Al-Muhtadi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Al-Muhtadi
المهتدي
14º Califa Abássida
Governo
Reinado 869870
Antecessor Al-Mu'tazz
Sucessor Al-Mu'tamid
Dinastia Abássida
Vida
Nascimento  ?
Morte junho de 870
Pai al-Wathiq

Al-Muhtadi (em árabe: المهتدي) foi o califa abássida entre 869 e 870 durante o período conhecido como "anarquia em Samarra".

História[editar | editar código-fonte]

Após a morte de al-Mu'tazz, os turcos escolheram o seu primo, al-Muhtadi, filho de al-Wathiq com uma escrava grega, como novo califa. Al-Muhtadi se mostrou um califa firme e virtuoso em comparação com os seus antecessores imediatos. Se ele tivesse ascendido ao trono antes, ele talvez tivesse sido capaz de salvar o Califado Abássida. Porém, os turcos já estavam poderosos demais.

Sob seu reinado, a corte logo percebeu uma mudanças. Dançarinas e músicos foram expulsos, as cortes de justiça voltaram a ser realizadas diariamente e em público. O vinho e os jogos foram proibidos. Ele definiu que o califa omíada Omar II como um exemplo a ser seguido. Contudo, o governo de al-Muhtadi iria durar menos de um ano. Após algumas discordâncias e conspirações, ele foi assassinado pelos turcos em junho de 870, com apenas trinta e oito anos de idade.

Os autores árabes da época elogiam a sua justiça e piedade e, se ele tivesse sobrevivido, poderia figurar entre os grandes e melhores califas abássidas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Al-Muhtadi
Nascimento:  ? Morte: 870
Precedido por:
Al-Mu'tazz
Califas abássidas
869–870
Sucedido por:
Al-Mu'tamid

Bibliografia[editar | editar código-fonte]