Almostali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Al-Musta'li)
Ir para: navegação, pesquisa
Almostali
Califa fatímida
Dinar de Almostali
Reinado 13 de junho de 109410 de janeiro de 1101
Antecessor(a) Almostancir
Sucessor(a) Alamir
Dinastia Fatímida
Morte 1101
Filho(s) Alamir
Pai Almostancir

Abu Tamim Maade Almostancir Bialá (Abū Tamīm Ma'add al-Mustanṣir bi-llāh), melhor conhecido como Amade Almostali (em árabe: أحمد المستعلى; transl.: Ahmad al-Musta'li) foi o nono califa fatímida e é tido pelos ismailitas mustalidas como sendo o 19º imame. Almostali foi alçado ao poder pelo vizir e regente Lavendálio (r. 1094–1121) como sucessor de seu pai Almostancir. Em todos os sentidos, o califa era subordinado de seu poderoso vizir.

Crise sucessória[editar | editar código-fonte]

Uma complicação na escolha de Almostali foi o seu irmão mais velho Nizar, que era considerado como o verdadeiro herdeiro do trono. A escolha de Almostali levou a uma guerra civil entre os fatímidas e, embora a revolta de Nizar tenha sido derrotada (terminando com sua morte na prisão), a quebra nas regras de sucessão causaram um cisma entre os xiitas ismailitas. Nos territórios do turcos seljúcidas da Síria e da Pérsia, a seita dos nizaris se desenvolveu, um ramo do que é conhecido historicamente como ordem dos assassinos. Os que apoiaram o imamanato de Almostali ficaram conhecidos como mustalidas.

Durante o reinado do califa, a Primeira Cruzada (1099) fundou o Reino de Jerusalém, o Condado de Trípoli e o Principado de Antioquia na Terra Santa, o que reduziu ainda mais o poder dos fatímidas na Síria e na Palestina. Almostali foi sucedido por seu filho, Alamir (r. 1101–1130), depois do qual a seita dos mustalidas se dividiu novamente entre as seitas dos hafizidas e dos taiabidas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Almostali
Morte: 1101
Precedido por:
Almostancir
Califas fatímidas
1094–1101
Sucedido por:
Alamir

Ligações externas[editar | editar código-fonte]