artigo do São Luíz, e essa imagem não está em nenhuma outra página. É preciso excluir? Se sim, como fazer? FilRB (discussão) 22h53min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

A exclusão (ou inclusão) de imagens é feita no Commons! Peça a um administrador de lá para fazer a exclusão!! Alegre

Boas contribuicoes, Béria Lima Msg 23h00min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

Já propus a eliminação da imagem!! Haha Béria Lima Msg 23h12min de 29 de Janeiro de 2008 (UTC)

eu queria saber como eu faço uma assinatura quem souber responda.aqui mesmo no café.


Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Leia o guia de assinatura. Béria Lima Msg 18h05min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Quanto tempo demora para o texto ficar disponível???[editar | editar código-fonte]

Ola! Sou cadastrado no wikipedia e entrei em um determinado artigo e cliquei em expandir. Segui todos os procedimentos e no fim cliquei em Salvar Página. Mas até agora,~não foi feita a alteração no artigo.. Consta somente um pequeno esboço do artigo... O que eu contribui, (o meu texto), só aparece em minhas contribuições, mas quando eu faço uma pesquisa com o nome do artigo não aparece nada... Gostaria de saber quanto tempo demora para que o artigo/texto fique disponivel no wikipédia...o comentário precedente não foi assinado por Fcorniani (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 23h59min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resposta de Belanidia[editar | editar código-fonte]

É automático, aqui na Wikipédia. Logo após salvar (gravar), fica disponível. Vou tentar ver o que se passa, deve ter algum outro problema relacionado à sua edição. Volto em um minuto. BelanidiaMsg 23h59min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Achei o problema. A sua edição não fica disponível pois o texto que colocou consiste em Violação de Direitos Autorais, e foi apagado da Wikipédia (confirme aqui. Por favor leia: Wikipedia:Direitos de autor). Cumprimentos. BelanidiaMsg 00h02min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Oie!! Sou nova por aki na wiki e keria que por favor pelo o amor de Deus me splikassem um poko sobre como editar paginas e etc..mas inicialmente kero dar parabens a galera q sempre responde! Lene_Lio

Não sei se aconteceu só comigo, mas a wikipédia parecia estar fora do ar por umas 2 ou 3 semanas, só retornando antes de ontem. Alguém sabe me dizer o que aconteceu? --Lider Kow (discussão) 12h50min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta de Eduardo[editar | editar código-fonte]

Veja a discussão acerca disso. Eduardo 12h59min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Me candidadto ao Prêmio Nobel da Paz[editar | editar código-fonte]

pela aversão à sobrecarga, desnecessária:

“temos que ser disciplinados em um modo de vida organizado, Equilíbrio pelo hoje”, e é claro, Vivendo assim. Trabalho que não é reconhecido pelo mundo capitalista.Talvez possam até me passar uma ajuda. Eu que sou grato em 1º lugar.

Confusão da Béria e desespero do Jo[editar | editar código-fonte]

????? Béria Lima Msg 14h39min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Será que eu vou resistir, Belanidia?-- Jo Lorib d 22h06min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Gostaria de saber se ao assinar com quatro tiles meu nome de usuário ficará na página que fizer.

--Loopff (discussão) 15h06min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Lijealso[editar | editar código-fonte]

Sim, como pode comprovar aqui mesmo acima, na sua mensagem. PS.: Em artigos não se colocam assinaturas, já que os autores ficam registados no histórico. Lijealso 15h11min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Oi,

Como faço para colocar imagens em um artigo?

Loopff (discussão) 18h51min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Carrege primeiro a imagem no Commons (veja aqui como fazer isso) e depois use o seguinte codigo:

[[Imagem:nome da imagem|thumb|Lado em que quer que a imagem apareca|tamanho da imagem|legenda da imagem]]

As observações do codigo:

1. O nome da imagem tem que estar completo (com o .jpg ou .png do fim).
2. Thumb é a forma de enquadramento.
3. O lado pode ser direito "rigth" ou esquerdo "left"
4. O tamanho é sempre dado em px: Ex: 100px ou 140px
5. A legenda pode conter ligações internas!

É isso! Haha Béria Lima Msg 19h00min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Desculpe mas...[editar | editar código-fonte]

sem querer ser chato. Como faço para ter uns quadradinhos tipo: fã de Narnia, fã de Lost... o comentário precedente não foi assinado por Loopff (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 14h09min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Antes de tudo duas observações:

1. Não precisa se desculpar por pedir ajuda! É pra isso que o Café dos Novatos serve... pra tirar duvidas!! Haha
2. Quando escrever... assine com quarto tiles (~~~~) para podermos identificar quem escreveu.

Agora a resposta:

Os "quadrinhos" chamam-se userbox (ou no plural: Userboxes). E você pode ver um alista completa aqui. Divirta-se! Béria Lima Msg 14h09min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Índice na categorização em páginas de discussão[editar | editar código-fonte]

Não sou bem novato, mas na falta de outro lugar pra postar dúvidas ...

Coloquei em uma predefinição um parametro para adicionar o artigo a uma categoria para facilitar a manutenção. E essa predefinição está na página de discussão do artigo.

O problema é que na categoria todos os artigos ficam listados como se estivessem começando com a letra D (por causa da Discussão).

Tem como arrumar isso ? Pra ficarem listados de acordo com o nome do artigo, ao invés de listarem com D ?

A predefinição é a Predefinição:Animangá/Marca. - Rjclaudio msg 16h06min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Lechatjaune[editar | editar código-fonte]

Tente utilizar [[categoria:nome_da_categoria|nome_pelo_qual_deve_ser_ordenado]]. Um abraço, Lechatjaune msg 17h44min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A predefinição tem um parametro por exemplo, "epi", q se tiver um valor, vai categorizar o artigo como não tendo uma lista de episódios. Se eu colocar isso na predefinição todos os artigos vão ser categorizados do mesmo modo.
Isso só serviria se fosse feito manualmente em cada página. Mas queria categorizar usando a predefinição. Rjclaudio msg 18h02min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Agora entendi o problema, que tal usar [[categoria:nome_da_categoria|{{PAGENAME}}]] [[Categoria:!Arquivo do Café dos Novatos]], não tentei ainda mas creio que funciona. Lechatjaune msg 18h30min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Acabei de fazer um teste na página de testes e funcionou. Lechatjaune msg 18h33min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Vlw, deu certo. Resolvido. Rjclaudio msg 18h58min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Criar desambiguação[editar | editar código-fonte]

Se existe um artigo "XXX", "XXX (A)" e "XXX (B)", qual é o certo :

  • Criar "XXX (desambiguação)"
  • Mover "XXX" para "XXX(C)" e usar "XXX" como desambiguação ?

Eu achava melhor a segunda opção. Para evitar parecer que o artigo "XXX" é o principal representante do nome.

Rjclaudio msg 19h07min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ambas as opções são válidas. Tudo depende se um dos artigos realmente merece ser considerado principal ou não. Veja mais em Wikipedia:Desambiguação. Lechatjaune msg 19h26min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Outra dúvida[editar | editar código-fonte]

Existe a desambiguação Labirinto (desambiguação) e agora foi criada a desambiguação Labyrinth. Na desamb de labirinto tinha uma das páginas da desamb labyrinth (eu coloquei a segunda).

Qual o melhor a fazer, deixar separado com um link para o outro termo (a traduçõa) como fiz na desamb de Labyrinth, ou juntar os dois como está em Labirinto ?

Rjclaudio msg 04h44min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Dúvidas sobre exclusão de texto no wikipédia..[editar | editar código-fonte]

Ola!!! Então.. obrigado pela resposta... Mas, me resta ainda dúvidas.. O texto publicado no wikipédia é de minha autoria. O que acontece é que publiquei o mesmo texto aqui no wikipédia. Esse no link é o mesmo.(http://www2.metodista.br/unesco/agora/pmc_acervo_pingos_fabio.pdf. (Twinkle)) Já que consta somente um esboço no artigo que tentei expandir, quis contribuir com algo mais abragente e utilizei o mesmo texto. Algum problema??? Aguardo respostas.. Obrigado

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Seu texto é protegido por direitos autorais.... Mas se você é o autor e quer que ele seja publicado aqui na wikipédia... pode fazer uma otrs dando permisão de uso do texto!

