Al-Muntasir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Al-Muntasir
المنتصر
11º Califa Abássida
Governo
Reinado 861862
Antecessor al-Mutawakkil
Sucessor al-Musta'in
Dinastia Abássida
Vida
Nascimento  ?
Morte junho de 862
Samarra
Sepultamento Samarra
Pai al-Mutawakkil

Al-Muntasir (em árabe: المنتصر) foi o califa abássida entre 861 e 862 durante o período conhecido como "anarquia em Samarra".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Al-Tabari relata que em 850-851, al-Muntasir fez a sua peregrinação a Meca. No ano anterior, al-Mutawakkil fez de seus três filhos sucessores, favorecendo em primeiro lugar al-Muntasir. Porém, aparentemente o filho, temendo uma ação do pai contra si, o mandou matar pelas mãos de um soldado turco (ghilman) da guarda pessoal do califa em 11 de dezembro de 861.

Al-Muntasir subiu ao trono no mesmo dia, sem maiores incidentes, com o apoio dos turcos. Porém, ele acabou sendo implicado no caso e a facção turca o pressionou a remover seus irmãos da linha sucessória, temendo que eles fossem atacar o califa para vingar a morte do pai. Como sucessor, ele deveria indicar seu filho. Em 27 de abril de 862, ambos os irmãos abdicaram, embora al-Mu'tazz o tenha feito após alguma hesitação.

O novo califa foi muito elogiado pois, ao contrário do pai, ele tinha apreço pelos xiitas e revogou a proibição sobre a peregrinação aos túmulos de Hassan e Husayn ibn Ali.

O reinado de al-Muntasir durou menos de meio ano e terminou com a sua morte, por causas desconhecidas em 7 ou 8 de junho de 862. Há vários relatos sobre a doença que o levou, incluindo um que conta que ele teria sido sangrado com uma lanceta envenenada. Al-Tabari (p. 222-3) afirma que al-Muntasir é o primeiro abássida cujo túmulo é conhecido, uma informação que os califas anteriores, temendo que os túmulos fossem violados, mantinham em segredo e que, no caso de al-Muntasir, foi revelado por sua mãe, uma escrava de origem bizantina. Contudo, Joel L. Kraemer, em sua tradução da obra de al-Tabari nota, na página 223: "Ayni comenta, citando al-Sibt (n. al-Jawzi), que o comentário de Tabari é surpreendente uma vez que os túmulos dos califas abássidas são, na verdade, conhecidos, ex., o túmulo de as-Saffah está em Anbar, abaixo do minbar; o de al-Mahdi, em Masabadhan, o de Harun, em Tus, o de al-Ma'mun, em Tarsis e o de al-Mu'tasim, al-Wathiq e al-Mutawakkil, em Samarra."

Ver também[editar | editar código-fonte]

Al-Muntasir
Nascimento:  ? Morte: 862
Precedido por:
Al-Mutawakkil
Califas abássidas
861–862
Sucedido por:
Al-Musta'in

Bibliografia[editar | editar código-fonte]