Ajuda Discussão:Tutorial/Ligações internas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Atenção: Esta página não é para tirar dúvidas, nem realizar testes, mas a página de discussão duma subpágina do Tutorial!
Se está com dúvidas, relate-as em Wikipédia:Tire suas dúvidas.
Agora que já sabe a função desta página, clique aqui para adicionar um novo tópico nesta discussão.

Quando Ligar?[editar código-fonte]

Se eu estivesse a ler este artigo, dava-me jeito ligar este conceito?, a expressão é muito portuguesa mesmo, qualquer brasileiro que vá ler isso vai ter umpouco de dificuldade, eu sei sobre a lei da boa vizinhança, mas a frase está dificultando a compreensão...

Mas percebes o que quer dizer? Mude-se a frase para algo mais neutro, então. Não me ocorre nada de momento... "dar jeito" significa "ser útil"... qualquer coisa assim. Mas soa-me estranho. -- Nuno Tavares 20:38, 11 Dezembro 2005 (UTC)

Categorias redundantes[editar código-fonte]

Não existe recomendação para que se evite ligar um artigo a categorias redundantes, por exemplo, um artigo que está em Categoria:História do Brasil não deveria também estar em Categoria:História. Ou colocar cats redundantes é ok? Albmont 10h28min de 6 de Novembro de 2007 (UTC)

Removi a imagem que introduzia esta página do tutorial. Creio que não se deve dar a impressão a um recém registrado que a Wikipédia é coisa de crianças, com figurinhas de animes, ou seja lá o que aquela imagem é. No entanto, fui revertido pelo Usuário:JSSX. Gostaria de obter mais opiniões, porque não submeto-me a guerras de edições. Categorizador 09h49min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Não digo que simplesmente se retirem, mas que se podem ir mudando de tempo a tempos, acho aceitável. Até para ir de encontro aos gostos de todos. Princípio da rotatividade. Lijealso 09h53min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Coloco aqui o texto que deixei na página de discussão do editor:
Caro Categorizador, você tem removido de algumas páginas da documentação imagens relativas à Wikipe-tan. No entanto, muitos editores defendem a utilização desta imagem. Por ser uma modificação considerável, peço que sugira primeiro para a comunidade. Se todos concordarem, tudo bem. Um detalhe: você utilizou como sumário de reversão frases como "a Wikipédia não é jardim de infância". Isso pode ser interpretado como ofensivo. Quero lembrar que a maior parte dos editores/leitores do projeto é constituída de crianças e adolescentes. Certo de sua compreensão, agradeço! Abraços e boas contribuições!
Acho muito estranho que o editor Categorizador, ao invés de me procurar na minha página de discussão tenha optado por deixar a mesma mensagem em várias páginas. Mais parece uma tentativa de "spam difamatório", atitude totalmente desnecessária visto que fui muito educado. Cumprimentos! JSSX uai 10h02min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

spam difamatório ? Lijealso 10h04min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Spam difamatório??? Que eu saiba este é o procedimento correto nos casos de divergência. Por que é estranho que a observação tenha sido introduzida na discussão da página onde a minha edição foi revertida? Categorizador 10h49min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Bom, eu reverti as edições e deixei uma explicação educada para o editor. Realmente eu esperava uma resposta igualmente cordial onde, caso não houvesse consenso, combinaríamos um local para discussão, convidando os demais editores, se necessário. Talvez, tenha exagero ao dizer "spam difamatório", e peço desculpas. No entanto, considerei sim a atitude ofensiva, já assumindo que eu entraria em "guerra de edições" (algo que tenho repulsa). Não foi assumida minha boa fé. Enfim, já que este é o procedimento, discutamos em quatro páginas diferentes. Sem problemas. JSSX uai 11h50min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Eu concordo com a retirada das imagens, seguindo o argumento do Categorizador de que possa criar um "ar" de brincadeira, atraíndo alguns editores, mas afugentando outros. Marcelobbr C 18h26min de 28 de Abril de 2008 (UTC)
Além do mais, imagens servem para ilustrar algum ponto de vista. Não me parece o caso destas. Marcelobbr C 18h28min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Esse mascote foi inventado na Wiki japonesa, sendo utilizada também em outras 14 edições da Wikipédia. Na Wiki japonesa, ela ilustra várias páginas, do domínio "Wikipédia", inclusive (ver aqui). Seu uso, aparentemente, não causa esse problema em outras wikis. Portanto, não vejo razão para a remoção, apesar de ser indiferente. Entretanto, como sempre, seguirei a opinião da comunidade. JSSX uai 19h41min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Vou além: acho que essa imagem incentiva que os editores mais jovens (a ampla maioria) leiam a documentação. Mas isso é uma opinião pessoal. Como disse, respeitarei o que a maioria decidir. Cumprimentos! JSSX uai 20h04min de 28 de Abril de 2008 (UTC)
Vale lembrar que, o ambiente colaborativo tem sido muito estressante, quando deveria ser divertido. Sejamos mais flexíveis... JSSX uai 20h13min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Não vejo nenhum mal na imagem. Todas as nossas documentações internas sempre possuem imagens bem humoradas e alegres. Nesta página não podia ser diferente. Mesmo os adultos podem se identificar bastante com animes. Não é só coisa de criança. Lipe λ FML 20h56min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Imagine como teriamos menor problemas se as nossas documentações internas fossem mais lidas, creio que isso diminuiria o numero de reverções. Imagens ajudam a tornar nossa documentação menos cansativas e com um pouco de humar fica bem melhor a leitura.--Econt (discussão) 21h13min de 28 de Abril de 2008 (UTC)
Ok, fico neutro. Considero essa questão de menor importância quando comparada com outras que afligem a esplanada. E não é preconceito com animes, pois sou fã do Estúdio Ghibli. Marcelobbr C 22h10min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

Revisão do artigo pelas normas do Acordo Ortográfico de 1990[editar código-fonte]

Em conformidade com a deliberação da comunidade, segundo a qual, a partir do primeiro dia de 2009, as normas do Acordo Ortográfico de 1990 devem passar a ser utilizadas nas páginas oficiais da WP-pt — menus, políticas, recomendações, resolução de problemas, guias de ajuda, FAQ e glossário —, assim como na página principal e nos títulos de todos os artigos, procedi à devida revisão ortográfica deste artigo. Cumprimentos, Manuel de Sousa (discussão) 21h57min de 27 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Alguém sabe qual é a cor que fica quando tem ligação interna? Peço que respondam na minha página de discussão, visto que eu não visito muito esta página. Bad_Boy97 (discussão) (contribuições) 11h35min de 26 de março de 2011 (UTC)[responder]

Olá,criei a página Línguas Iroquesas,mas não consigo categorizar,pode me ajudar?? Ichiro1728 (discussão) 23h33min de 28 de maio de 2020 (UTC)[responder]