Béria Lima Msg 13h13min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Criação de Wiki[editar | editar código-fonte]

Olá, eu queria criar uma Wiki sobre Zelda. Como faço para começá-la.

Resposta do Jo[editar | editar código-fonte]

  • A Wikipédia já possui 23 artigos sobre The Legend of Zelda, o modo mais fácil de encontrar é pela categoria: Categoria:Zelda. Lembre que palavras em azul são hiperlinks. Agora se quiser criar uma wiki inteira sobre isso, fora da Wikipédia, use o projeto Wikia, fornece hospedagem gratuita para wikis e todo o software necessário.-- Jo Lorib d 20h16min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Preciso de um tutor[editar | editar código-fonte]

Olá, amigos. Inscrevi-me como participante há cerca de 24 horas e já publiquei uma contribuição: Gaius Flaminius. Na verdade, atendi ao pedido de acrescentar informações a um artigo que só possuia uma linha editada. Mas, certamente, fui precipitado. Deveria ter procurado me familiarizar mais com a Wiki, antes de contribuir. Acho mesmo que, pelo menos inicialmente, preciso de um tutor. Para obter um, mister se faz solicitá-lo em minha Página de Usuário. Ocorre que, ao tentar acessá-la, deparo-me com o aviso: "A Wikipédia não tem uma página de usuário/utilizador com este nome". Isso me confundiu. Alguém poderia, por favor, me dar uma luz? Antecipadamente grato Apr (discussão) 19h38min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Vini 175[editar | editar código-fonte]

Olá, Apr. O aviso que aparece em sua página de usuário aparecerá em todas as páginas que ainda não existem na Wikipédia. Talvez você não tenha percebido nesta frase: "Se você é o usuário Apr, você pode começar esta página.", que traz um link para começar esta página. Basta clicar ali e solicitar um inserido {{Wikipedia:Userbox/Tutorado}} que logo um te adotará. Abraços, Vinicius Siqueira MSG 19h42min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC).

Oi a todos.

Estou há pouquíssimo tempo na Wiki mas participo de vários Grupos de Discussão da Yahoo, alguns dos quais sobre temas políticos.

Nestes grupos em particular, até devido à natureza do tema, é comum que, volta e meia, o "pau quebre", com os participantes desferindo xingamentos recíprocos. Aceito que assim seja, até porque "quem sai na chuva é pra se molhar".

Mas a Wiki, até onde sei, não é um Grupo de Debates. Sua natureza é outra.

Por isso, ao visitar algumas páginas, supreendi-me ao constatar que, sobretudo no diálogo entre contribuintes e administradores, o pau também quebra por aqui. É lamentável.

Quem sabe, um pouco mais de cortezia, tolerância e boa-vontade, ou um respeito maior por normas do tipo: "Assuma a boa fé", "Não faça ataques pessoais", "Não morda os novatos" (ou quem quer que seja), não constribuiriam para tornar o clima menos "quente"?

Talvez eu esteja sendo pretencioso em, mal chegado, já estar me intrometendo nesses assuntos delicados. Se assim for, peço-lhes que me desculpem. E quero também esclarecer que, até este momento, tenho sido muito bem tratado pelas pessoas com quem já mantive contato. Apr (discussão) 02h26min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Olá Apr, não acho que esteja ser pretencioso. É normal que em lugares em que haja muita gente, também haja muita opinião e, portanto, os ânimos podem aquecer, e o pau quebrar. Na Wikipédia também é assim, há muito assunto a ser tratado, e de vez em quando, lá vai um xingamento :) Mas não se preocupe, é só de vez em quando. Abraço, Carlos MSG 12h36min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Mensgens automáticas[editar | editar código-fonte]

Às vezes, nas páginas de discussão dos usuários, eu vejo escrito mensagem enviada automaticamente. O que é isto? Um usuário possui um programa para mandar mensagens a muitos usuários ao mesmo tempo? O usuário manda mensagens a usuários apenas por eles terem cometido uma acção? Aguardo respostas. Nuno @rala aã? 19h48min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Aguardo o dif.-- Jo Lorib d 23h26min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

tem como saber quais são as subpáginas de um artigo ? Rjclaudio msg 23h38min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Use a busca.-- Jo Lorib d 23h59min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Dúvidas sobre autoria[editar | editar código-fonte]

Como faço para publicar um texto no wikipédia e dar direitos autorais nele? Acontece, que já publiquei e o mesmo foi excluído aqui do wikipédia, por estar protegido por direitos autorais. Mas sou eu o autor do texto. Gostaria de saber como fazer pra dar essa autorização, para que o mesmo fique disponível aqui no wikipédia. Obrigado pela atenção.

Quero aproveitar para agradecer que sempre estou sendo muito bem atendido aqui por meus colegas wikipedistas. Sempre dispostos a me ajudar e a sanar minhas dúvidas.

Tem que mandar um e-mail confirmando que você é o autor do texto, e que libera para a GFDL. Não sei direito sobre isso, mas leia mais em Wikipedia:OTRS. Rjclaudio msg 15h25min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Por que pra cada resposta tem q criar uma sub seção ?[editar | editar código-fonte]

Isso dá impressão de que as conversas devem ser feitas assim (cada mensagem em uma sub-sessão). Já vi uma página de discussão de um artigo onde três usuários novatos conversavam assim. Acabou que a página tinha 40 seções.

Não seria melhor fazer como é feito normalmente, só dar o espaço antes da mensagem, e responder. Rjclaudio msg 22h11min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

A meu ver, criar uma sub-seção pra resposta deixa mais organizado, principalmente no índice TOC, além de ser um indicaticvo do q já foi respondido e do q está pendente. Fora q usando o subtítulo, separa-se bem a pergunta da resposta. Como aqui não se fica "dialogando" (em geral é dada a resposta a uma pergunta), não se criam sub-seções em excesso. Garavello (discussão) 15h12min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Edição na en.wikipedia.org[editar | editar código-fonte]

Caros amigos, Já fiz algumas edições em português e gostaria de fazê-lo também na wiki em inglês, mas estou com uma dúvida. Tenho que necessariamente ter uma 2a conta (na wiki em inglês), além da minha conta na wiki em português ? Grato, Bidá. (André Bidá (discussão) 00h08min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC))

Resposta do João Souza[editar | editar código-fonte]

Tem que criar uma conta lá, se não quiser editar como IP. João Sousa DC 00h22min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Complemento da Auréola[editar | editar código-fonte]

E vai precisar traduzir os artigos para o inglês. --AuréolaMensagem 04h04min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Considerações (I)[editar | editar código-fonte]

Com poucos dias de ingresso na Wiki, estive navegando por vários artigos, para observar e aprender. E do conjunto dessas observações, destaco algumas sobre as quais apreciaria conhecer a opinião de terceiros, sobretudo daqueles que, neste espaço, são menos "novatos" que eu.

De ínicio, quero me referir ao tamanho dos artigos. Encontrei alguns que são quilométricos. Nada contra a qualidade dos textos, mas receio que não existe "cristão" capaz de suportar uma longa leitura em meios eletrônicos.

Esses artigos se apresentam, invariávelmente, ornados com mensagens de alerta sobre a possibilidade de não serem viáveis em determinados equipamentos, e apelos para que sejam reduzidos ou particionados. Mas é evidente que as pessoas hão de sentir um certo constrangimento de mexer em obra alheia (salvo para processar operações de pequeno porte, como linkar uma palavra ou corrigir erros de digitação). A pessoa mais indicada para "sanear" o artigo, há de ser seu próprio autor.

