Ajuda:Tutorial/Referência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Introdução Criar conta Página de testes Edição Formatação Ligações internas Referências Ligações externas Discussão A reter Domínios Projetos relacionados Tópicos avançados Regras simplificadas 

O limiar mínimo para inclusão de material na Wikipédia se rege pelo princípio da verificabilidade — não pelo da veracidade. Em outras palavras: é essencial que seja possível averiguar a origem da informação que foi inserida no texto da página (identificar de onde ela é oriunda), independentemente de se ter ou não certeza de que a informação apresentada pela tal fonte é verídica.

Tutorial Como adicionar referências em um artigo na Wikipédia

O referenciamento de fontes reputadas e verificáveis é mandatório não apenas nos artigos, mas também em listas, empredefinições e qualquer outra página da Wikipédia na qual se faça afirmações que dependam de confirmação em uma ou mais fontes confiáveis e verificáveis. Até mesmo em uma página de discussão pode vir a ser necessário referenciar (informar) fontes informativas reputadas e verificáveis, para que seja possível agregar autoridade a alguma afirmação que o editor faça e, deste modo, tentar convencer outro(s) editor(es) a respeito de um determinado ponto de vista, por exemplo.

Além disso, o material verificável deverá ser tal que qualquer leitor consiga constatar que ele já foi publicado por pelo menos uma fonte confiável. Isto é necessário porque o conteúdo da Wikipédia deve ser respaldado por fontes reputadas. Também porque a Wikipédia não publica pesquisas inéditas. Em outras palavras: a Wikipédia não pode ser usada como fonte primária para divulgar, em "primeira mão", o resultado de pesquisas ou de outros estudos e teorias, e todo conteúdo da Wikipédia tem de ser baseado em fontes reputadas.

Consequentemente, trechos de textos presentes em páginas da Wikipédia, quando desprovidos de referenciamento de fontes, correm o risco de ser removidos ou eliminados. Eis, portanto, a importância do referenciamento das fontes informativas.

Vale lembrar que existe uma lista de fontes não confiáveis, que não são aceitas na Wikipédia.

Referências

No texto das páginas é importante incluir referências: as referências possibilitam aos leitores averiguar e confirmar a confiabilidade de cada uma das afirmações que foram incluídas.

Como inserir referências com o Editor Visual

Com o Editor Visual podemos rapidamente inserir uma referência. Procure o botão Citar na barra de edição para que uma caixa de diálogo apareça. Temos a opção de inserir uma URL como fonte, para automaticamente extrair os dados, ou podemos adicioná-las manualmente.

A opção automática é mais prática. Basta fornecer uma URL para a extração de dados e clicar em Gerar. Verifique se os dados como título e data de publicação estão corretos, e então clique em Inserir.

Para inserir os dados manualmente, escolha uma das opções disponíveis, como Site, Livro, Periódico ou a Forma básica, e adicione o máximo de dados disponíveis. (Nota: o formato da data é AAAA-MM-DD - ano, mês e dia).

Observe que, durante a edição manual, você pode retirar e adicionar campos de preenchimento na caixa principal de informações quando seleciona itens na coluna da esquerda.

Itens de Preenchimento - Edição Manual

Como inserir referências em marcação wikitexto

O modo mais fácil de se inserir uma referência à fonte informativa em que o editor se baseou consiste em usar o botão "Citar" do menu de ferramentas, que funciona tanto para a edição em editor visual quanto para a edição em código-wiki. Nesse caso, ainda que o editor em código-wiki esteja habilitado, você pode seguir os passos elencados na seção "Como inserir referências com o Editor Visual".

Caso não queira usar aquele botão, também existem outras possibilidades de formatação em código para gerar referências. Basta posicionar o texto da sua referência informativa entre as tags <ref> e </ref>, tal qual se observa no código abaixo.

<ref>Minha referência.</ref>

O conceito básico das tags <ref> e </ref> é que o texto que for posicionado entre elas será convertido em uma referência, que será então exibida na seção Referências, que por sua vez é criada onde você puser a predefinição {{referências}}. Exemplo:

CÓDIGO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.<ref>Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986). “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.[1]

Referências
  1. Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986). “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.

Se a predefinição {{referências}} for omitida, nenhuma das referências aparecerá. Neste caso, ao salvar a página surgirá no rodapé um aviso como este, em letras vermelhas, alertando a respeito da necessidade de se adicionar a predefinição {{referências}}:

Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página.

Notas de rodapé

Notas de rodapé são úteis para se acrescentar comentários que contenham informações complementares a respeito de alguma parte do texto principal (e podem ou não conter referências).

Como inserir notas com o Editor Visual

No corpo do texto, escolha o local onde deseja inserir a nota de rodapé, posicionando-a após o ponto final de uma determinada frase. Em seguida, busque no menu de ferramentas o botão "Inserir". Ao clicar nele, selecione a opção "Predefinição".

Como inserir uma predefinição

Digite "Nota de rodapé" no buscador. Selecione esta opção, escreva o conteúdo da nota no espaço indicado e depois clique em "Inserir".

Inserir predefinição Nota de Rodapé no corpo do texto

Em seguida, insira a seção "Notas" posicionada após o fim do texto principal, em uma das duas ordens a seguir:

Como inserir notas em marcação wikitexto

O modo mais fácil de se inserir em um artigo uma nota de rodapé consiste em usar as predefinições {{nota de rodapé}} e {{notas}}: basta entrar no modo de edição, posicionar o cursor dentro do texto principal da página (no local em que se deseja incluir o comentário) e então incluir a predefinição {{nota de rodapé}} com um comentário dentro dela. Esse comentário será então convertido em uma nota de rodapé a ser exibida na seção Notas, que por sua vez é criada onde você puser a predefinição {{notas}}. Exemplo:

CÓDIGO:

Esta é uma afirmação.{{nota de rodapé|A nota (o comentário) a respeito da afirmação.}}

{{notas}}

RESULTADO:

Esta é uma afirmação.[nota 1]

Notas
  1. A nota (o comentário) a respeito da afirmação.

Se a predefinição {{notas}} for omitida, nenhuma das notas de rodapé aparecerá. Neste caso, ao salvar a página surgirá no rodapé um aviso como este, em letras vermelhas, alertando a respeito da necessidade de se adicionar a predefinição {{notas}}:

Erro de citação: existem marcas <ref> para um grupo chamado "nota", mas nenhuma marca <references group="nota"/> correspondente foi encontrada (ou uma marca de fechamento </ref> está faltando)