Ajuda:Tutorial/Referência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Introdução   Edição   Formatação   Ligações internas   Referências   Ligações externas   Discussão   A reter   Criar conta   Domínios   Projetos relacionados   Tópicos avançados   Sumário    

O limiar mínimo para inclusão de material na Wikipédia se rege pelo princípio da verificabilidade — não pelo da veracidade. Em outras palavras: é essencial que seja possível averiguar a origem da informação que foi inserida no texto da página[notas 1] (identificar de onde ela é oriunda), independentemente de se ter ou não certeza de que a informação apresentada pela tal fonte é verídica.

Além disso, o material verificável deverá ser tal que qualquer leitor consiga constatar que ele já foi publicado por pelo menos uma fonte confiável. Isto é necessário porque o conteúdo da Wikipédia deve ser respaldado por fontes reputadas. Também porque a Wikipédia não publica pesquisas inéditas. Em outras palavras: a Wikipédia não pode ser usada como fonte primária para divulgar, em "primeira mão", o resultado de pesquisas ou de outros estudos e teorias, e todo conteúdo da Wikipédia tem de ser baseado em fontes reputadas.

Consequentemente, trechos de textos presentes em páginas da Wikipédia, quando desprovidos de referenciamento de fontes, correm o risco de ser removidos ou eliminados. Eis, portanto, a importância do referenciamento das fontes informativas.

Referências e notas de rodapé

No texto das páginas é importante incluir referências e nota de rodapé: as referências possibilitam aos leitores averiguar e confirmar a confiabilidade de cada uma das afirmações que foram incluídas, enquanto que as notas expõem comentários e informações que complementam o texto principal (e podem ou não conter referências).

Como inserir referências

O modo mais fácil de se inserir na página uma referência à fonte informativa em que o editor baseou-se consiste em usar o botão Vector toolbar insert reference button.png que se encontra na barra de ferramentas da janela de edição, em seguida preencher o campo intitulado "Texto da referência" e então clicar em "Inserir". Por exemplo, caso você digite "Minha referência." e clique em "Inserir" o resultado será este código:

<ref>Minha referência.</ref>

Caso não queira usar aquele botão, basta posicionar o texto da sua referência informativa entre as tags <ref>

e </ref>

, tal qual se observa no código acima.

O conceito básico das tags <ref> e </ref> é que o texto que for posicionado entre elas será convertido em uma referência, que será então exibida na seção Referências, que por sua vez é criada onde você puser a predefinição {{referências}}. Exemplo:

CÓDIGO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.<ref>Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986). “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.</ref>

{{referências}}

RESULTADO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.[1]

Referências
  1. Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986). “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.

Se a predefinição {{referências}} for omitida, nenhuma das referências aparecerá. Neste caso, ao salvar a página surgirá no rodapé um aviso como este, em letras vermelhas, alertando a respeito da necessidade de se adicionar a predefinição {{referências}}:

Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página

Como inserir notas

Notas de rodapé são úteis para se acrescentar comentários que contenham informações complementares a respeito de alguma parte do texto principal. Como diz o nome, notas de rodapé devem ser posicionadas no rodapé, ou seja, após o fim do texto principal.

O modo mais fácil de se inserir na página uma nota de rodapé consiste em usar as predefinições {{nota de rodapé}} e {{notas}}: basta entrar no modo de edição, posicionar o cursor dentro do texto principal da página (no local em que se deseja incluir o comentário) e então incluir a predefinição {{nota de rodapé}} com um comentário dentro dela. Esse comentário será então convertido em uma nota de rodapé a ser exibida na seção Notas, que por sua vez é criada onde você puser a predefinição {{notas}}. Exemplo:

CÓDIGO:

Esta é uma afirmação.{{nota de rodapé|A nota (o comentário) a respeito da afirmação.}}

{{notas}}

RESULTADO:

Esta é uma afirmação.[nota 1]

Notas
  1. A nota (o comentário) a respeito da afirmação.

Se a predefinição {{notas}} for omitida, nenhuma das notas de rodapé aparecerá. Neste caso, ao salvar a página surgirá no rodapé um aviso como este, em letras vermelhas, alertando a respeito da necessidade de se adicionar a predefinição {{notas}}:

Erro de citação: existem marcas <ref> para um grupo chamado "nota", mas nenhuma marca <references group="nota"/> correspondente foi encontrada (ou uma marca de fechamento </ref> está faltando)


Pratique o que aprendeu na página de testes


Continuar Tutorial

Notas

  1. O referenciamento de fontes reputadas e verificáveis é mandatório não apenas nos artigos, mas também em listas, em predefinições e em qualquer outra página da Wikipédia na qual se faça qualquer afirmação que dependa de confirmação em uma ou mais fontes confiáveis e verificáveis. Até mesmo em uma página de discussão pode vir a ser necessário referenciar (informar) fontes informativas reputadas e verificáveis, para que seja possível agregar autoridade a alguma afirmação que o editor faça e, deste modo, tentar convencer outro(s) editor(es) a respeito de um determinado ponto de vista, por exemplo.