Fiquei me perguntando qual haveria de ser o tamanho "ideal" de um texto. Certamente, não há de ser tão curto quanto o verbete de um dicionário, nem tão vasto quanto o de um Ensaio. Pode ser algo que esteja entre esses dois limites, provavelmente mais próximo do primeiro do que do segundo.

É claro que o tamanho há de guardar uma íntima relação com a natureza e a importância do assunto (embora esse critério possa ser, não raro, subjetivo), mas penso que a fixação de um "limite máximo" seria recomendável, até porque conduziria ao saudável exercício da síntese. Apr (discussão) 05h15min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

(continua)

Considerações (II)

continuação de Considerações(I)

Sendo a Wiki, com o é, uma enciclopédia, seu principal propósito é fornecer Informação Objetiva, o que nos remete ao terreno dos "fatos", no qual há de se fixar. É óbvio que tenho lá minhas opiniões pessoais sobre este ou aquele fato, mas ao contribuir em uma Enciclopédia, elas devem ser deixadas de lado.

Menciono este detalhe porque, quase sempre, o que "alonga" um texto é o componente opinativo que seu autor lhe dá, traço que se revela no uso de expressões qualificativas, onde se aplica um "juízo de valor" ao fato que se está narrando.

Se aquele que escreve estiver sob o imperativo de um "limite", não duvido que procurá e encontrará meios de dizer tudo quanto pretende dizer, usando menos palavras.

De qualquer forma, sempre é preferível prevenir do que remediar.

Apr (discussão) 05h15min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta considerativa do Koehne[editar | editar código-fonte]

  • Prezado Apr,

Efetivamente, muito pouca gente tem em mente o que seja, de fato, uma enciclopédia, quando vem aqui. Mas, por ser um repositório de saber único na História, e por ser uma experiência que, com apenas poucos anos, já se mostra capaz de provocar tantas mudanças, imagino que isso passe obrigatoriamente também pelo empirismo e, claro, pelo papel didático que muitos de nós não cansam de repetir...

Temos, de fato, uma especial predileção por verbetes longos - que "esgotem um assunto" - e assuntos bons são aqueles que se fazem "grandes", pouco importando, talvez, se o tema abordado seja ou não mais ou menos relevante.

Acredito que isso se dê por alguns motivos... Se fores olhar um verbete criado por mim, o Horácio de Matos, saiba que tenho a clara sensação de ter resumido por demais - em prejuízo até de determinadas passagens biográficas. Outros, porém, por mais que eu tenha tentado, não ficaram grandes - como o meu recente Grammatica da Língua Portuguesa com os Mandamentos da Santa Madre Igreja‎ (a despeito do grande título).

Para mim, informa bastante mais que qualquer boa enciclopédia - mas de acordo com o "norte" criterioso de muitos, jamais chegará a ser um verbete "destacado" como estes que passam por votação aqui.

Penso, muitas vezes, como você. Páginas longas devem ser particionadas; Fiz isso, tempos atrás, com o Decamerão, e confesso que ainda não terminei...

Mas, afinal, acho que este espaço não é o melhor para tais considerações: temos cá (meio que esquecida, às vezes) a seção Propostas da Esplanada. Assim, se algum outro editor julgar oportuno, essa mensagem (que uni em uma só), pode para lá ser movida.

Abraços, Conhecer ¿Digaê 06h03min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Novos Artigos[editar | editar código-fonte]

gostaria de criar um novo artigo, dentro de uma estrutura ja existente, mas sem ser amarrrado a uma artigo que ja foi criardo, não quero discutir um tema ja editado no wiki, queto colocar um novo assunto para discurssão em uma estrutara que ja existe, desde ja agradeço.o comentário precedente não foi assinado por Caduvox (discussão • contrib.) 13h09min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Reposta do Lechatjaune pedindo mais detalhes[editar | editar código-fonte]

Poderia ser mais específico sobre o que você quer fazer? Lechatjaune msg 13h09min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

especificação[editar | editar código-fonte]

Trabalho em uma fundação onde temos o Wiki adaptado a nossa realidade, somente o leiaute foi alterado, e ja foi criado uma estrututa com itens e sub-iten para discursão

Ex: Fundação >>> TI

na parte de TI ja existe um artigo dando uma ideia geral sobre tecnologia na fundação, quero colocar um novo assunto para se discutir neste sub-item (TI), não quero discutir o artigo ja existente, quero que fique logo abaixo do artigo ja existente o meu novo artigo, para que outros possam discutir.

espero que tenha conseguido me expressar

desde ja obrigado pela ajuda

Resposta do Lechatjaune[editar | editar código-fonte]

Este forum é para dúvidas sobre a Wikipedia. Sobre o software MediaWiki, procure em www.mediawiki.org. Lechatjaune msg 14h15min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Artigo em votação para eliminação[editar | editar código-fonte]

Caros amigos, Um artigo criado por mim, sobre o humorista Rafael Marinho está em votação para ser eliminado, a alegação inicial é de que sou o dito humorista. A confusão deve-se, creio eu, ao meu nome de usuário, que convenhamos é realmente semelhante ao nome do humorista. Enfim, a pergunta que tenho é: Posso ser "punido" ou perder "credibilidade" na wikipedia se meu artigo for excluido? Posso deletá-lo antes do fim da votação? Meus outros artigos podem sofrer sansões? Forte abraço! Rmmarinho (discussão) 19h10min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Koehne[editar | editar código-fonte]

Prezado,

Em nada a proposição de um verbete para ser apreciado pela comunidade afeta a pessoa que o tenha criado. Centenas deles, a cada mês, passam por processo similar. O que se aprecia, apenas e tão-somente, é se aquele verbete, naquele momento, encontra dentre os que aqui laboram e queiram manifestar-se o apoio para continuar. Não há, jamais, qualquer espécie de sanção a usuário que porventura tenha-o editado; note, por fim, que mesmo com a alegação de vaidade alguns verbetes foram mantidos em votação (vide o exemplo da Ala Szerman). Espero ter ajudado. Conhecer ¿Digaê 19h31min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Artigo de Redirect em uma categoria[editar | editar código-fonte]

O artigo Albion de Cefeu está na Categoria:Cavaleiros de Prata, juntamente com o artigo que o redirect aponta, o Albiore de Cefeu.

O artigo está protegido, e acredito que o problema seja a predef "Cavaleiros de Prata" q aparece na lista de predefinições qnd eu vou em "ver código fonte", embora ela não apareça no código em si.

=> Rjclaudio msg 17h29min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

O artigo Albion de Cefeu (um redirect) consta como tendo as predefs {{Cavaleiros de Prata}}, {{Tabela-CDZ}} e {{Tabela-CDZ/Armadura}}, só q ele é apenas um redirect. Isso está certo ? (como ele está protegido, não sei bem oq fazer). => Rjclaudio msg 09h15min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Koehne[editar | editar código-fonte]

  • Deve ter sido um bug do sistema, quando da proteção. Já resolvido. Conhecer ¿Digaê 17h27min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)

«Discografia»[editar | editar código-fonte]

Não sei se alguém já fez esta pergunta mas, aqui vai. Eu sei que a Wikipédia propõe algumas convenções para bibliografias. Mas será que existe alguma convenção para discografia, ou seja, como citar o nome da música, o autor, o intérprete, a editora, o ano de edição, etc. Obrigado. Ten Islands (discussão) 16h22min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Então... todas as convenções sobre música da wikipédia são formuladas (ou modificadas) no Proj. Música. Faça sua pergunta lá... que eles provavelmente te ajudarão.

Béria Lima Msg 17h10min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Gostava que me explicassem a definição de fóssil.

Abraço. o comentário precedente não foi assinado por LuisGuilhermeBento (discussão • contrib.) 17h20min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Lechatjaune[editar | editar código-fonte]

Temos o verbete fóssil. Comece por lá. Lechatjaune msg 17h20min de 10 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Como crio minha Biografia[editar | editar código-fonte]

Sou atriz, produtora e gostaria de criarm uma biografia minha, é possivél???

