Akismet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Akismet
Akismet logo.png
Requer pagamento? Gratuito para uso pessoal
Gênero Serviço anti-Spam
Cadastro Requerido
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) vários
Proprietário Automattic
Página oficial www.akismet.com

Akismet, ou Automattic Kismet, é um serviço de filtro de spam criado pela Automattic, empresa que emprega a maior parte dos desenvolvedores da plataforma de weblog WordPress, e lançado em 25 de Outubro de 2005[1] Akismet diz ter capturado mais de 25 bilhões de comentários e pings spam desde Abril de 2011.[2]

O Akismet tenta filtrar spam de links e trackbacks dos comentários do blog. O filtro funciona combinando informações sobre spam recuperado de todos os blogs participantes do serviço, utilizando estas regras para bloquear futuros spams.

O Akismet foi originalmente desenvolvido para se integrar como um plugin para WordPress. Atualmente faz parte da distribuição padrão do WordPress desde a versão 2.0 e ativado em todos os blogs hospedados sob o domínio WordPress.com. Uma API pública resultou em um plugin patrocinado pela Automattic para Movable Type[3] and third-party plugins for other platforms.[4] sob uma licença GPL[5] e diversas outras plataformas. Liberado sobre a licença Creative Commons Sharealike, o plugin Akismet é um software livre, apesar do código do sistema do Akismet e seu algoritmo ainda não foi liberado publicamente.

O serviço Akismet é gratuito para uso pessoal. Para usar os serviços do Akismet, é necessário obter uma chave da API no site. Usuários que usam o serviço de hospedagem Yahoo! têm serviço Akismet "pro" (o que custa $5/mês para usuários não-Yahoo!) devido a um acordo entre as duas empresas.[6]

Críticas[editar | editar código-fonte]

Muitos blogueiros reclamam que seus comentários, às vezes, são confundidos como sendo spam.[7] Uma vez que um comentador é marcado como spammer, se tornar difícil participar de blogs WordPress que usam o Akismet porque comentários enviados ficam aguardando a aprovação antes da exclusão.

Concorrentes[editar | editar código-fonte]

Há alguns concorrentes do Akismet, como Mollom, Defensio, e Typepad Antispam. Em adição, há também o plugin CAPTCHA amplamente usado em vez do Akismet.

Referências

  1. «Live Live». Akismet. Consultado em 1 de julho de 2011 
  2. «25 Billion Pieces of Spam». Akismet. Consultado em 1 de julho de 2011 
  3. «Akismet for Movable Type». Akismet. 14 de abril de 2006. Consultado em 18 de novembro de 2006 
  4. «Other Application Plugins». Akismet. Consultado em 17 de janeiro de 2007 
  5. «Akismet plugin source in GPL WordPress plugin directory» 
  6. «Yodel if you Hate Spam». Akismet. 20 de dezembro de 2005. Consultado em 18 de novembro de 2006 
  7. «PHSDL vs. Akismet Complaint». PHSDL. Consultado em 31 de dezembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]