Ajuda:Tutorial/Ligações externas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Introdução Criar conta Página de testes Edição Formatação Ligações internas Referências Ligações externas Discussão A reter Domínios Projetos relacionados Tópicos avançados Regras simplificadas 

Ligações externas são hiperlinks que direcionam para navegação em sites ou páginas fora da Wikipédia. Elas não devem ser incluídas no corpo do texto de um verbete. Segundo o livro de estilo, editores devem criar uma seção específica, ao final dos artigos enciclopédicos, para aglutinar os itens externos.

Seção Ligações Externas

Como inserir ligações externas com o Editor Visual

Uma ligação externa é incluída selecionando o trecho do texto desejado com o cursor. Busque no menu de ferramentas o botão que se parece a uma corrente ou elo Internal link. Ao clicar, selecione a opção "Site" externo e insira a URL completa, ou seja, o endereço da página web, que deseja vincular. Clique em "Concluído".

Botão Ligação Externa - Destacado em amarelo

Como inserir ligações externas com marcação wikitexto

As ligações devem ser sempre incluídas na secção "Ligações externas", da seguinte forma:

== Ligações externas ==
*[http://www.example.com Página oficial de exemplo]
*[http://www.example.org Página oficial da organização de exemplo]

Para citar fontes no meio de uma página de discussão (e não num artigo) pode-se usar diretamente a ligação externa da seguinte forma: [http://www.example.com Página oficial de exemplo], que dá este resultado: Página oficial de exemplo. Outra forma será [http://www.example.com] que resulta: [1] O número é incrementado automaticamente sempre que adicionada uma nova fonte.

Para ligações externas usadas como fonte de referência para um dado no texto de um artigo use as referências.

Que ligações externas podem ser incluídas

Para ler as políticas da Wikipédia sobre que tipos de ligações externas são permitidas nos artigos consulte a página Wikipédia:Ligações externas.


Pratique o que aprendeu na página de testes



Ver também