Al Qal'a dos Beni Hammad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Al Qal'a de Beni Hammad)
al Qal'a dos Beni Hammad 

Minarete da mesquita de al Qal'a

Tipo Cultural
Critérios (iii)
Referência 102 en fr es
Região Estados Árabes
Países  Argélia
Coordenadas 35° 49' 6" N 4° 47' 13" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1980
Extensão 150 ha (1,5 km²)

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

Al Qal'a dos Beni Hammad (em francês: La Kalâa des Béni Hammad; em árabe: قلعة بني حماد) ou Al Qal'a dos Banu Hammad é um sítio arqueológico localizado na Argélia. Situado a uma altitude de 1.418 metros, no flanco sul das montanhas Djebel Maâdid, encontra-se 36 km a nordeste da cidade de M'Sila e cerca de 225 km a sudeste de Argel. Desde de 1980 integra a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO[1].

História[editar | editar código-fonte]

A cidade fortificada de Al Qal'a dos Beni Hammad foi fundada em 1007, pelo emir hamádida Hamade ibne Bologuine, filho do fundador de Argel e da dinastia zírida Bologuine ibne Ziri. A cidade se tornou a primeira capital do emirado e sustentou o cerco do Ziride, em 1017. Em 1090 foi abandonada durante as invasões hilalianas e em 1152 foi parcialmente destruída pelos Almóadas.

Patrimônio Mundial[editar | editar código-fonte]

Em 1980, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, em sua quarta (4ª) sessão [2], homologou a inscrição do sítio na lista do Patrimônio Mundial - Região Estados Árabes.

O sítio é tido como um dos mais significativos vestígios da desaparecida civilização hamádida e é representativo da influência sob a arquitetura, concepção artística e urbanística árabe nos séculos seguintes, em regiões como o Magrebe, Alandalus e Sicília, quando estas estiveram sob domínio dos mouros[3].

O Qal'a compreende, dentro de 7 km de muralhas parcialmente desmanteladas, um grande número de vestígios monumentais, entre os quais estão a grande mesquita e seu minarete, e uma série de palácios. A mesquita, com seu salão de oração composto por 13 naves de 8 baías, é segunda maior da Argélia[3] e apresenta os mesmos aspectos arquitetônicos e representações morfológicas da Grande Mesquita de Cairuão, outro importante monumento religioso islâmico do Magrebe. Os restos do palácio do emir, conhecido como Dal al-Bahr, incluem três residências separadas por jardins e pavilhões[4].

Referências

  1. Al Qal'a of Beni Hammad. UNESCO World Heritage Centre - The List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol.
  2. UNESCO-WHC - 4ª sessão (texto oficial) - (realizada de 1 a 5 de setembro de 1980 - Paris, França) - ('em inglês') ; ('em francês'). Visitadas em 25 de março de 2016
  3. a b Centre, UNESCO World Heritage. «Al Qal'a of Beni Hammad». whc.unesco.org (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2017 
  4. Governo da Argélia - Al Qal'a of Beni Hammad - ('em inglês'). Visitada em 31 de março de 2016
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Al Qal'a dos Beni Hammad
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.