Resposta do Burmeister[editar | editar código-fonte]

Resposta: não!!! Isso aqui é uma enciclopédia, não um lugar de auto-promoção, procure o orkut, pois lá os seus desejos serão atendidos. Burmeister (discussão) 18h42min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do rjclaudio[editar | editar código-fonte]

Bem, poder pode, mas só se for relevante. Assim, se tiver feito algum papel importante em uma novela / filme importante ou tiver produzido algo importante' pode fazer. Por importante entenda interesse nacional. Menos q isso acabará indo para "Proposta de Eliminação" e provavelmente sendo apagado, jogando fora seu trabalho.

(não podemos simplesmente dizer q não, quem sabe ela não é uma superstar ... estariamos perdendo um bom artigo ...)

=> Rjclaudio msg 23h18min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Resposta de Belanidia[editar | editar código-fonte]

Felizmente na Wikipédia temos páginas de ajuda para tudo. Leia por favor: Wikipedia: Vaidade; mediante o que entender dessa página, poderá tirar as suas próprias conclusões, no entanto, deve lembrar-se de que a própria comunidade da Wikipédia avalia os artigos, e que se o artigo for considerado "não relevante" ou "não enciclopédico", será eliminado. Alegre Cumprimentos. BelanidiaMsg 22h31min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Pergunta do Rodolfo Stonner[editar | editar código-fonte]

No artigo sobre beethoven, ao mencionar a possibilidade de seu encontro com Mozart, o texto afirma: MAIS (sic) nao ha evidencias... Solicito por favor corrigir para MASRodolfo Stonner (discussão) 21h58min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Vini 175[editar | editar código-fonte]

Rodolfo, já arrumei, mas se sinta livre para consertar qualquer erro que, porventura, encontre em um artigo da Wikipédia. Só nos traria benefícios. Abraços e boas contribuições! Vinicius Siqueira MSG 22h05min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

utilização de texto de sites[editar | editar código-fonte]

Oi, gostaria de saber se é possível publicar em um artigo parte de um texto encontrado em um site, caso este texto não contenha a denominação de todos os direitos reservados e cite suas fontes. Obrigada Molnar (discussão) 13h39min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do rjclaudio[editar | editar código-fonte]

Só pode copiar um texto (integralmente ou partes) se estiver claramente escrito q o texto está sob a licença GNU.

O fato de não dizer q tem "todos os direitos reservados" não implica q realmente não tem.

=> Rjclaudio msg 14h08min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ligação entre artigos (Para novato)[editar | editar código-fonte]

Por favor, gostaria de uma ajuda sobre algumas duvidas. Eu criei um artigo sobre a criatura do filme Cloverfield e gostaria de saber como posso ligar este artigo com o do filme, que planejo ampliar.

Outra duvida que gostaria de saber é sobre o seguinte; a wikipedia em ingles possue um artigo chamado Cloverfield (creature), e agora eu fiz para portugues; cloverfield (criatura). Como se da a ligação do mesmo arquivo entre wikipedias de linguagens diferentes? é automatico? o comentário precedente não foi assinado por Kelderek (discussão • contrib.)

Resposta do rjclaudio[editar | editar código-fonte]

Pra ligações entre artigos da mesma wikipedia só usar [[Cloverfield]] (colocar o nome do artigo entre colchetes). Veja mais em Ajuda:Guia de edição/Ligações internas

A ligaçãn entre wikipedias de linguas diferentes (chamado de interwiki) se faz com [[pt:Cloverfield]] ou [[en:Cloverfield]] (dependendo da língua da wikipedia). Essa ligação vai para o final do código do artigo. No artigo daqui vc coloca o link en:Cloverfield, e no de lá vc coloca o pt:Cloverfield. Veja mais em Ajuda:Guia de edição/Interwikis.

=> Rjclaudio msg 14h19min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Eu gostaria de receber um conteúdo sobre FÍSICA...É sobre LEI DA CONSERVAÇÃO DE ENERGIA...Quero saber uma sintese do que é essa lei... e com alguns exemplos de suas fórmulas..e tbem alguns exercícios...pq o artigo que está no wiki num deu pra ter uma noção sobre essa lei... Por favor me mandem o mais rápido possível...

Obrigado

--Deboradeh (discussão) 21h18min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)Débora--Deboradeh (discussão) 21h18min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)12/02/2008 19:11 hs

Resposta do rjclaudio[editar | editar código-fonte]

Infelizmente a wikipedia não é um livro de estudos (talvez se for no projeto wikiversidade pode achar algo). Só oq temos é o q está no artigo. => Rjclaudio msg 21h27min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

biodiversidade[editar | editar código-fonte]

preciso saber quais os fatores que influenciam o desequilibrio da biodiversidade. por favor alguém pode me ajudar? o comentário precedente não foi assinado por Brubruna (discussão • contrib.)

Resposta do rjclaudio[editar | editar código-fonte]

Aqui não seria o local ideal para isso. Pode fazer perguntas sobre assuntos específicos no artigo relacionado (biodiversidade) mas não garanto que vão responder. O que tiver no artigo pode ajudar, mas se não tiver lá teria que esperar até alguém querer adicionar o assunto. => Rjclaudio msg 21h32min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta de Belanidia[editar | editar código-fonte]

Olá, lembre-se de que a Wikipédia é uma enciclopédia e não um blog, fórum, ou similar, onde respondamos a perguntas dessa natureza. Aqui tratamos de dúvidas sobre edição da Wikipédia.

Cumprimentos! BelanidiaMsg 22h24min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

qual frase esta certa na definição sobre o que é ética[editar | editar código-fonte]

procura os principios fundamentais do comportamento humano

ou

procurando os principios fundamentais do comportamento humanoo comentário precedente não foi assinado por 201.93.242.122 (discussão • contrib.) 00h40min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do rjclaudio[editar | editar código-fonte]

Isso aí já não é questão de portugues ? Aqui é só pra dúvidas em relação a wikipedia, como fazer, dicas, etc. Portugues já é em outro setor. => Rjclaudio msg 00h56min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Artigos riscados nas Páginas Especiais[editar | editar código-fonte]

Estava vendo a página especial "Redirecionamentos quebrados" e alguns dos itens da lista estão riscados.

Deduzi q é pq não são mais "Redirects quebrados". Isso é algo automático ou o editor q marca ? Se for automático não seria melhor apenas retirar da lista ??

=> Rjclaudio msg 22h06min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Isso não deve ser automático, imagino que alguém edite aquela página e que prefira manter os nomes riscados pra "arquivo" do q já foi eliminado. Em todo caso, peguei um exemplo, eliminei os afluentes e marquei o redirect pra ER, vamos ver o q acontece. Garavello (discussão) 15h53min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Publicar um Artigo[editar | editar código-fonte]

Sou novo aqui, e minha pergunta parece ser a mais simples... mas pra mim está sendo um pouco complexo publicar um artigo aqui, como faço? o comentário precedente não foi assinado por Paulokaupa (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Recomendo ler antes de qualquer coisa o Tutorial. Após isto, dependendo do artigo que deseja publicar, basta fazer uma busca (na coluna à esquerda) e ver se o artigo já existe. Caso não exista, aparecerá um aviso "Não existe uma página com o título "NOME DO ARTIGO". Pode criá-la clicando em: NOME DO ARTIGO.", bastando clicar nesse link em vermelho para se criar o artigo. Garavello (discussão) 15h57min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Critério para eliminação de páginas[editar | editar código-fonte]

Olá, eu comecei a adicionar uma página ontem e como não tenho muito tempo livre não terminei o trabalho. Hoje observei que ela foi proposta para eliminação por votação. Na página da votação me parece que o único critério adotado foi o número baixo de resultados em uma busca efetuada no Google, e não o conteúdo da página em si. Se esse for realmente o único critério, alguém sabe o número de resultados que é preciso ter no Google para que se considere qualquer assunto, seja ele qual for, relevante? Muito obrigado pela atenção. o comentário precedente não foi assinado por O Andre Lins (discussão • contrib.)

