Saltar para o conteúdo

Akatsuki no Yona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Akatsuki no Yona
暁のヨナ
Gêneros
Mangá
Escrito e ilustrado por Mizuho Kusanagi
Editoração Hakusensha
Editoração lusófona Editora JBC
Demografia Shōjo
Período de publicação 5 de agosto de 2009 – presente
Volumes 44
Anime
Direção Kazuhiro Yoneda
Música Kunihiko Ryo
Estúdio de animação Pierrot
Distribuição/
Licenciamento
Funimation
Período de exibição 7 de outubro de 201424 de março de 2015
Episódios 24 + 3 OVAs
Portal Animangá

Akatsuki no Yona (暁のヨナ Akatsuki no Yona?, "Yona do Alvorecer"), também conhecido como Akatsuki no Yona -The girl standing in the blush of dawn (A garota no rubor da aurora) é um mangá shōjo japonês escrito e ilustrado por Mizuho Kusanagi, sendo publicado pela revista Hana to Yume desde Agosto de 2009.

Uma adaptação em anime feita pelo Studio Pierrot[3] foi ao ar entre 07 de outubro de 2014 e 24 de março de 2015, com o elenco de voz da adaptação do CD drama e com novos membros do elenco. A temporada de 24 episódios é distribuída no Brasil pelo serviço de streaming Crunchyroll. Em 2015 e 2016, no Japão, também foram lançados 3 OVAs.

Em 2023 o mangá foi licenciado no Brasil pela Editora JBC em formato BIG (equivalente a dois tankōbons japoneses) sob o título de "Yona - A Princesa do Alvorecer".

Yona é a única princesa do reino de Kouka e vive uma vida luxuosa e sem preocupações dentro do palácio Hiryuu. Mas tudo muda no seu aniversário de 16 anos ao presenciar o assassinato de seu querido e pacífico pai pelas mãos de seu primo Soo-won, que sempre foi gentil e por quem Yona sempre foi apaixonada. Com ajuda de seu guarda-costas e amigo de infância Hak, Yona é obrigada a fugir do castelo.

Para ajudá-los em sua sobrevivência, Yona e Hak partem em busca dos lendários guerreiros dragões. Segundo conta a lenda, o reino foi fundado pelo Rei Dragão Escarlate, que veio à Terra como humano e, ao ter de enfrentar uma guerra, teve ajuda de quatro guerreiros que receberam o sangue dos dragões e juraram lealdade ao rei, cujo cabelo vermelho era igual ao de Yona. Enquanto percorre o reino a princesa presencia as dificuldades de seu povo e considera sua responsabilidade salvá-lo.

Temas de abertura[4]:

  1. "Akatsuki no Yona" (暁のヨナ; Yona do Alvorecer) por Kunihiko Ryo (eps 1-14)
  2. "Akatsuki no Hana" (暁の華; Flor do Alvorecer) por Cyntia (eps 15-24)

Temas de encerramento:

  1. "Yoru" (夜; Noite) por Vistlip (eps 1-14)
  2. "Akatsuki" (暁; Alvorecer) por Akiko Shikata (eps 15-24)

Referências

  1. a b «The Official Website for Yona of the Dawn Manga». Viz Media. Consultado em 29 de maio de 2018. Cópia arquivada em 13 de maio de 2016 
  2. a b Loo, Egan (1 de julho de 2014). «Akatsuki no Yona Shōjo Fantasy Manga Gets TV Anime». Anime News Network. Consultado em 1 de julho de 2014. Cópia arquivada em 20 de setembro de 2018. The manga is an 'epic fantasy romance set in a country in ruins.' 
  3. «Akatsuki no Yona Shōjo Fantasy Manga Gets TV Anime». Consultado em 14 de Março de 2016 
  4. «Yona of the Dawn (TV) - Anime News Network». www.animenewsnetwork.com. Consultado em 8 de abril de 2024 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.