Resposta do Koehne[editar | editar código-fonte]

Prezado: a rigor, toda e qualquer página pode ser proposta em votação; é uma forma de a comunidade aferir se o verbete tem ou não crivo enciclopédico... Como você é novo aqui, isso ainda lhe será, talvez, freqüente - note que deixou de assinar a mensagem, não colocou um link para a página em questão (para que pudéssemos opinar com mais propriedade). Note que poderá argumentar em favor da página, na votação. Há, lá, um espaço para comentários. Aqui poderá ler as regras de votação.

Portanto, não se preocupe se esta página vier a ser apagada. Todos nós já tivemos, volta e meia, contribuições eliminadas - e isso nao foi o fim do mundo, antes o contrário: foi o começo... Abraços, e boa sorte. Conhecer ¿Digaê 06h58min de 15 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do rjclaudio[editar | editar código-fonte]

Critério definido não tem, cada um usando o que acha mais importante, e muitos usam o resultado no Google como uma referencia, mas normalmente não apenas isso.

Sugiro também que na próxima vez comece a fazer o artigo offline, no Bloco de Notas, para depois colocar no site. Mts artigos mínimos e esboços novos são postos para PE pq não apresentam a relevancia no artigo.

=> Rjclaudio msg 11h46min de 15 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Olá, caros wikipedianos lusofonos.Estou com uma idéia quanto ao artigo da Kate Bush na Wikipedia em português: por que não contatamos os nossos colegas anglofonos e pedimos informações atualizadas de nossa cantora favorita.Por favor, quem concordar ou discordar, me contate.Obrigado.{Bryard (discussão) 14h31min de 15 de Fevereiro de 2008 (UTC)}.

Resposta do Lechatjaune[editar | editar código-fonte]

Você não precisa entrar em contato com os editores anglófonos. Você pode melhorar o artigo Kate Bush baseado no artigo na wikipédia de língua inglesa en:Kate Bush. Um abraço, Lechatjaune msg 14h41min de 15 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Dúvida aonde posso escrever...[editar | editar código-fonte]

Bem criei agora a minha conta e estava pesquisando sobre o Arcadismo,mas não estou entendendo muito,o tipo de texto dessa escola literaria. Gostaria de saber aonde seria o local mais apropriado para tirar esse tipo de dúvidaso comentário precedente não foi assinado por Fábio Guilhon (discussão • contrib.) 14h52min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Lechatjaune[editar | editar código-fonte]

O que temos aqui, é o artigo arcadismo onde você também encontra algumas ligações externas. Se procura alguns textos, pode tenta no wikisource, um projeto irmão da wikipédia: wikisource:pt:categoria:arcadismo. Um abraço, Lechatjaune msg 14h52min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

como faço pra criar um texto só meu??[editar | editar código-fonte]

por favor? me respondam, como eu faço?

não sei! o comentário precedente não foi assinado por GabyDiPiero (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Aqui na Wikipédia não existe texto só seu. Existem os artigos onde você pode inserir mais informações (caso as tenha com fontes confiáveis). Mas qualquer adição à Wikipédia está sob licença GFDL e pode ser alterada livremente por outros usuários.
Recomendo fortemente que leia o Tutorial e todos os links na "caixa de boas-vindas" que está em sua página de discussão. Garavello (discussão) 17h23min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)


procura de livros[editar | editar código-fonte]

Gostaria de saber como faço para pesquisar alguns resumos de livrosa Vu prestar um concurso publico para PEB II na cidade de Caraguatatuba, uma conhecida disse que viu alguns artigos a respeito aqui, no entanto nao consigo encontrar... se3 puderem me ajudar serie muito grata. Fisqui (discussão)

Resposta do Lijealso[editar | editar código-fonte]

É só utilizar a página de busca. Está aqui. Cumprimentos. Lijealso

concurso publico[editar | editar código-fonte]

grata amigo pela resposta mas nao estou conseguindo atraves dessa pagina ja tinha tentado antes... essa conhecida minha disse que ja havia uma pagina em que tinham falado sobre o concurso. nao sei se era uma pagina de discussao ou outra coisa... e eh isso que eu quero achar... pq nessa pagina ja tem as perguntas e respostas que preciso. GrataFisqui (discussão)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia não é repositório de informações sobre concursos públicos e afins. Aqui é uma enciclopédia. Tampouco existem "resumos de livros", tão somente existem verbetes sobre alguns livros importantes na literatura mundial. Se o verbete sobr eo livro que procura não existe ou não tem as informações que deseja, recomendo fazer buscas no Google. Garavello (discussão) 18h19min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Modelo de Planejamento de Marketing[editar | editar código-fonte]

Olá, pessoal

Gostaria de saber se alguém ligado à profissão de marketing teria um modelo de planejamento de marketing diferenciado, mais preciso, pois os do google são bem defasados. Estou fazendo um trabalho sobre, por isso preciso de um.

Aguardo resposta, abraços.

RLL o comentário precedente não foi assinado por Ramonleao (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Não há na wikipedia nada sobre o assunto, até pq acredito que os modelos mais conhecidos contém direitos autorais. Existe o verbete Marketing, mas não cita nenhum modelo. Acredito que só mesmo no Google você encontrará um modelo específico para fazer seu trabalho. Garavello (discussão) 20h44min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

posso fazer um espaço no wikipedia contando a história da minha banda?? o comentário precedente não foi assinado por Opus-eclipse (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Segundo Wikipedia:O que a Wikipédia não é, a wikipédia não pode ser usada como blog, webhost ou para divulgação. Somente bandas que contenham relevância enciclopédica, cujo conteúdo dos artigos pode ser verificado por fontes fiáveis devem figurar aqui. Se for o caso, se sua banda tiver relevância e essa relevância puder ser comprovada, pode -se abrir um verbete. Do contrário, é bem provável que algum editor conteste a relevância e a página pode ser eliminada. Garavello (discussão) 20h53min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Bem, tenho aqui algumas dúvidas, e ficaria imensamente contente se fossem esclarecidas. Aí vai a lista:

  • Como personalizar minha assinatura??
  • Não entendi como funciona o {{Info banda}}
  • Quando um esboço passa a ser um artigo "completo"? É só tirar a predefinição? Posso fazer isso quando ele estiver de acordo com o livro de estilos?
  • Estou indo contra as políticas da Wikipédia quando traduzo artigos do inglês e os acrescento as informações nos artigos em português?

Resposta do Lorib[editar | editar código-fonte]

  • Para personalizar a assinatura entre em minhas preferências lá no alto da página ou então escolha a assinatura de algum usuário que lhe agrade e pergunte como ele fez, acho que existe mais de um modo, mas sem exageros, ok; também não sei como a predefinição funciona, mágica?;se melhorar substancialmente o artigo, pode tirar o aviso esboço;Se o texto em inglês for da en-Wikipedia, sem problemas, está sob a mesma licença, mas se for de outra fonte sem estar licenciada GNU FDL não, a simples tradução não elimina o problema dos direitos autorais.-- Jo Lorib d 19h33min de 21 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Porque minha pagina não apareçe na busca do Google?[editar | editar código-fonte]

Pessoal desculpa incomodar,mas eu queria saber porque a pagina que criei no pt.wikipedia não apareçe na busca do google a não ser que eu seja extremamente especifico?

Tipo:

O nome do meu Artigo é Clannad_(visual_novel),se eu coloco no google "Clannad",apareçe o artigo do "en.wikipedia" sobre o Clannad_(visual_novel) e tambem outros artigos sobre a banda irlandesa de mesmo nome("Clannad"),mas mesmo que eu avançe as paginas de busca do google, o meu artigo não apareçe,a não ser que eu escreva "Clannad(visual novel)wikipedia" e coloque para buscar apenas links em portugues.Eu achei que isso acontecia pelo fato do artigo ser novo,só que agora ele já tem algum tempo de criação e continua do mesmo jeito.

Normalmente os artigos apareçem na busca só de nós digitarmos parte do nome dele.

Para as pessoas que procuram a pagina fica um pouco dificil de encontrar,se voces puderem me ajudar.


Um muito obrigado já de antecedência.... o comentário precedente não foi assinado por Ottoni martins (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 13h15min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Lorib[editar | editar código-fonte]

  • O problema é no Google, não na Wikipédia. Normalmente demora alguns dias até o Google indexar as paginas.-- Jo Lorib d 11h00min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Agradecimento[editar | editar código-fonte]

Algumas duvidas[editar | editar código-fonte]

Oi Pessoal. Bem, eu consulto o Wikipedia a 1 ano mas nunca tive a coragem de me inscrever. Acabei tomando coragem e me inscevi porem tenho algumas duvidas:

1. Eu coloquei Userboxes na minha pagina, so que elas nao estao organizadas. Como faço para organiza-las?

2. As Userboxes que podem ser editadas (Como por exemplo "Sou usuario desde ...") Como faço para edita-las?

3. Quando eu acrescento alguma coisa em algum artigo, como eu faço para avisar o "antigo" usuario que editou a pagina, que eu estou editando a mesma?

4. Como o Wikipedia nao è papel higienico, o que eu posso e nao posso acrescentar nas fontes que eu queira editar?

Nao tenho pressa na resposta, agradeco desde de agora pela atençao. Pesso desculpas na falta de acentos nas palavras, o teclado nao è brasileiro.

Brigado! Atè mais o comentário precedente não foi assinado por Martineli (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 20h06min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

1. Para organizar suas userboxes você pode, por exemplo, usar o seguinte codigo:

{|

| {{userbox 1}}

| {{userbox 2}}

| {{userbox 3}}

|-

| {{userbox 4}}

|}

Onde {| é a chave que abre uma tabela... | é a bara que separa os itens, |- equivale a um paragrafo e |} fecha a tabela.

2. Usando uma barra | e inserindo apos ela a informação.

3. Você não precisa avisar o antigo editor que editou um artigo... os artigos são abertos a edição por qualquer wikipedistas. Se você vai fazer alguma alteração importante... pode avisar na discussão do proprio artigo!

4. Veja aqui as fontes aceitas e as não aceitas na wikipédia!

Espero ter ajudado... Béria Lima Msg 20h06min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)


Como é que se altera o titulo principal???[editar | editar código-fonte]

o comentário precedente não foi assinado por Pt4ever (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 20h57min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Se vc se refere ao nome de um artigo... utilize a aba mover (fica ao lado da aba história). Mas certifique-se que não está violando nenhuma regra de nomeclatura dos artigos antes de fazer tal coisa! Béria Lima Msg 20h57min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Oie!! Sou nova por aki na wiki e keria que por favor pelo o amor de Deus me splikassem um poko sobre como editar paginas e etc..mas inicialmente kero dar parabens a galera q sempre responde!

Lene_Lio o comentário precedente não foi assinado por Lene lio (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 21h01min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Veja o Tutorial e o Guia de edição. E por favor utilize a língua portuguesa corretamente. Béria Lima Msg 21h01min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Daniel Cristal[editar | editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia Discussão:Coisas a não fazer#Daniel Cristal (movi para cá porque parecia ser uma dúvida de novato, e lá dificilmente ele obteria resposta. => Rjclaudio msg 14h02min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC))

Tentei editar nesta enciclopédia, que merece de todos os lusófonos uma atenção especial e alargada, uma apresentação - o mais sucinta possível - de Daniel Cristal, conhecido em todos os Países lusófonos, com recurso a artigos editados em sites, websites, portais e páginas pessoais, pois só assim poder-se-ia dar uma perspectiva íntegra, fiável e a mais completa possível ainda que resumida, sobre este escritor e poeta, que na Google está amplamente difundido, só que disperso por muitos itens.

Fi-lo na manhã em hora temporã de hoje, e nada vi publicado.

Há algum problema pelo facto de procurar dar a conhecer um literato que merece ser exposto numa enciclopédia lusófona, destinada a divulgar uma actualização da Literatura actual com forte pendor de reconhecimento público?

Aguardarei uma justificação, se fizerem o obséquio de a dar.

Grato na esperança de ver satisfeita esta interpelação, subscrevo-me com as melhores saudações literárias, Armando Figueiredo 23/02/2008 às 12h26m.

Resposta de Jo[editar | editar código-fonte]

  • Linda prosódia. Localizei seu altérnimo Daniel Cristal. São dois os problemas atuais e talvez um futuro. Colocou o referido não em página própria mas no meio do verbete Literatura. Certo é que poesia é literatura, mas deveria ter estranhado lá não encontrar nem o Fernando e suas crias Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, nem o Drumond, muito menos o Camões, é que cada um tem seu próprio artigo. O segundo problema é que não escreveu um texto original, apenas copiou o existente em um sítio que deve ser seu, mas se não ficar bem claro qual a licença do mesmo, não podemos aceitar aqui. O futuro então dirá, atendidos os dois pontos iniciais, se aceitaremos ou não seu currículo, ou antes o de seu heterônimo, aqui em nossa não tão bem escrita enciclopédia.-- Jo Lorib d 22h04min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Entendo o que me dizem; de facto, os textos não são originais, alguns são de poetas que me autorizam o repasse, assim como eu autorizo o repasse dos meus textos a eles-mesmos, mas quase todos são meus, incluindo o editado em CLIPS Poemas,e, com o qual V/C's implicaram, por consequência os direitos autorais pertencem exclusivamente à minha pessoa. O que se pretende é dar a conhecer o Autor Daniel Cristal. Se deve ser movido para a área da Poesia, pois bem, nesse caso que se mude para lá, só que novato que sou por cá, não saberei fazer, com certeza, com muita justeza.

Ficarei a aguardar uma resposta amável da vossa equipa jubilada, as mnelhores saudações literárias, Armando Figueiredo 24.02.17h56m

Lamento senhor Figueiredo, mas não é possível. Se parte do texto não é sua, não pode ser colocada aqui. E a terceira condição fica prejudicada pela sua afirmação de estar divulgando (dar a conhecer), a Wikipédia não é o canal para divulgar o Cristal.-- Jo Lorib d 18h58min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

É necessario sempre colocar algum artigo na pagina do Wikipédia.[editar | editar código-fonte]

Gostaria muito de saber se é sempre nessesario colocar um artigo mo site ou não ??

Muito obrigada. --Vivinha8484 (discussão) 20h32min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Beria pedindo informações[editar | editar código-fonte]

Como assim? Você poderia explicar melhor? Béria Lima Msg 21h03min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Razão pela qual elimiram-me o meu artigo???[editar | editar código-fonte]

Eu criei um artigo e retiraram-mo. Eu gostava de mandar uma mensagem ao usuário que me eliminou para lhe poder explicar alguma duvida que ele tenha em relação ao meu artigo mas não consigo enviar lhe a mensagem o que posso fazer. se faz vafor --Pt4ever (discussão) 21h55min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)pt4ever

Resposta de Jo[editar | editar código-fonte]

Outra dúvida[editar | editar código-fonte]

Aproveitando a questão, tem como algum usuário que queira criar um artigo já eliminado ver o conteúdo do artigo que foi apagado para ver se eles são significativamente diferentes para então poder criar o artigo ?

Pq pelo que eu sei apenas os administradores podem fazer isso, e as vezes tenho a impressão que essa regra é usada mesmo em casos que o texto seria significativamente diferente um do outro.

(não sei se é o caso, só estou aproveitando a pergunta)

=> Rjclaudio msg 22h23min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Jo Lorib[editar | editar código-fonte]

Quando se tem um artigo de um personagem, por exemplo, cujo artigo de outra wiki é uma lista de personagens, é certo fazer o interwiki né ?

E quando é o contrário ? Quando várias predefinições de outra wiki são fundidas usando um parametro ("if" ou "switch") como se faz o interwiki ?

=> Rjclaudio msg 00h46min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

O login é valido para a wikipedia em inglês?[editar | editar código-fonte]

Andrius (discussão) 14h17min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Jo Lorib[editar | editar código-fonte]

  • Não. E escreva na ordem, aqui não é um blog, movi sua questão para o final da página.-- Jo Lorib d 16h09min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

há como "pedir" um artigo?[editar | editar código-fonte]

Fiz um algoritmo de ordenaçāo(Downstairs Sort) e, por ser um novato na wikipedia sinto-me inseguro para criar a página na wikipedia, ha como pedir o artigo?—Andrius (discussão) 14h17min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Jo Lorib[editar | editar código-fonte]

  • Não. E escreva na ordem, aqui não é um blog, movi sua questão para o final da página.-- Jo Lorib d 16h09min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC) A resposta pertence à questão imediatamente acima desta, não sei como veio ter aqui, coisa de novato, acho.-- Jo Lorib d 22h59min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Marcar um projeto / portal como abandonado[editar | editar código-fonte]

Como marcar um projeto / portal como abandonado ? Estava eu passeando pelos portais e reparei que alguns não são atualizados (vendo pelo histórico) a mais de 6 meses. E eu consideraria esse portal como abandonado. Eu vi a um tempo atrás q tinha uma predefinição pra isso, mas não lembro mais.

Também não acho certo eles constarem na lista de portais, porque daria a impressão que eles estão sendo atualizados.

Poderia colocar uma lista de portais abandonados, assim como tem a seção "Novos projetos" na página de wikiprojetos.

Rjclaudio msg 22h06min de 3 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Predef com "mostrar / esconder" aparece inicialmente como "mostrar"[editar | editar código-fonte]

Assim, a predef {{digimon}} é grande, e toda dividida usando o recurso "mostrar / esconder". Só q nos artigos em q ela está incluída ela aparece inicialmente no estado completamente aberto.

Como não sei mexer direito nisso, tem como mudar para ela aparecer inicialmente ... compacta ?

=> Rjclaudio msg 23h21min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Para mim ainda está aparecendo completa. Alguém sabe dizer qual pode ser o problema ? Ou alguém pode ver o artigo Digimon e me dizer se está expandida ? => Rjclaudio msg 14h15min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

na pagina: http://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_(unit)

na tabela 1 atm eh igual a 101,325 Pa

e em baixo eh kPa esta: A pressure of 1 atm can also be stated as:

≡1.013 25 bar
≡101.325 kPa

o certo seria 101.325 kPa. o comentário precedente não foi assinado por 201.82.32.249 (discussão • contrib.)

Resposta do Eduardo[editar | editar código-fonte]

O certo é que uma atmosfera é 101325 Pa portanto 101,325 kPa, a confusão nasce de os anglófonos utilizarem a vírgula para fazerem espaçamento de três em três dígitos e o ponto para as casas decimais. Eduardo 10h13min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)


ola... estou estudando pra me torna uma farmaceutica e tive algumas duvidas na farmacia. queria tira-las com a wikipedia.

1°caso: Um senhor de 72 anos procura você(estudante farmacia) procurando um medicamento, pr disfunção eretica. Sua pressão se mantem diariamente 180 por 110 mmhg, fazendo o uso diariamente de Captopril 50 mg 2 vezes ao dia. Qual o seu procedimento?


2°caso: Um paciente afere a pressão arterial na farmacia, o farmaceutico verifica que a mesma esta alterada 210 por 140 mmhg. Ele faz uso de digoxina. Quais as orientações que você daria a esse paciente?


3°caso: Paciente:Carlos

       Idade: 43 anos

Paciente hipertenso, tabagista a 4 dias internado com dor precordial, associada a sudores e nauseas fez uso de issordil com uma leve melhora da dor qual retorno depois de 6 horas, foi transferido para a unidade de tratamento intensivo com fortes crises de tosse expectoração e febre. pressão arterial 120 por 80 mmhg 68 batimentos por minuto.

4°caso: Amelia doente de 45 anos, obesa refere que a 15 dias atras vem tendo vertiges intensas rotatorias que duram alguns segundos acompanhadas por nauseas.A 1°vez que a sentiu estava dormindo e acordou sonhando que aira num poço, ao levantar-se lentamente passa ter frequentes crises novamente. Nega surdes. Consultou um neurologista que segundo esse não apresentava nenhuma alteração cerebral possui uma pressão arterial mal controlada e hiperlipidermica fuma uma maço de cigarro ao dia desde aos 20 anos de idade faz uso de anovulatorio oral. O que fazer com essa paciente?


São esses o casos que necessito de ajuda com urgencia... se possivel envie as suas sugestões no meu e-mail.

miri_marchi@hotmail.com

atenciosamente Miri. obrigada.

Resposta de Belanidia[editar | editar código-fonte]

  • Olá, espero sinceramente que consiga as respostas às suas perguntas, estudando para isso, não tentando que outras pessoas lhe facultem as respostas. A Wikipédia, é uma enciclopédia, como outra qualquer (a não ser que aqui, todos podem editar), onde se fazem consultas, e pesquisas. A Wikipédia não é um guia de exames, uma sebenta, nem um fórum de perguntas e respostas. Além do mais, este café é para dúvidas de edição, não para dúvidas de farmácia. Espero que canalize melhor os seus esforços de procura de informação. Cumprimentos. BelanidiaMsg 18h16min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta de Garavello[editar | editar código-fonte]

Além do fato de que Wikipedistas em sua maioria não são médicos e estão terminantemente proibidos pela Fundação Wikimedia de dar conselhos médicos, indicar remédios, mesmo que caseiros ou fitoterápicos e diagnosticar doenças. Talvez seja melhor mesmo procurar no Google ou em algum fórum de medicina. Garavello (discussão) 18h30min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Comentário[editar | editar código-fonte]

não estou querendo que outra pessoa responda a minha pergunta, são duvidas

e pensei q um site como o da wikipedia eu poderia telas.

Ja que não pode ou não quer me ajudar...não atrapalhe

obrigada

Nova resposta de Belanidia[editar | editar código-fonte]

Muito pelo contrário, eu quero imenso ajudar, mas penso que o melhor modo de o fazer foi por esclarecer para que serve este lugar em que escreveu e o que é uma enciclopédia. Pensei que gostasse de ficar esclarecida sobre isso, afim de não perturbar o trabalho que aqui se faz. Mas se me enganei, mil perdões.

Mas a vontade de ajudar é tanta que não resisto a dar apenas mais umas dicas:

  1. não apague os comentários, pode escrever o seu comentário depois do de quem escreveu anteriormente, há espaço para todos, como pode ver.
  2. tente escrever em português correcto.

Assim tudo ficará mais fácil. Alegre Cumprimentos. BelanidiaMsg 18h37min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Mschlindwein[editar | editar código-fonte]

Não somos médicos e não damos conselhos médicos. Consulte um médico. Mschlindwein msg 23h11min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • E também um dicionário, pois "disfunção eretica" é dose! Tenho pena dos futuros pacientes dessa menina! Robertogilnei (discussão) 23h59min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

resposta do Campola[editar | editar código-fonte]

O pior, e parece os amigos não perceberam, é que esta estudante de farmácia está estrapolando todos os seus limites, seja como usuária da Wikipédia, seja querendo exercer a medicina. Também incorreu em falha ética grave, ao divulgar nome de pessoa com seu histórico clínico. Alerto para que a informação seja deletada, sob risco da Wikipédia estar divulgando dados confidenciais de uma pessoa, caso a informação seja verídica.Campola (discussão) 12h45min de 4 de Março de 2008 (UTC)

exclusão digital[editar | editar código-fonte]

Por favor me ajudem a saber o que é exclusãodigitalOtonGNR (discussão) ..o comentário precedente não foi assinado por OtonGNR (discussão • contrib.) Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 20h45min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta de R.T.Argenton[editar | editar código-fonte]

Exclusão digital, um pouco de preguiça não? Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 20h45min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

criação de artigo[editar | editar código-fonte]

boa noite, pretendo criar um artigo sobre a marca portuguesa Meireles, mas já existe uma página com o mesmo nome, que nada tem a ver com o que pretendo criar. como posso criar uma nova pagina e acrescentar uma desambiguação? obrigado o comentário precedente não foi assinado por Buga (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 23h53min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Boa noite!

Então... sobre o que você vai fazer o artigo? Se for sobre um pintor por exemplo podes escrever Meireles (pintor) como nome do artigo, se for uma banda poderia ser Meireles (banda) e por aí vai... Mas antes, certifique-se que o assunto sobre o qual faras o artigo é enciclopédico!

Boas contribuições, Béria Lima Msg 23h53min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta de Leandro Prudencio[editar | editar código-fonte]

Olá! Sobre a desambuiguação, pode ler aqui sobre ela. Depois de criar o artigo, crie Meireles (desambiguação) de acordo com as regras da página (Wikipedia:Desambiguação). É muito útil seguir um modelo, como Árvore (desambiguação). Boas contribuições, Leandro Prudencio fala! 00h03min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Fusão complicada[editar | editar código-fonte]

Fundir Soberba; não sei o significado exato da palavra, mas as opções para fundir apresentam diferenças:

  • Orgulho - Amor próprio, auto superiorização. Pode ser discreto, não demonstrar verbalmente.
  • Arrogância - É quando o orhulhoso se torna chato e esnobe, falando bem de si e mal dos outros. Excesso de orgulho.
  • Vaidade - Desejo de atrair a admiração dos outros.

--Master (discussão) 16h46min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

R.T.Argenton visão[editar | editar código-fonte]

  • Primeiro qual a motivação da fusão?
  • Segundo se não tem certeza da porque não perguntar antes e fazer?
  • Terceiro um artigo não tem nada haver com outro. Não podem fundir-se.

Desfiz a edição, antes de fazer algo, procure certificar-se que o que está fazendo é correto pra que não haja erros futuros. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 18h10min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Soberba é sinônimo de algum desses conceitos: orgulho ou arrogância; mas não tenho certeza de qual é exatamente. É melhor fazer a fusão e evitar artigos sobre o mesmo assunto diferenciado pelo título que são sinônimos. Pelo que vejo no artigo, acredito que o artigo pode ser fundido em orgulho. --Master (discussão) 23h25min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

R.T.Argenton resposta[editar | editar código-fonte]

  • Soberba é mais a futilidade, a obtenção de bens materiais não necessários...

Orgulho tem seu lado positivo, "estou orgulhoso de você filho" e é um sentimento. E arrogância, bom eu posso ser arrogante e ser pão duro ao mesmo tempo, logo posso ser arrogante e não ser soberbo. Não sei qual a sua crença, mas parece que está baseado na bíblia, ou algo próximo, as palavras sofrem alterações culturais, que não acho que devem ser ignoradas, a fusão ao meu ver só deixaria uma visão da coisa, "você não pode ter orgulho das suas conquistas, isso é pecado.", já que soberba é um dos 7 pecados e você está me dizendo que são sinônimos, segundo um dicionário Priberam orgulho e arrogância são sinônimos de soberba[2], assim como cacete ( desculpe o termo, mas é um exemplo claro) é pão de trigo sobre o comprido ou no Brasil impertinente [3], se você for brasileiro vai entender aonde eu quero chegar, eu não posso fundir pão com p...,( já falei de mais sobre isso, da alergia depois) , agora deixe isso de lado, pare de perder tempo, tem tanta coisa para explorar. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 06h02min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A concepção cristã, eu coloquei no artigo soberba (pecado), para separar do conceito científico (visão da psicologia). Na wikipédia anglófona tem o artigo en:pride (orgulho) e en:arrogance (arrogância), que é uma desabiguação que diz que arrogância é orgulho excessivo. O arrogante não suporta não ser considerado de nível superior aos outros. A palavra soberba, pelo menos no Brasil, não é muito usada, acho que só já vi entre os católicos. Esse dicionário e outro dizem que soberba é orgulho, arrogância, altivez.
Pelo que entendi a fusão não pode ser feita por causa das divergências BR/PT, sendo o significado:
  • Portugal: querer a obtenção de bens materiais não necessários
  • Brasil: Orgulho/Arrogância
É por isso? --Master (discussão) 16h50min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Nova resposta de R.T.Argenton[editar | editar código-fonte]

É..., não é bem assim Portugal isso, Brasil aquilo; como no Brasil não é utilizado, é usado apenas por católicos e eles associam as palavras, fica parecendo que para o brasileiro é a mesma coisa, soberba só tem a visão religiosa aqui, mas isso é uma enciclopédia lusófona não podemos ver o "Glorioso" como o centro, mesmo a maioria dos editores parecerem brasileiros, não conheço todas as culturas para crer que tem apenas a visão católica, mas eu já tenho outra visão da palavra e é preferível fazer um tópico dentro de soberba, a criar um novo artigo. R.T.Argenton Deixe uma mensagem 17h29min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Isso não deveria ir ou pra discussão do artigo, ou pra esplanada ?? => Rjclaudio msg 01h46min de 2 de Março de 2008 (UTC)

Em todo o país esta cantora é já reconhecida e cada vez mais. Mas os administradores eliminam sempre esta pagina por que razão se tem todas as condições para ter a sua pagina??? obrigado e e desculpe a persistência --Pt4ever (discussão) 19h23min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)pt4ever

Resposta de R.T.Argenton[editar | editar código-fonte]

Eu não a conheço, para você convencer vai ter que mostrar elementos plausíveis para que eles aceitem, se for apenas a visão de um fã e nada enciclopédico um blogger é mais aconselhável, tente responder o porque você acha que ela tem condições? O que de notório ela fez? O que ela fez que mudou algum aspecto social? Se tiver essas respostas com uma fonte fíavel, talvez consiga o que quer. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 20h06min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Algumas informações... Este verbete foi votado pra eliminação e a comunidade decidiu eliminá-lo com o argumento "sem relevância". Recentemente o verbete foi recriado e eliminado sobre a regra 5 (recriação de artigo que já foi eliminado anteriormente). Se não me engano, teria de ser feito um pedido aqui, apresentando suas justificativas e fontes pra recriar a página. Garavello (discussão) 20h36min de 28 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Como faço para acressentar figuras em artigos editaveis?Samuray dan (discussão) 13h27min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

(Estou supondo que figuras seriam imagens!)

Antes de tudo... carrege a imagem a ser utilizada no Commons (veja aqui como fazer isso) e depois use o seguinte codigo:

[[Imagem:nome da imagem|thumb|Lado em que quer que a imagem apareca|tamanho da imagem|legenda da imagem]]

Este é o logotipo da Wikipédia

As observações do codigo:

1. O nome da imagem tem que estar completo (com o .jpg ou .png do fim).
2. Thumb é a forma de enquadramento.
3. O lado pode ser direito "rigth" ou esquerdo "left"
4. O tamanho é sempre dado em px: Ex: 100px ou 140px
5. A legenda pode conter ligações internas!

Como exemplo, usando [[Imagem:Wikipedia-logo-pt.png|thumb|rigth|150px|Este é o [[logotipo]] da [[Wikipédia]]]] surgirá:

É isso! Haha Béria Lima Msg 13h49min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

colocação de imagens[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, quando crio um artigo e coloco imagens tiradas de uma pesquisa no google por exemplo, que tipo de licença devo escolher? o comentário precedente não foi assinado por Buga (discussão • contrib.) Béria Lima Msg 18h14min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Resposta da Béria[editar | editar código-fonte]

Não são aceitas no Commons fotos retiradas do Google! Béria Lima Msg 18h14min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Apagar imagens[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, como posso apagar imagens que coloquei no commons? Obrigado o comentário precedente não foi assinado por Buga (discussão • contrib.)

Resposta do Garavello[editar | editar código-fonte]

Dúvidas do Commons são melhor respondidas lá, já que eles devem ter um processo de eliminação próprio. Sugiro perguntar na a Esplanada do Commons. Garavello (discussão) 19h17min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)